Siga-me no Twitter RSS FEED

Você e Sua Alma Gêmea - Parte 3


Dizem que Deus, em sua sabedoria e bondade, ao criar cada alma, deu-lhe a forma arredondada de uma esfera. Depois cortou a esfera em duas partes e colocou cada metade em um corpo diferente. Descobrir sua alma gêmea é uma missão, e o primeiro passo é acreditar nela, em sua existência, como se fosse uma religião.

Seu coração provavelmente irá mudar sua essência, propiciando as condições ideais de união entre você e sua Alma Gêmea.

Com o mundo interligado por computadores poderemos ter acesso a pessoas de cuja existência jamais saberíamos. Novos horizontes abrem-se para a humanidade em todos os campos do conhecimento. Sem sair de nossa sala podemos, no mesmo dia, ter contato com pessoas de diferentes países, visitar museus na Europa, informarmo-nos sobre os últimos sucessos da Broadway, atualizar nosso conhecimento sobre qualquer assunto, etc.

Os computadores estão aí, á nossa disposição, cabendo-nos saber utilizá-los de maneira adequada e útil. Apesar de toda essa facilidade de relacionamento à distância, não haverá substituto para a aproximação pessoal. Não haverá como dispensar o diálogo pessoalmente, nem como diminuir a emoção do primeiro olhar e do primeiro beijo.


É possível termos uma idéia como será nossa Alma Gêmea?

Com certeza.

Nossos próprios sonhos e fantasias encarregam-se de dar uma idéia aproximada do que esperamos encontrar.

Na verdade, nosso inconsciente manda para o consciente a imagem física do que deve ser nossa Alma Gêmea. Como já nos sentimos atraídos por aquele tipo de pessoa o processo de aproximação torna-se muito mais fácil e fluente. Isso já foi mencionado neste estudo e poderá acontecer assim com você, ou de qualquer outra forma. Não há regras que determinem como nem quando deve ser.

A idéia é: devemos ser felizes, e não por um certo tempo. Procuramos por uma alma gêmea para formar o par perfeito, aquele que será amado todos os dias, até o final dos tempos. Aconteça o que acontecer.

Porque procuramos uma solução que seja eterna, não há pressa. Mas, também, porque desejamos ser felizes o mais rápido possível, não há tempo a perder.

Sua Alma Gêmea pode estar longe, mas também pode estar na próxima esquina. Nunca se sabe. Nada acontece por acaso, mas é preciso estar atento para reconhecer a felicidade que nos bate à porta.

Mas onde encontrar sua alma gêmea? Pode ser no Japão, nas dunas do Saara, num mercado persa...

Verdade. Mas pode ser que ela esteja entrando na sua casa agora mesmo, pode ser uma pessoa amiga de alguém da sua casa, pode ser alguém que toca a sua campainha, porque estava perdido pelo bairro e precisava de uma informação.

Porém, o caminho mais correto é: já que é sua Alma Gêmea, esta pessoa é idêntica a você, e assim sendo, onde você estaria agora?

Onde você iria se divertir?

Onde você iria passear para relaxar um pouco?

Onde você se sente bem?

Você terá grandes probabilidades da sua alma gêmea estar neste mesmo lugar, porque, esta pessoa gosta das mesmas coisas que você gosta.

O amor das Almas Gêmeas decorre da maneira mais tranqüila do que os outros relacionamentos, mesmo porque não irá existir aquela situação que a maioria dos casais carregam: "Ah, ela é muito boa para mim, mas se ela fosse menos ciumenta..." ou "Eu adoro ele, mas ele tem um gênio terrível, se ele mudasse um pouco...", ou seja, o princípio de conduta de ambos dificilmente será modificado por influências externas ou ideais que outras ou elas próprias impuseram.

Isto é desarmônico com o ideal da Alma Gêmea. A alma gêmea age, não vive de reações. Ela é ativa, viva.
Igualmente desonesto e injusto é ficar mantendo uma "conta corrente" para controlar o que um fez em benefício do outro.

A Alma Gêmea é generosa e não se importa em dar mais do que recebe.

O amor genuíno, citado antes, é oferecido sem que a ele estejam presas correntes. É o que os filósofos chamam de "amor desinteressado", ou em outras palavras, o que não pode ser comercializado.

O relacionamento das almas gêmeas não mantém registro de erros, nem mantém arquivos de mágoas. Ele baseia- se na fé, e não no medo.

O primeiro passo é ver as pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem. Aceite as pessoas sem preconceitos. O amor que discrimina é conhecido como amor individual e não universal.

O amor de almas gêmeas é inesgotável, não diminui à medida que o relacionamento continua, aumenta cada vez mais. Não existe namorado, amante ou amado, muito menos divisões, desuniões ou desilusões.

O amor das Almas Gêmeas subsiste em outros planos e em outras vidas

É eterno.



FIM.


Você e sua Alma Gêmea - Parte 2



Identificando a sua Alma Gêmea

Claro que o belo atrai muito mais, mas você pode prejudicar o encontro com a sua alma se procurar apenas pessoas exteriormente bonitas. A atração apenas pelo belo ou pelo sexo, pode levar alguns casais ao casamento tão somente para saciar os seus anseios superficiais.

Para identificar a sua Alma Gêmea o primeiro passo é ver as pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem.

Aceite as pessoas sem preconceitos.

O amor que discrimina é conhecido como amor individual e não universal.


É possível termos uma idéia de como será a nossa Alma Gêmea?

Com certeza.

Nossos próprios sonhos e fantasias encarregam-se de dar uma idéia aproximada do que esperamos encontrar.

Na verdade, nosso inconsciente manda para o consciente a imagem física de como deve ser a nossa alma gêmea. Como já nos sentimos atraídos por aquele tipo de pessoa o processo de aproximação torna-se muito mais fácil e fluente.

Todos temos, desde muito cedo, uma idéia e um ideal do amor. Durante nossa evolução modificamos nossa idéia, mas não nosso ideal.

Os principais fatores que identificam um relacionamento de Almas Gêmeas

Relação baseada no amor espiritual, carinho, saudade, compreensão, vontade de ajudar, de estar sempre ao lado da pessoa amada, cultivando o respeito e a fidelidade.

Além disso outro fator necessário neste tipo de relacionamento é a convivência harmônica. Infelizmente muitos casais Almas Gêmeas separam-se por não saberem trabalhar a convivência.


Só o amor é real
 
Para cada um de nós existe uma pessoa especial. Pode nos parecer diferente, mas nosso coração a reconhece.

Há entre ela e nós um laço eterno, que nunca nos deixa sós. A nossa mente pode interferir. "Eu não te conheço". Mas o coração sabe.

Ao tomar a nossa mão pela primeira vez, a lembrança daquele toque transcende o tempo e quando ele(a) olha em nossos olhos, vemos um espírito companheiro que vem nos acompanhando há séculos.

Percebemos uma súbita sensação de familiaridade, de conhecer aquela pessoa em níveis mais profundos do que a mente consciente poderia alcançar. 

Sabemos intuitivamente o que dizer, como ela vai reagir. Um sentimento de segurança e uma confiança muito maior do que se poderia atingir em anos de convivência.

Nem todos estão prontos para ver imediatamente. Há um ritmo nisso tudo, e a paciência pode ser necessária àquele que percebe primeiro.

Um olhar, um sonho, uma lembrança, uma sensação podem fazer com que despertemos para a presença do espírito companheiro que atravessa os séculos para nos beijar mais uma vez e lembrar-nos de que estamos juntos sempre, até o fim dos tempos.

Não é fácil para ninguém falar sobre os mistérios do coração, principalmente porque as pessoas, em geral, não estão com a atenção voltada para seu interior, para seu íntimo mais profundo.

É preciso muita coragem e muita disposição de espírito para deixar de ver apenas o mundo exterior e se voltar para seu próprio interior desconhecido. É um assunto tão amplo que exige atenção especial.

Muitos evitam olhar para seu próprio interior com medo do que irão encontrar, já que é quase impossível mentir para si mesmo.

Por exemplo, acreditar em almas gêmeas com certeza requer muita disposição para conhecer um pouco mais sobre tudo e muito mais do que o mundo esotérico tem a oferecer.

Os cépticos dizem que isso não passa de uma grande bobagem, que almas gêmeas não existem, não passando de mais uma invenção. Quem não desejaria ser envolvido por almas gêmeas e viver em toda plenitude?


Continua...

 

Você e sua Alma Gêmea - Parte 1


A alma gêmea ou chama gêmea, constituem duas almas que foram criadas a partir da mesma centelha divina. Portanto a presença eletrônica de cada alma é uma cópia exata da outra.


Ninguém em todo o cosmos, além da alma gêmea pode reivindicar essa unidade conosco, porque espiritualmente falando, nós só nascemos uma única vez.

Assim, todos nós começamos a nossa evolução muito tempo atrás, quando Deus em sua sabedoria e bondade ao criar cada alma, deu-lhe a forma arredondada de uma esfera, depois dividiu a esfera em duas partes e colocou cada metade em corpos físicos diferentes.

Desta forma, quando as chamas gêmeas descem ao mundo material, uma delas assume a polaridade positiva (masculina) e a outra negativa (feminina).

Infelizmente com o passar dos séculos perdemos a companhia da nossa chama gêmea, justamente por começarmos a contrair Carma. O ser humano ao invés de evoluir, acabou regredindo e adquirindo obrigações para com outras pessoas. E é por essa razão que as almas gêmeas acabaram separando-se, pois a Lei do Carma exige que voltemos ao lugar e a situação onde contraímos essa dívida e cumpramos com as nossas responsabilidades.

O objetivo da vida é equilibrarmos o nosso Carma para chegarmos a reunião com Deus e com a alma gêmea, e desta forma subirmos novamente a escada da vida até a fonte da qual descemos.

Almas Companheiras

Uma alma companheira é alguém com quem nós trabalhamos, possivelmente, durante muitos séculos na mesma missão de desenvolvimento da alma. Basicamente podemos definir a relação das almas companheiras como sendo do tipo irmão-irmã, embora possa acontecer ótimos casamentos e uniões entre elas.

As almas companheiras têm a sensação de serem camaradas, peregrinos empenhados num caminho comum, e sentem que aquilo que fazem tem de ser feito em conjunto. Estas almas podem ter-se reencontrado em várias reencarnações, havendo um laço profundo entre elas.

A relação de almas companheiras tem a ver com a amizade, com a sincronia de pensamentos, já que são almas que buscam ajudar umas às outras a fim de partilhar uma missão. Geralmente estas almas possuem uma ótima convivência, onde o diálogo é a fonte para o crescimento espiritual de ambas.

Todo ser humano possui muitas almas companheiras e o objetivo cósmico da reunião destas almas é manter a evolução mental, emocional e espiritual em cada ser. Passamos nossa vida conhecendo pessoas e, poucas transformam-se em verdadeiros amigos, do tipo que poderiam ser chamados de almas companheiras.


O encontro das Almas Gêmeas

O encontro das almas gêmeas é muito significativo e pessoal, pois acontece ao mesmo tempo, no plano terreno e no plano astral. A primeira certeza de que se trata de um encontro de almas gêmeas é o olhar.

Outro critério importante que deve ser levado em consideração é a não possessividade. Possuir, ser dono ou ter controle sobre a vida de outra pessoa significa negar sua liberdade, e este tipo de comportamento certamente não existe entre duas chamas gêmeas, pois a confiança e o amor entre ambas é muito grande.

O amor das almas gêmeas é um amor genuíno, a pessoa ama a outra exatamente como ela é, e de forma alguma procura modelá-la segundo sua própria imagem, ou de acordo com o que gostaria de encontrar em alguém. Ela apenas tenta auxiliar a sua outra metade a alcançar o que há de melhor e mais elevado em sua personalidade.

O relacionamento de almas gêmeas não mantém registros dos erros que acontecem, dá sempre o primeiro passo para a reconciliação rápida, mesmo não tendo certeza de qual resposta irá obter. A alma gêmea é generosa e não se importa em dar mais do que recebe, mas quando isso acontecer, muito provavelmente será um indício de que o parceiro, na realidade, não é a sua alma gêmea, pois se fosse ele estaria se importando com você, tanto quanto você se importa com ele.

O encontro das chamas gêmeas nem sempre é despido de conflitos, na maioria das vezes a união acontece quando uma das duas ou mesmo as duas partes estão passando por momentos difíceis, pois quando estamos enfrentando problemas, elevamos nossos pensamentos a esferas espirituais, o que facilita um contato mais direto com Deus e também com a sua alma gêmea.

Só que este encontro final pode acontecer depois de muitas vidas, depois de seguidos desencontros, mas com certeza um dia irá acontecer. Desta forma as duas partes da esfera acabarão por se unir novamente para formar o todo inicial.

Todos devem compreender que nem sempre as almas gêmeas possuem a mesma idade cronológica e em alguns casos não faz parte do plano divino de uma pessoa encontrar a sua alma gêmea nesta encarnação, mas isto não significa que Deus não providenciou um(a) parceiro(a), um(a) companheiro(a), um marido ou uma esposa. E essa pessoa pode ser uma alma companheira ou alguém por quem você sinta um enorme carinho, onde o relacionamento satisfaça a alma, visando a realização de uma meta comum.


Onde encontrar a sua alma gêmea?

A sua alma gêmea pode estar muito longe, mas também pode estar na próxima esquina. Nunca se sabe. Nada acontece por acaso, mas precisamos estar preparados para reconhecer a felicidade que nos bate à porta.

O caminho mais correto para descobrir onde encontrá-la é perguntar a si mesmo: Onde você estaria agora? Onde você iria se divertir para relaxar um pouco? Onde você se sente bem? Você terá grandes probabilidades de encontrar a sua alma gêmea neste mesmo lugar, pois já que ela é a sua outra metade idêntica a você, esta pessoa gosta das mesmas coisas que você gosta.


Continua...


Terapias Alternativas - Parte 3



Homeopatia: Cura em Pequenas Doses

Ficar mais próximo do doente e dos motivos que levam uma pessoa a adoecer foi o que motivou, por exemplo, o médico paulista Paulo Rosenbaum a optar pela homeopatia. Ele acaba de lançar o livro Homeopatia, Medicina sob Medida (ed. Publifolha).

Paulo estudou dois anos de filosofia antes de escolher a medicina. Entrou na faculdade decidido a entender a mente humana para daí, talvez, enveredar pela psiquiatria. No decorrer dos estudos, percebeu que esse caminho não o faria promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

O que ele buscava? "Uma forma de compreender os motivos da doença e os mistérios da saúde", responde. "A grande questão é compreender a vitalidade de cada um de nós, e eu encontrei isso na homeopatia, que resgata a medicina do sujeito: a pessoa conta o que sente, o que sonhou, suas ansiedades e seus medos. Hoje, falo menos em cura e muito mais em cuidado", afirma Rosenbaum.

Parte do tratamento está relacionado a perguntas simples, do tipo"como anda seu trabalho, suas angústias e vontades?". Uma enxaqueca pode esconder muitas coisas: maus hábitos alimentares, excesso de trabalho, mas também feridas profundas da alma.

Os números provam que o paciente considera essa abordagem na hora de fazer a escolha. Segundo Rosenbaum, 70% dos pacientes americanos usam algum tipo de medicina alternativa, 25% da população belga se trata exclusivamente com homeopatia e 31% dos europeus utilizam medicamentos homeopáticos.

No Brasil, de acordo com dados da Associação Médica Homeopática Brasileira, 9 milhões de  utilizam a homeopatia e estima-se que existam 15 mil médicos dessa linha.



Fim.

Terapias Alternativas - Parte 2


Veja quais são as principais terapias alternativas e o que elas podem fazer por você.


Acupuntura

O que é: Por meio da colocação de agulhas finíssimas, bastões de moxa-bustão ou ventosas em pontos ao longo do corpo, se etimula o fluxo de energia. Os pontos dessa rede, mapeada pelos orientais, estão localizados em regiões de terminações nervosas. em situações de dor, os estímulo desses pontos promove a liberação de endorfinas, substâncias que funcionam como analgésico.

A que se destina: A Organização Mundial da Saúde listou a prática como eficaz para mais de 107 doenças e sintomas. Seu uso mais conhecido é no alívio de dores agudas e crônicas - de uma crise de enxaqueca à artrite.
Tem cobertura dos planos de saúde.



Florais

O que é: Prega o equilíbrio das emoções por meio da energia das flores. Os florais mais conhecidos levam o nome do médico inglês Edward Bach, criador do método.

A que se destina: Os florais podem ser usados para aplacar emoções pontuais, como o excesso de ansiedade ou uma crise de ciúmes. Nos processos de cura mais profundos, as essências agem em parceria com outros tratamentos.


Fitoterapia

O que é: Tratamento à base de plantas. Para prescrever as receitas, é preciso estudar a fundo os efeitos das ervas. É uma prática comum na medicina indiana e na chinesa por meio de infusões, extratos, cápsulas, compressas e outros.

A que se destina: Principalmente a doenças como resfriados, dor de cabeça, cólica, insônia e problemas digestivos.


Hidroterapia

O que é: Terapia por meio da água - pela ingestão de águas terapêuticas ou por terapias feitas dentro da água, como watsu (espécie de shiatsu dentro de piscina aquecida) ou banhos. É usada pelo homem desde a Antiguidade.

A que se destina: Indicada para relaxar - a água quente promove o aumento da dilatação dos vasos e reduz a tensão dos músculos. Reduz o estresse, a ansiedade e age como um coadjuvante nos tratamentos de depressão e problemas articulares, musculares e do sistema nervoso. Especialmente utilizada pela antroposofia.


Homeopatia

O que é: O termo foi criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843). O nome vem do grego e significa "conformidade de afecções ou sentimentos", o que traduz seus princípios: promover a cura, provocando sintomas semelhantes aos da doença e não pelo combate dos sintomas, como na alopatia. Isso é feito pelo uso de medicamentos que passam pelo processo de dinamização - sucessivas diluições do princípio ativo em álcool. Para a homeopatia, a doença se inicia na alma.

A que se destina: Para qualquer tipo de problema. A idéia é fazer o organismo voltar a seu equilíbrio. Tem cobertura dos planos de saúde.

Musicoterapia

O que é: Um tratamento por meio da música. Foi criada nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, por psiquiatras de um hospital para veteranos da guerra. a música atua nas emoções e provoca estados de alteração e percepção capazes de acelerar ou reduzir os batimentos do coração. Induz à calma e à meditação. É sabido que músicas de compositores como Vivaldi e Mozart produzem o bem-estar e a calma. Já Beethoven e Wagner aceleram as batidas do coração.

A que se destina: Muito usada para reduzir a ansiedade.


Terapias Corporais

O que é: Técnicas como Rolfin, a Reeducação Postural Global (RPG), a osteopatia e a quiropraxia. Trabalham com o alongamento dos músculos por meio de manipulação pelo terapeuta, posturas e exercícios de respiração. A maior parte foi desenvolvida na metade do século 20 e tem como princípio que o corpo expressa muito dos problemas e estados emocionais.

A que se destina: Principalmente aos que têm dificuldade de boa postura, desvios de coluna, tendinite, artrite ou artrose. Alguns planos de saúde oferecem cobertura.


Continua...


Antes Do Fim do Mundo

Posted in


É com muita alegria que comunicamos a todos que o filme "Antes Do Fim Do Mundo", que trata sobre o fim dos tempos sobre o ponto de vista de diversas religiões, foi selecionado na 36º Mostra de Cinema De São Paulo (assista o trailer acima).

Acessem os links abaixo com todas as informações sobre os cinemas que vão passar o filme e os respectivos dias.

Agradecemos ao site Anjo de Luz e a todos que dele fazem parte. Foram todos fonte de nossa pesquisa em várias entrevistas, também fonte de inpiração e energia para a confecção deste filme.

Um beijo enorme na alma de todos!

Antes Do Fim do Mundo - 36ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo (Site Oficial)

Antes do Fim do Mundo - Site Oficial


ARANEL DIOR.

Programação do Mês de Outubro

Posted in
Fiquem ligados para o que está acontecendo!

Acompanhem as programações do Mês de Outubro:

Lançamento do Livro Bruxas nesta Sexta-Feira dia 19. Vamos apoiar nossa irmã de Senda!
  
Dia do Orgulho Pagão em todo Brasil, acompanhem as datas e programações:


(Click na imagem para vê-la ampliada)




Para maiores informações acessem o link:

Dia do Orgulho Pagão São Paulo - Via Facebook

Dia do Orgulho Pagão Brasília - Via Facebook

Dia do Orgulho Pagão Porto Alegre - Via Facebook


Querem saber o que é o Orgulho Pagão? Acessem os links:

História do Orgulho Pagão

The Pagan Pride Project


Participem do Beltane em Porto Alegre!
(click na imagem para vê-la ampliada)
  
Já saiu a programação da Feira Mística 2012 em São Paulo, acompanhem:


Acessem o link para saber mais detalhes da programação da feira e, para aqueles que querem ainda expor e montar suas barracas, a hora de buscar informações é agora:

Feira Mística - Mistic Fair - São Paulo 
  


Abraços aos irmãos e adeptos!

ARANEL DIOR.

Terapias Alternativas - Parte 1


A medicina tradicional, cada vez mais especializada e voltada para tratar doenças, deixa espaço para o reflorescimento de terapias abrangentes como acumputura, fitoterapia e homeopatia, que também cuidam das dores e ainda das emoções das pessoas.

Acunputura na crise de coluna, chá de camomila para a tensão e a homeopatia para o alívio de rinite já entraram na rotina de muita gente. Só que há uma novidade, as três formas de tratamento, mais o termalismo (uma terapia baseada na utilização de águas minerais), passaram a ser classificadas como terapias oficiais dentro dos hospitais e centros de saúde públicos.

O Ministério aprovou na Portaria 971 o uso da acupuntura, da homeopatia, da fitoterapia e do termalismo em hospitais do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A iniciativa segue a orientação da Organização Mundial da Saúde. Em 2005, a entidade emitiu um documento intitulado Estratégias da OMS sobre Medicina complementar/Alternativa. Mais do que dar crédito a esses recursos terapêuticos, o que a OMS está dizendo é que a associação deles com a medicina convencional é um caminho para o desenvolvimento do bem-estar físico, mental e social - desde que respeitados os ítens de segurança, eficácia e qualidade dos métodos.

Na prática, no Brasil o sistema público de saúde vai contar com mais essa opção de tratamento que prega a proximidade entre o médico e o paciente. Aí está o primeiro medicamento: a relação humana. O terapeuta entra não só com seu conhecimento técnico mas também com suas palavras, suas atitudes, seu afeto.  Em suma, algo tão simples e tão essencial como uma boa escuta e conversa está voltando ao consultório.


Quem Procura?

A adoção da Medicina Alternativa partiu da demanda dos pacientes e vem preencher uma lacuna deixada pela medicina convencional. O paciente não quer tratar só da doença, quer ser cuidado por inteiro. Todas as práticas que não fazem parte da medicina convencional, ou seja, acupuntura, florais, banhos iridologia, aromaterapia e tantas outras e, para esse filão, existem dois grupos de interessados e adeptos dessas práticas alternativas:

- Aqueles que não foram bem atendidos pelos métodos tradicionais e não amenizaram seus males.

- Aqueles que buscam uma opção menos química e mais natural.

Entre os médicos também existem aqueles que aprovam os métodos não-convencionais de tratamento. Com 537 entrevistados, houve o seguinte levantamento de dados:

- 13% dos profissionais já utilizam as terapias alternativas.
- 61% acreditam que há influência positiva no resultado terapêutico.
- Metade dos médicos residentes no município de São Paulo é favorável à utilização de práticas não convencionais e, boa parte deles (2/3) quer ver a acupuntura, a homeopatia e outra incluídas no currículo da universidade.


Hora de Abrir Caminhos

A idéia dos profissionais que praticam as terapias alternativas é unir forças com os tratamentos convencionais. O problema são as poucas comprovações científicas. A maior parte delas se percebe no dia-a-dia, no bem estar do paciente.

Outra ressalva está na seriedade de quem aplica essas terapias. No Brasil, alguns estados tentam barrar a Portaria 971, que institui a política nacional de práticas complementares no SUS, porque temem que profissionais sem conhecimento médico apliquem as práticas indevidamente. É uma questão polêmica.

O que falta é investir em treinamentos. Fora da área pública, o paciente que procura o tratamento alternativo deve buscar referências nas associações de classe. Por exemplo, na Associação Médica Homeopática Brasileira, na Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil (www.amcbr.org.br), na Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (www.smba.org.br), na Associação Nacional de Acupuntura e Maxobustão e no Centro de studos de Acupuntura (www.acupuntura.org.br).


Continua...

Cante um Mantra


Quem canta seus males espanta. Então leve essa melodia para mais adiante e siga as notas dos mantras - os sons sagrados da tradição budista. Eles têm o poder de criar encantamentos e atrair as melhores vibrações para sua vida. É cantar o amor em sua essência!

Quer banir da mente as nuvens escuras e aliviar o peso do coração? Entoe um mantra uma, duas, 50 vezes.

Esses milenares sons sagrados têm o poder de afastar a negatividade e atrair as vibrações de harmonia e até mesmo de cura. São, aliás, a própria vibração. Por isso, repeti-los é uma terapia do som - parte fundamental de religiões como o budismo e o hinduísmo.

Os mantras nasceram na Índia e são citados nos Vedas, livros datados de 3000 a.C. Em sânscrito, antigo idioma hindu, eles significam "instrumento para conduzir o pensamento" ou "proteção da mente". Cada sílaba do mantra contém uma partícula de força espiritual, que traduz uma verdade transcendental e evoca uma divindade, buda ou boddhisattva.

Os mantras ativam em nós qualidades divinas, como compaixão, amor e sabedoria. Por isso, afastam emoções e pensamentos negativos. Ao entoar esses cânticos, abrimos o coração para nos conectar a planos superiores.

Quando você está nervoso ou desorientado emocionalmente, cantar ou recitar um mantra de forma inspirada pode transformar sua energia.

Pela capacidade de acalmar a mente, os mantras integram a rotina da meditação. A chave está em entoá-los muitas vezes- centenas até - para entrar em sua vibração sonora.

Eles também transformam positivamente a forma como vemos as situações externas. O mundo, tal como o vemos, é em grande parte uma interpretação subjetiva e, por isso, nos sentimos melhor quando os recitamos e percebemos os outros como bons, gentis e simpáticos.

Quase 5 mil anos depois dos Vedas, os mantras encantam o Ocidente e, aqui, ganham novas leiutras, arranjos contemporâneos e assumem uma linguagem pop - com o devido respeito.

A cantora e compositora Laura Finocchiaro, por exemplo, dedicou a eles um disco inteiro, chamado Tashi Delê Mantras de Roda.

Os sons sagrados, hoje, podem ser incorporados em nossa vida...


Um Cântico para cada Momento


Há mantras específicos para evocar vibrações de cura, alegria e prosperidade, por exemplo, associados aos budas ou às divindades femininas - as taras. Pronuncie o H com o som de R.


Om Muni Muni Mahal
Muni Shakya Muniye Soha

Mantra de buda Shakyamuni, para promover a autocura e companhia espiritual.

Om Maritze Mam Soha

Mantra de Maritze, uma tara que protege contra as adversidades, além de trazer luz e boa sorte.

Om Maitreya
Maha Maitreya
Arya Maitreya

Mantra do Buda universal, ele ajuda a trazer o amor que está faltando no coração da sociedade moderna.

Om Pema Krooda Arya zamabala
Hrida Hum Phe Sohal
Om Benze Dakine Hum Phe
Om Ratna Dakine Hum Phe
Om Pena Dakine Hum Phe
Om Karma Dakine Hum Phre
Om Bishani Soha

Mantra de Zambala, para a prosperidade e a riqueza espiritual e material.

Om Tare Tuttare ture So Ha

Mantra de Tara Verde, libertadora e heroína veloz, elimina interferências como medo, ressentimento e insegurança, acelera a realização das causas positivas, traz proteção, fé e coragem.


Fim.


Com o Gosto das Ervas - Parte 2


 Na Beleza

Banhos

Antiestresse: colocar na banheira uma infusão de camomila e lavanda produz a sensação de relaxamento. Para a insônia, podem ser acrescentadas rosas. A mesma mistura de ervas pode ser usada em um saquinho de tecido preso ao chuveiro.

Revitalizante: misture sálvia, tomilho e alecrim em um saquinho de tecido e prenda próximo ao chuveiro. Se tiver banheira, despeje na água do banho uma infusão com essas ervas. Tome o banho durante o dia, pois à noite pode despertar e tirar o sono.

Sauna Facial

Para fazer o vapor com plantas medicinais, ferva 500 ml de água e adicione 2 mãos cheias de uma das combinações de ervas abaixo. Desligue o fogo, tampe e mantenha assim por 2 minutos. Coloque a mistura em uma tigela e adicione algumas gotas de óleo essencial (no máximo 5 gotas).

Mantenha o rosto a cerca de 30 cm acima da superfície da água, cubra a cabeça e o recipiente com uma toalha, fazendo uma espécie de tenda de vapor. Permaneça com a cabeça nela por 5 minutos.

Combinações

Pele Oleosa: Louro, alcaçux, funcho, lavanda, melissa, capim-limão, rosa e sândalo (diminui a oleosidade, ajuda a eliminação das toxians que tendem a se acumular nessa pele, ajuda a fechar os poros). Óleo essencial: limão cipreste e zimbro.

Pele Madura: Louro, alcaçus, anis, canela, cravo, eucalipto, funcho, gengibre, hortelã, pinho (o objetivo dessa mistura é devolver o viço e o frescor à pele, tonifincando-a). Oléo essencial: melissa ou sálvia.

Pele Normal: alcaçuz, rosa, sândalo, louro, camomila, cravo, lavanda (promove a desintoxicação da pele ao remover os resíduos mais profundos da maquiagem, cremes e poluição). Óleo essencial: lavanda, gerânio, bergamota e sândalo.

Pele Seca: louro, alcaçuz, camomila, dente-de-leão, rosa, sândalo (como os ingredientes são emolientes, promovem uma maior hidratação da pele). Essa combinação só deve ser usada uma vez ao mês. Óleo essencial: rosa, sândalo, camomila.


Na Cozinha

Filé de badejo com pinoli e alecrim

200g de filés de badejo
20g de azeite
5g de pinoli
1 colher de sopa de alecrim
Sal a gosto

Preparo: em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite, coloque os filés de peixe já temperados com sal e abaixe o fogo. Cozinhe em fogo lento por alguns minutos. Coloque o pinoli e o alecrim, quando o peixe estiver cozido e dourado. Sirva imediatamente.

Rendimento: uma porção.

Tempo de Cozimento: dez minutos.

Acompanhamento: Batatas assadas.


Ervas e Culinária

Alecrim - Para carnes assadas e grelhadas (bovinas, aves, carneiro, porco e peixes)

Tomilho - Para temperar todo tipo de carne e legume.

Sálvia - Para temperar carneiro, aves, molhos. Substitui o louro na condimentação de carnes.

Carqueja - Usado para aromatizar licores e refrigerantes. Também utilizada na água do chimarrão.

Hortelã-Pimenta - Muito vista na cozinha árabe, a hortelã vai bem em saldas, com ervilha, beterraba, cenoura, bnatata, doces e sucos.

Manjericão - Utilizado em molhos para pizzas e massas. Também vai bem em carnes assadas, sopas, ovos e peixes.

Capim-Limão - Para temperar carne de galinha, vegetais e sucos. 


Fim.




Com o Gosto das Ervas - Parte 1


Lindas de ver, aromáticas e apetitosas, elas representam um campo féritl de benefícios para a saúde e a beleza.

Um raminho de alecrim deixa o peixe muito mais gostoso, a calêndula cicatriza a pele, o tomilho, além de ter um aroma delicioso, é bactericida, a hotelã faz um chá maravilhoso e, na hora da cólica também alivia a dor.

A quantidade de ervas possíveis de integrar nosso cardápio é tão variada quanto seus serviços prestados em prol da saúde e da beleza.

Só no estado de São Paulo, um levantamento preliminar do Instituto Botânico de São Paulo indica que há mais de 7 mil plantas nativas, o equivalente a dois terços da flora européia! Não se sabe ao certo quantas delas são medicinais ou comestíveis, mas diante da fartura de nossas florestas dá para imaginar.

A relação do homem com as ervas vem de milênios. Na medicina aiurvédica (sistema de cura indiano que existe há mais de 5 mil anos e é baseado na fitoterapia), tudo começou com a experimentação. Era uma relação quase mágica com as plantas. Até onde se sabe, elas não eram ingeridas, mas usadas como ingredientes em emplastros e amuletos.

Hoje, é preciso priorizar as cultivadas sem agrotóxico e evitar o uso prolongado de uma mesma espécie por mais de 30 dias. É a famosa história da dose. A hortelã, por exemplo, é digestiva, mas em exagero pode aumentar muito a acidez estomacal.

Cientes de que as ervas são importantes aliadas da saúde, da beleza e da gastronomia, vale a pena cultivar sua própria horta, mexer na terra, sentir os aromas. Veja nosso guia a seguir e aprenda qual espécie usar e quando.


Alecrim (Rosmarinus Officinalis)

Suas substâncias protegem a parede do estômago e aceleram a digestão. É cicatrizante e antioxidante, revitaliza os cabelos e combate a tosse. Protege o fígado de substâncias tóxicas e bloqueia os radicais livres. É analgésico e antiespamódico e, por isso, indicado para cólicas menstruais e intestinais.

Uso: Chá, tintura, óleo e tempero.


Dente-de-Leão (Taraxacum Officinalis)

O dente-de-leão aumenta o fluxo de bile, facilitando a digestão, protege o fígado e é diurético, antiséptico, antibacteriano e antiinflamatório. Recomendado em casos de gastrite, hepatite, icterícia, desconforto intestinal, dores reumáticas, espinhas e infecções da pele e do sistema urinário.

Uso: Chá.


Tomilho (Thymus Vulgaris)

É anti-septico e pode ser udado em bochecos para tratar aftas. Muito aromático, além de ser um excelente tempero, é também utilizado para preparar xarope para tosse.


Capim-Limão ou Erva-Cidreira (Cymbopogun Citratus)

É calmante, combate insônia, cólicas e mal-estar gástrico. Pode atuar como analgésico contra dores e de cabeça provocadas por gripe e estresse. Abaixa a pressão arterial, por isso, deve ser consumido com cuidado por pessoas que têm tendência à pressão baixa.

Uso: Chá.


Camomila (Matricaria Chamomilla)

É antioxidante, antiinflamatória e um calmente suave. Boa para cólicas - do bebê e menstruais (uso interno e compressas mornas no abdômen) - também é usada em cremes para dermatites, manchas e pruridos.

Uso: Chá das flores, óleo, compressas, bochechos.


Quebra-Pedra (Phyllanthus Niruri)

Diurético, protege o fígado e estimula a secreção da bile. Recomendado em casos de edemas e diarréias agudas, pedra nos rins e infecção urinária.

Uso: Chá.


Sálvia (Salvia Officinallis)

Anti-Séptica, antiespasmódica, estimulante do apetite e do crescimento do cabelo, suaviza a transpiração e os distúrbios causados pelo climatério (menopausa). é antiinflamatório local e, entre outras funções, ajuda a memória.

Uso: Chá, inalação e tempero.


Carqueja (Baccharis Trimera)

Digestiva (suas substâncias facilitam a quebra de gordura dos alimentos) e antiinflamatória, a carqueja ajuda a reduzir a glicose no sangue, é laxante e levemente diurética. Indicada também contra a prisão de ventre.

Uso: Chá.


Hortelã-Pimenta (Mentha Piperita)

Erva digestiva, anti-séptica, antiespasmódica e expectorante, a hortelã é indicada em casos de má digestão, problemas de fígado, cólica, resfriado, faringite e bronquite.

Uso: Chá das folhas.


Calêndula (Calendula Officinalis)

Suas singelas flores e folhas foram usadas na Guerra Civil Americana como um cicatrizante cutâneo. Também é indicada para acalmar a pele com inflação de pêlos, picadas de inseto, fissuras de mamilo e contra acne e herpes labial.

Uso: Tintura, creme ou gel.


Manjericão (Ocimum Basilicum)

É tônico geral, auxilia em ansiedade e insônia, é antiespasmódico, podendo ser usado em caso de cólicas, gases intestinais, má digestão e diarréia.

Uso: chá e tempero.


Espinheira-Santa (Maytenus Ilicifolia)

Diminui a acidez do tubo gástrico, protege o estômago, é digestiva, laxante, cicatrizante. Recomendada contra gastrite, úlcera, digestão lenta. Contra-indicada para quem está amamentando, pois inibe a produção de leite.

Uso: Chá das folhas.



Continua...

Aranel Ithil Dior