Siga-me no Twitter RSS FEED

Horóscopo Chinês - Parte 1


Apesar das dificuldades em se estabelecer os dados exatos acerca do desenvolvimento da Astrologia na China, sabe-se que os chineses acreditavam firmemente que sua história estava relacionada com os céus. Chamavam sua terra de “O Reino do Meio”, que representava o “Reino do Meio” celeste, onde as estrelas nunca se punham.

O imperador, ou o “Filho dos Céus” como era chamado, era um mediador entre o Céu e a Terra. Conhecia, graças ao seu astrólogo imperial, os dias das mudanças das estações e podia prever e interpretar todos os sinais celestes.

Acreditava-se que, caso o imperador cometesse algum erro em suas previsões, ele perderia todos os poderes que lhe eram conferidos pela natureza. Portanto, era muito importante que seus conselheiros observassem e calculassem com a máxima precisão todos os movimentos do céu. Os deslizes eram punidos com a decapitação.

Em vez de se basearem na eclíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante à noite e durante o ano todo.

Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas “hsui”. Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal. Assim, a constelação do Morcego, por exemplo, estaria nos domínios do Palácio Norte.

Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Esse zodíaco parece ter sido usado desde 500 antes de Cristo. Porém, a verdadeira origem do círculo dos animais ainda permanece desconhecida.

Diferente do calendário ocidental, regido pelos ciclos do Sol, o calendário chinês se pauta pelo movimento lunar, o que faz com que seu ano-novo aconteça sempre entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro.

Cada ano lunar é atribuído pelos chineses a um dos doze animais que, segundo lenda, foram os únicos a atender ao chamado feito por Buda, quando de sua partida da Terra. Segundo essa lenda, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes.

Apenas 12 compareceram e, obedecendo à ordem de chegada, cada um desses animais – rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco – ganhou um ano no calendário. Desde então, o signo de cada ano transmite suas características mais marcantes às pessoas nascidas em seu período de regência.

A esses animais atribuem-se: Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra, os cinco elementos fundamentais que na filosofia oriental são a composição do universo. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.

De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio.

Para saber qual é o seu signo no horóscopo chinês, consulte a tabela da figura acima, a partir do ano de seu nascimento.




Continua...

Pedras Rúnicas - Parte 6

LAGUZ

“Para as pessoas da Terra a água parece entediante, se aventuram num barco vacilante; as ondas do mar os arrastam em remoinho e os cavalos do mar não obedecem as suas rédeas.”

Nomes: Lagu, Laguz

Letra: L

Chave: água; o fluxo; a mulher; feminilidade - Lagu, água, esta runa significa o líquido sagrado no ventre da deusa, a Grande Mãe, de onde, segundo a crença pagã, se originou a raça humana, os Atlantes, povo do mar, habitantes do lendário continente hiperbóreo de Tule, que era a morada mítica dos deuses Vanir, que se supõe ter existido próximo a Groenlândia e ao Círculo Ártico na pré-história.

Tem como conexão a continuidade, libere as emoções. Runa de intuição. Você deve relacionar os acontecimentos para obter as respostas para os seus anseios. Confie em sua intuição. Poderes psíquicos. Viagem por água. Fluência. A ação das forças criativas. Concepção. Sugere que o buscador deve se descobrir em suas próprias profundidades.

Significado: Intuição. Imaginação. Solidão. Boa memória. Libere sua criatividade. Esperança. Conceitos. Assuntos de ordem psíquica. Conhecimento interior. Espiritualidade. Bom para a arte. Fantasia. Inspirações. Alegrias de viver. Mistério. Sonho.

Revelação recebida através da intuição, inspiração repentina ou sonho. Aquilo que nos conduz. Siga a correnteza sem medo. Pessoa chorona.

Mostra que você está ansioso para seguir seus instintos, sem avaliar ou compreender as conseqüências. Quer apenas satisfazer suas necessidades emocionais, mas está protegida, porque esta runa representa o subconsciente onde estão os nossos poderes paranormais.

Representa ainda o início de sua auto-transformação, o momento de se reavaliar. Uma intuição súbita lhe fornecerá a resposta para os seus anseios. 

No amor:  Libere a sensibilidade e se deixe envolver pela magia da emoção, curta seu amor de maneira intensa, sem se programar.

Invertida: Tomar cuidado com complicações envolvendo mulheres. Uma mulher atrapalhará a vida e trará complicações. Não se esforce mais do que pode. Falta de inspiração, intuição e sensibilidade. Fracasso. Pensamentos confusos. Você não seguiu seus instintos, é hora de valorizá-los, consulte seu interior. Confusão. Enganos. Desafios.

Significa tentações, é momento de olhar para dentro, honrando o lado receptivo de sua natureza guerreira.

No amor:  Não cometa excessos, nem exija mais do que o relacionamento pode lhe oferecer, deixe seu coração falar por você. Confie em sua intuição para resolver os problemas amorosos. Há uma rival ou uma pessoa de má índole trazendo problemas para o casal.

Na Astrologia: Esta runa representa a Lua e o signo de Câncer.

Profissões: Todas ligadas a arte. Intuição. Assuntos psíquicos. Desenho, música, ficção, imaginação, subconsciente, ator, ensino e orientação.

Saúde: Cuidado com exageros. Fundo nervoso. Doença mental. Somatização. Imaginação.

Elemento: Água

Cor: Azul clara, branca e prateada

Tarot: 14 – 17 – 18

Orixá: Anjo-da-guarda e Pomba gira

Dia da semana: Segunda-feira. (21/01 à 17/02 – período mágico). A festa da família, celebrada pelos pagãos a 14 de fevereiro, coincide com o dia cristianizado de São Valentim (dia dos namorados em inglês), do velho calendário romano. Nesta data os jovens de Roma corriam pelas ruas vestidos com pele de lobo em perseguição a mulheres nuas, a apanhada era chicoteada como um rito de fertilidade. (05/02 à 19/02).

Signo: Câncer

Astro: Lua

Divindade Protetora: Sacerdotisas

Mitologia: Ártemis, As Plêiades e Íris

Personificação: Pessoa introspectiva, sensível, com grande imaginação e criatividade, tem capacidade de guardar segredo, gosta de ensinar e no amor deixa as coisas acontecerem. “Marinheiro de primeira viagem”.

Árvore: sorveira

Flor: rosa



ING

“Ing foi visto inicialmente entre o povo oriental, partindo sobre as ondas com sua carroça. Assim lhe chamaram os guerreiros.”

Nomes: Ing, Ingwaz, Inguz

Letra: NG

Chave: fertilidade; a deusa Ing; nascimentos; novos começos - Ing no inglês antigo significa: “farol”. Ing significava “os dinamarqueses”, que eram um dos principais povos escandinavos a usar as runas tanto para propósitos mágicos como seculares. Runa de conclusão. Recuperação. Novo relacionamento, é tempo de recomeçar.

Significado: Sonhos. Elevação. Deve se desligar das coisas materiais e pensar mais nas espirituais. Saudades. É hora de encontros e reencontros. Notícias do exterior. Conclusão. Realização de um sonho. Fim de um ciclo. Fertilidade. Renovação. É a oportunidade para recomeçar. Deve buscar aquilo que te faz falta.

Exterior. Mudanças. Nascimentos. Novos começos. Novas amizades. Período de extroversão. Regeneração. Luta. Batalha diária. Conquista. Sucesso frente as dificuldades. Decisão legal favorável. Romantismo. Sensualidade.

Sucesso material e espiritual. Criatividade. Sonho. Gravidez. Notícias do estrangeiro. Ciências ocultas. Rejuvenescimento. Intuição feminina. Lua. Inimigos. Desilusões. Notícias do estrangeiro.

Tirar esta runa exige que você se livre de velhos hábitos ou relacionamentos e significa que já tem forças para começar uma nova vida, tanto pode ser um novo amor, como um novo emprego ou o nascimento de uma criança.

O tempo que antecede ao parto pode ser perigoso, portanto, prepara-se para observar tudo com humor, só assim poderá colher os frutos. Conte com a sua intuição.

Levar alguma coisa à uma conclusão satisfatória, manter ou segurar uma conclusão para evitar que os benefícios conseguidos terminem ou sejam tomados pelos outros.

Seu corpo necessita de carinho e compreensão para estar em harmonia com o Universo. Necessidade de contato imediato movido pelo instinto ou saudade. Começar ou recomeçar com novos conceitos.

No amor: Mude de hábitos, saia da rotina, invista em você, na vida social e nos novos relacionamentos. É hora de terminar o seu relacionamento atual, caso estiver com dúvidas, confie em seu bom senso e na sua intuição, pois o destino está a seu favor.

Perto de runas negativas, significa um sonho que é estilhaçado. Uma ligação telefônica não aproveitada ou uma carta que nunca será respondida. Fertilidade - Novos Princípios. É a runa que representa diretamente o hogar, a nostalgia, os irmãos e parentes, o desejo de regressar ao calor do hogar. 

Indica também um período de reflexão, de silêncio, a necessidade de reencontrar as raízes, de redirigir a energia do mundo interior, o Ser Interno. É a runa da retirada, da meditação, da solidão construtiva, a que nos ensina que “não é o mesmo estar sozinho ou sozinha, que sentir-se dessa maneira”.

Na Astrologia: As vibrações desta runa correspondem junto com Gebo ao signo de Escorpião e é uma runa considerada neutra, porém muito profunda se a pessoa que está efetuando a tirada é de um signo de água, o qual indica um aumento de sua percepção interna, de sua clarividência e faculdades mediúnicas.

Invertida: Esta Runa representa a necessidade de compartir, de ser desejado, a busca de semelhanças e o impulso da harmonia nas relações pessoais. Poderia indicar um novo caminho, uma nova relação, uma nova vida.
Inguz simboliza o termino de um período de atraso, a liberação da tensão e a incerteza. É necessário fertilizar o terreno para a liberação. Mantenha os pés sobre a terra e livre-se de qualquer influência indesejável. Este é um bom momento para completar qualquer projeto pendente em tua vida. Sendo assim, te aconselha a dar prioridade.

Profissões: Moda. Arte. Importação e Exportação. Línguas. Decoração. Estética. Terapeuta.

Saúde: Dependências (calmantes). Pulmão. Aparelho respiratório. Angina. Esterilidade. Ansiedades. Está tomando remédios. Capacidade de recuperação. Convalescença. Final de um ciclo na saúde.

Elemento: Terra, Água, Fogo e Ar

Cor: Verde e rosa

Tarot: 18

Orixá: Pomba-gira, Oyá e Inhas 

Dia da semana: Sexta-feira (20/02 à 06/03)

Astro: Lua e Vênus passivo

Signo: Câncer e Libra

Divindade protetora: Ing, o herói lendário

Mitologia: Ártemis

Personificação: “bumerangue”. Pessoa discreta, com sensualidade transparente, trabalhadora, dinâmica, sempre termina o que começa e no amor não suporta dúvidas, o negócio é: “oito ou oitenta”. 

Árvore: junco

Flor: papoula e rosa



DAEG

“O dia é o mensageiro dos deuses; a luz dos deuses significa felicidade e consolo, para o rico e para o pobre.”

Nomes: Daeg, Dagaz, Dueg

Letra: D

Chave: aurora; o dia - Transformação, esteja atento para o aperfeiçoamento constante. Runa de esperança. Dueg era o dia em que o Sol estava mais poderoso, como a magia rúnica achava-se profundamente enraizada na religião solar pagã das tribos saxônicas e setentrionais, este dia era um dos mais importantes, letras rúnicas isoladas ou combinadas eram usadas para encantamentos mágicos, maldições, curas e predições realizadas pelos mestres das runas.

Na aurora e no crepúsculo existe uma oportunidade para a visão de fantasmas, fadas e velhos deuses, pois são nestas horas mágicas em que os poderes da luz e das trevas são iguais. Na tradição pagã, a aurora e o crepúsculo são períodos do dia em que o véu entre este mundo e o outro é mais fino.

Esta runa representa a verdadeira natureza do Universo, onde a luz e as trevas, o bem e o mal, a matéria e o espírito, o macho e a fêmea são polarizados e sintetizados ao mesmo tempo.

Significado: Uma virada de 180º para melhor. Crescimento. Anúncio de momento decisivo. Modificação pessoal. Tempo. Prosperidade. Prenuncia uma mudança radical em seu processo de evolução. Progresso financeiro, bom para mudanças de atitude, novas resoluções, reavaliação de um ponto de vista ou posição.

Transformação de atitudes, novas filosofias e confiança. Ótimo para mudanças. Dinheiro. Uniões com grupos. Competições. Dar a volta por cima. Luz após as sombras. Pode ser uma nova maneira de encarar o mundo ou uma nova filosofia de vida. Uma mudança tão radical que fica impossível continuar com a vida rotineira.

Pode ser que apareça um novo amor, um novo trabalho, novas oportunidades, esta runa anuncia que a escuridão ficou para trás e o sol vai iluminar seu destino, para isso porém, existe muito trabalho a ser feito. Daeg tem o poder de converter runas próximas invertidas em runas de atraso.


Esta é a runa dos começos, das ambições, das rupturas com o velho. Se abrem novos caminhos, indica uma nova vida, a visão se faz mais profunda, mais intensa. Indica uma etapa maravilhosa, que o passado ficou para trás e surgem novas ideias. 

Na Astrologia: É uma runa que junto com Ehwaz formam as runas de Géminis.
Quando ambas runas saem na tirada indica que se está acentuando a força de seus projetos, a facilidade para consegui-los; e se acentua o carisma pessoal.

Invertida: Quando mal colocada significa ação de um rival de má índole que quer lhe prejudicar com difamações; mudanças de vida que levam a circunstâncias desagradáveis; coação; contratempos; evolução retardada ou uma má pessoa nas proximidades.
Profissões: Realização em todas as áreas.

Saúde: Pressão. Boa recuperação. Excelente. Melhorou o estado de saúde após uma doença prolongada. Muito tempo com o mesmo problema de saúde e mudança para pior (quando acompanhada por uma runa ruim).

Elemento: Terra, Água, Fogo e Ar

Tarot: 4 – 7 – 10

Cor: Amarela, laranja e mescladas

Orixá: Xangô e Ogum

Dia da Semana: Domingo. A Páscoa, que é a maior festa cristã de morte e renascimento, deriva seu nome de Eostre, em inglês Easter, a deusa saxônica da aurora e da primavera. Eostre era adorada no equinócio da primavera. Os tradicionais ovos de Páscoa representam a fertilidade e o coelhinho da Páscoa corresponde à lebre, que era um animal sagrado tanto para os celtas como para os nórdicos, como símbolo da Grande Deusa. (10/06 à 07/07 poder) e (07/03 à 21/03).

Astro: Sol, Urano e Nodo Norte

Signo: Leão e Aquário 

Divindade Protetora: Baldur

Mitologia: Dionisio, Ares, e a Esfinge

Personificação: Pessoa com estabilidade no humor, otimista, procura o melhor caminho para alcançar os objetivos, não sofre no relacionamento pois acredita que um novo amor cura a dor de uma antiga paixão.

Árvore: carvalho

Flor: girassol



ODAL – OTHEL – OTHILLA

“O lar é amado por todos, ali, prosperam em paz e gozam de colheitas freqüentes.”

Nomes: Odal, Othel, Othilla, Odala, Othala, Odal

Letra: O

Chave: ancestral; a herança - Odal representa terra ou propriedade herdada. Runa de tradição e de influências ancestrais. Parente idoso. Separação das experiências válidas.

Significado: Ensina que o reino de Deus está dentro de nós mesmos. A verdade final. A força de vontade é tudo, mostre-se como você é. Objetos vindos de nossos antepassados. Notícias de longe. Prestígio. Bagagem.
Proteção. Presentes. Favorece aquisição de objetos de arte. Atenção ao lar. Proteção dos Deuses rúnicos. O velho descartado. Testamento ou herança que beneficiarão. Proteção contra danos a bens materiais, imóveis, heranças, propriedades, casas, terras e antigüidades.

Além de ser a runa do rompimento radical, representa sua herança, tudo aquilo que até agora reivindicou como seu, o lugar na sociedade, os bens materiais que acumulou e mesmo suas próprias crenças, você talvez tenha de abrir mão de algumas dessas heranças para descobrir quem verdadeiramente é.

Deve-se ter muita honestidade. Entender a lei cósmica. Proteção de todos os deuses. Odal encoraja a uma atitude racional e um aspecto prático aos problemas da vida. Bom para investimentos a longo prazo e para cuidar dos mais velhos.


Também representa os caminhos que nos apresenta a vida, uma nova atitude diante do cotidiano em que devemos nos perguntar: O que a vida quer me ensinar com esta prova, ou com esta lição ou com esta surpresa? Significa as grandes montanhas que devemos escalar e conquistar. Deve-se analisar com as outras duas runas para conhecer seu impacto.

No amor: Esta é a runa da separação, pode significar um divórcio, uma viagem, o fim de uma situação, a ruptura de algo, um fim do emprego, ou também o fim de um período mal ou desagradável da vida. Mostra que seu relacionamento está meio ultrapassado, e para tomar uma decisão use seu bom senso e não se deixe influenciar pelos outros.
Invertida: Cuidar dos pais (retornos). Pessoa mais velha que se abandonada poderá tornar-se um pesado fardo. Separações são necessárias para a melhoria de si próprio ou de outra pessoa.

É um aviso para não agir sem pensar. Hora de rompimentos. Atrasos. Frustrações. Corte radical. Possessão. Problemas com propriedades ou heranças. Imprudência, impaciência, descuido, fracasso. Separação radical. Perda de algo ou de alguém. Dias melhores virão. Uma adversidade deixa marcas profundas na alma.

Meios de adaptação e habilidade são os métodos a serem cultivados neste momento, você ainda precisa esperar pelo Universo para agir. Comunicação vã com alguém que não responde.

No amor: A runa aconselha a ser honesto em relação aos seus sentimentos, pois mesmo que isto magoe alguém é necessário separar-se. Às vezes, o rompimento é a melhor solução para o caso, pois, esgotadas as chances, a separação surge como um único caminho viável para o contentamento de ambas as partes.

Conselho: superar os contratempos ensina muito, edifica o espírito, torna você mais adulto e preparado para futuros obstáculos.

Na Astrolgia: Numa jogada astrológica, Odal caindo na casa II indica: posses, terrenos, casas, edifício, um armazém, testamento, apólices, pensões, investimentos a longo prazo, ou grande dinheiro aplicado de forma que só parte dele está disponível. Trata-se de uma runa, geralmente positiva que, quando associada com Fehu, representa o signo de Sagitário, portanto muita sorte nos projetos, sobretudo os de índole econômica.

Profissões: Criatividade. Arte. Esoterismo. Didática. Ocultismo. Oratória. Trabalho físico. Jardinagem. Construções. Trabalhos de reparos. Pessoa que vive o trabalho. Serviços públicos. Governo.

Saúde: Problemas genéticos. Hormonais. Problemas hereditários. Acidentes graves. Notícias de pessoa idosa doente.

Elemento: Terra e Fogo

Tarot: O Mundo XXI (4 – 13 – Ás, do naipe de Paus)

Orixá: Oxalá

Cor: Vermelha, negra e cinza

Astro: Saturno e Júpiter

Signo: Sagitário e Capricórnio

Dia da Semana: Terça-feira e Sábado. (22/03 à 05/04)

Divindade Protetora: Heimdall (?)

Mitologia: Dionisio, Ares e o Olimpo

Personificação: O Santo Graal. Pessoas idosas. Pessoa caseira, apegada à família e ao lar, cuida da saúde, no amor é dedicada, leal e honesta, sofre com a separação.

Árvore: Tojo, arbusto da família das leguminosas, que tem pouquíssimas folhas, espinhos fortes, flores amarelas e vistosas e cujo fruto é uma vagem.


Flor: Violeta e Lírio
 

RUNA BRANCA - RUNA DE ODIN - RUNA DO DESTINO
WYRD – WIERD – WOTAN


“No regaço (colo) dos deuses o que será, será...”

Chave: Karma. Destino. A sina. O desconhecido. O ignorado. O vazio. O inevitável. Esta runa prevê algo ou acontecimentos predestinados que não podem ser mudados. O que não pode ser controlado. Uma maior aceitação e disponibilidade são as respostas que ela exige. Fé e coragem para encontrar o destino, é um teste de fé (é preciso ter fé). Deus Odin. É o passado, presente e futuro integrados em um período único.

O significado de Wyrd numa leitura será, naturalmente, suavizado ou fortalecido pela influência da runa vizinha, e esta determinará se temos uma dívida kármica a pagar ou uma recompensa kármica a receber. Cobranças.
Esta runa representa o inevitável, o que não pode ser mudado, governa o karma, a soma total de nossos atos acumulados desde existências passadas.

Significado: A palavra “Weird” deriva do radical Wyrd e quer dizer fado, destino, sobrenatural, misterioso, estranho, ou incompreensível. Uma outra tradução da palavra Wyrd é “experiência” ou “teste”.

Wyrd era considerado uma divindade à parte, que tecia o destino da humanidade como fios de um tear. O dramaturgo elizabethano Shakespeare chamou em sua peça clássica Macbeth, as três bruxas de Irmãs Weird, representação humana das Nornas. Esta runa rege o alfabeto rúnico.

Wyrd é o nome do grupo das três deusas do destino da mitologia teutônica; seus nomes são: Urd (Urdr) - destino, Verdandi (Verdanki, Verdani) - ser, e Skuld - necessidade, passado, presente e futuro respectivamente interligados entre si.

Como Freya, as Nornas eram um outro aspecto da deusa tríplice, representada como a donzela, a mãe e a anciã. Urd é uma anciã que olha para trás a fim de contemplar o passado; Verdandi é uma jovem que olha para frente imersa no presente e, Skuld tem o rosto coberto por um véu e está sentada numa cadeira com um pergaminho fechado no colo, ela representa o futuro, que é um livro fechado.

As Nornas tinham a missão de encontrar mulheres grávidas para a encarnação das almas.

A runa branca ensina que, se você evoluir, poderá pagar as antigas dívidas e obstáculos do passado serão o passaporte para novos começos.

Ao retirá-la alegre-se, ela diz que você está prestes a entrar em contato com seu verdadeiro destino. Indica que algo deve ser mantido em segredo ou não revelado para o bem do próprio consulente.

Refaça a pergunta outro dia, pois esta, não está pronta para ser respondida. 

No amor: Todo relacionamento é feito de alegrias e tristezas, aprenda a conviver, pois desta forma a união irá se firmar. Se estiver só, ela indica que essa solidão é necessária para o seu crescimento. Também alerta que se determinado passo for dado, a vida do consulente nunca mais será a mesma. 
É a runa mais poderosa do panteón dos deuses vikings. Quando sai esta runa indica que a situação atual se encontra em um momento em que o mais incrível pode acontecer. Espere por um milagre!

Elemento: Fogo

Astro: Marte e Saturno

Signo: Áries e Capricórnio

Divindade protetora: As Nornas, as três deusas da mitologia escandinava, que trabalham nos bastidores tecendo a teia do destino, eram a tríade de deusas que viviam na Árvore Sagrada do Mundo. Wyrd a senhora da sorte e da fortuna.
 

Mitologia: Na mitologia grega as três Moiras ou Fortunas eram fiandeiras. Uma das deusas tecia o fio da vida (nascimento), outra o media (vida) e a terceira o cortava (morte).
 

Representação: As irmãs feias da Cinderela e a Bela Adormecida.


Chegamos ao término dos significados das pedras rúnicas. Nosso próximo estudo será na área da Angeologia.

Acompanhem!

ARANEL DIOR.

Pedras Rúnicas - Parte 5

EOH – YR – IWAZ

“O teixo é por hora uma árvore lisa, dura e firme na terra; um pastor do fogo, um prazer sobre a terra.”

Nomes: Eoh, Yr, Iwaz, Eihwaz, Eithwaz

Letra: Y

Chave: a morte; o teixo; a defesa  - Oferece a promessa de que a natureza renascerá na primavera. Eoh significa teixo, a árvore sagrada, sua madeira era frequentemente esculpida, transformando-se em bastões ou varetas rúnicas.

O teixo era a melhor madeira para a fabricação de arcos longos e eram muito resistentes. Esta árvore era plantada em volta das igrejas simbolizando a árvore dos mortos e a ressurreição, tinha o poder de proteger os mortos e evitar que saíssem à caça dos vivos.

Significado: Proteção, remoção ou transposição miraculosa de obstáculos em pontos de partida para o sucesso. Coloque suas coisas em ordem como a sua casa, volte-se para o trabalho, seja sereno e límpido e espere pela vontade de Deus.

Remoção dos obstáculos e dos caminhos. Runa de reflexão e morte. Prudência. Indica que o consulente está voltado para um objetivo viável. Defesa contra o perigo. Sabedoria. Solidão. Saúde. Proteção. Força física. Pensamento claro. Autoconfiança. Reabilitação. Paciência. Perseverança. Honestidade.

Não brigue, tenha paciência e calma que as coisas estão começando a surgir. Final de um ciclo, começo de uma nova vida. É sinal de que apesar das dificuldades, tudo vai entrar nos eixos. Os obstáculos são apenas para testar sua paciência. Contenha sua ansiedade e aguarde.

Notícias de um amigo ou inimigo do passado. Retorno a velhos problemas. Nostalgia ilusória pelo passado.

No amor: Tente perceber os sentimentos da pessoa amada, seja honesto, abra seu coração e não se precipite, pois o período será difícil, mas terá grandes recompensas. O importante é saber esperar, tenha esperança. É a runa da defesa que rege as viagens ao estrangeiro, as investigações científicas, as explorações. 

Invertida: Quando sai numa tirada indica que o consulente deve buscar proteção ou defesa, ou seja, assegurar suas propriedades se vai viajar, assegurar seu carro para evitar roubos ou acidentes, e ter cuidado com os detalhes e acidentes domésticos.

Há sempre que analisar a tirada com base nas outras duas runas que saem em seguida ou na semana.

Na Astrologia: É uma runa neutra e quando se associa com Ansuz entre ambas formam as runas de Tauro.

Profissões: Área médica. Favorece a linha alternativa. Cargos de chefia, de responsabilidade e sabedoria.

Saúde: Pele. Stress. Desgaste. Possível resfriado. Colapso das defesas naturais do corpo. Vida longa, pois preserve sua saúde. (soltar a intuição sem medo).

Elemento: Terra e Fogo

Tarot: 9

Cor: Azul, verde azulado, violeta e púrpura

Santo: Nagô e Obaluaiê

Dia da semana: Quinta-feira. (28/10 à 21/11 – Morte). (08/10 à 22/10).

Signo: Capricórnio.

Astro: Júpiter, Netuno e Nódo sul

Divindade protetora: Odin

Mitologia: Cronos e Wayland: ferreiro dos deuses, mágico natural, domador de cavalos selvagens, guardador dos túmulos e dos tesouros que eles contém. Trabalha com o fogo e o ferro, forjava joias e armas. Está associado ao dragão que é o espírito elemental do fogo.

Personificação: O sacrifício de Odin. O arco e a flecha. Pessoa hábil, humilde e paciente. Tem perseverança, humor variável, e é “meio de lua”. Vive o presente com toda a emoção.

Árvore: teixo. O teixo na crença pagã, era tradicionalmente a árvore dos mortos. 

Flor: jasmim



PEORTH

“Uma música alegre significa risos e folguedos quando os guerreiros se sentam juntos na sala, felizes e contentes.”

Nomes: Peorth, Perth, Perdra, Pear, Perdhro

Letra: P

Chave: lareira; alo oculto - Energia vital, redescubra a si mesmo. Lareira. Iniciação. Busca. Runa de revelação. Um jogo de azar. Conhecimentos ocultos. Vigor sexual. Momentos carnais intensos. Buscar para encontrar. “Pressão, pressionar”.

Significado: Segredos. Mistérios. Coisas ocultas. Heranças. Especulações. Achados de coisas perdidas. Resolução de problema psicológico. Caminhos ocultos e secretos. Ganhos inesperados. Iniciação. Mudança para melhor. Aparecimento de pessoas mais velhas. Bens pessoais. Luxo. Retornos no amor. Renovação do espírito. Surpresas boas. Ganhos materiais inesperados provenientes de uma herança ou presentes secretos. Favorável em jogos de azar estando na casa oito. Proteção contra assalto. Tem a ver com ocultismo, por isso aponta para poderes mediúnicos existentes. É a runa do dinheiro. Tem que gastar algum dinheiro. Forças poderosas e desconhecidas estão atuando mas todo mistério vai desaparecer. É um momento de reflexão e ao mesmo tempo, de ganhos materiais.

Todas as regras de conduta devem ser repensadas e alteradas.

Convida a buscar, renovar e voar. Premonição, aviso do desconhecido, algo de bom vai lhe acontecer, pode ser momentos carnais intensos, uma surpresa ou um presente. Uma pessoa que age na vida do consulente como guia espiritual.
No amor pode significar um encontro com uma antiga paixão. É preciso se desligar do passado, abrir-se para o mundo e dar mais importância à si próprio.
É uma runa mística associada com as iniciações secretas. É a runa das magias e do oculto, dos mistérios arcanos. 

Invertida: Cuidado, segredos vão ser revelados, isto poderá prejudicá-lo. Não viva as glórias do passado, faça de seu presente suas glórias. Obstáculos. Perdas financeiras. Deslealdade. Inseguranças. Rompimento de compromisso. Tenha paciência, constância e perseverança. Não espere resultados, só vai encontrar obstáculos, o que não quer dizer azar, apenas um teste de caráter. Não deixe de lado o bom humor.

Prenuncia afastamento, separação dolorosa, prejuízos de ordem moral provocados pelas fofocas e que provavelmente, vai provocar ruptura no relacionamento. Brusca separação amorosa. Os prejuízos são grandes, materiais ou morais; você esperou muita coisa dos seus negócios e não estava preparado para os reveses. A revelação de um segredo, poderá prejudicar o bom nome do consulente.

Desapontamento recente no amor ou na amizade. Segredos do passado serão revelados, ou um segredo familiar constrangedor exposto ao olhar público.
Caindo na casa I, pode indicar: segredos sexuais, masoquismo, travestis, homossexualidade ou drogas.

Na Astrologia: É também uma runa de sexualidade, dos desejos sexuais e está associada com Plutão. Quando sai em uma tirada pode indicar que o consulente vai de um extremo ao outro, do mais positivo ao mais negativo, do mais bondoso ao menos compassivo e está indicando que se deve examinar a vida interior para não errar e não crer no mal Karma. É uma runa neutra que quando se associa com Jera forma as runas de Capricórnio.

Profissões: Importação e Exportação. Mercado de ações. Dinheiro. Investimentos. Imóveis. Terras. Música, canto, instrumentos musicais, poemas e poesias.

Saúde: Problemas psíquicos ou problemas sexuais. Indica cura através da homeopatia, acupuntura, aromaterapia, florais e similares. Finalzinho da vida, esclerose. Cura psíquica, hipnotismo, naturopatia.

Elemento: Água e Fogo.

Cor: Verde azulada e vermelha.

Tarot: 2 – 10 – 13 – 18.

Santo: Nanã.

Dia da Semana: Terça-feira. A noite de inverno do dia 31 de outubro é o moderno Halloween, ou Véspera das Almas, quando as feiticeiras e os fantasmas cavalgam pelo céu noturno com os caçadores selvagens (23/10 à 07/11).

Astro: Netuno, Marte e Nodo Sul.

Divindade Protetora: Nornas.

Mitologia: Ártemis, Hera, Hades e a Esfinge.

Personificação: Pessoa mística, dissimulada, gosta de jogos e apostas, é amante fervorosa, tem grande sensibilidade e sensualidade aflorada.

Vegetal: Arbustos e plantas marinhas.



EHWAZ – EH – EOH

“O cavalo é a alegria dos nobres, onde heróis ricos, sobre seus cavalos, falam ao inquieto que eles são um conforto.”

Nomes: Eh, Eoh, Ehwaz, Eh, Elwaz

Letra: E, EO

Chave: cavalo; transição; movimento - Um vestibular para a vida madura. Runa de viagem. Ensina o buscador a controlar suas emoções para progredir na vida. Aprenda a ser paciente, pois a pressa é inimiga da perfeição, aceite a mudança com calma e ponderação. Indica movimento, pois é tempo de mudar e progredir.

Significado: Mudança para melhor. Magias e mistérios. Transformação. Fim necessário. Mudanças (casa, lar, atividade, emprego, atitudes, modo de vida, cidade). Viagens, bom para todas as mobilidades de viagem: terra, mar ou ar. Entusiasmo. Movimento em geral. Progresso. Crescimento espiritual. Novas expectativas. Novo amor. Começo de uma nova era.

Pode produzir mudanças específicas ou relativas a um determinado relacionamento ou estrutura de carreira. Oportunidades desconhecidas pelo consulente. Significa o elo inseparável do cavalo e do cavaleiro, através da segurança vem o progresso e o movimento. Também indica o caminho que tomou e tem todas as chances de ser o correto. Mudança de comportamento ou de vida.

Esta é a runa do movimento, da troca, da saída, do fluir. Está associada com os movimentos do Sol. Quando sai em uma tirada pode indicar que te espera um translado, uma troca de posição quem sabe em seu emprego, em sua vida social, uma mudança, uma chegada sentimental, algo que implica numa viagem, câmbio, movimento e que seja uma retirada em geral, será auspicioso ou complicado. Pode ser transferido de sua posição.

Invertida: Saber esperar. Bloqueios. Interrupções de movimentos. Retorno a velhas situações difíceis. Problemas. Evitar aço e mudanças. Pare, certifique-se de que não está dando o passo maior que as pernas, analise o mapa de sua vida e veja qual o melhor atalho, talvez seja bom desfazer as malas e ficar onde está. Inquietação. Viagem frustrante. Movimento bloqueado. Saiba esperar o momento de agir. Lembre-se: “o que é seu virá para você”. 

Velhos problemas, velhas feridas, retornam e podam o seu desenvolvimento, rompa com as velhas tradições. Você está diante de um obstáculo, antes de enfrentá-lo, pare e estude os prós e os contras. A solução de um assunto que estava estagnado há algum tempo. Notícias de um amigo do passado. Retornos a antigos conflitos e situações que podem prejudicar o presente.

Na Astrologia: É uma runa positiva e quando se associa com Dagaz entre ambas correspondem ao signo de Gêmeos.
 
Profissões: Momento de reflexão. Esperar para novas áreas. Favorece áreas ligadas a medicina.

Saúde: Atenção, saia da rotina, viaje, assim ficará com outro astral. Problemas de saúde derivados ou relacionados com mudança de casa ou de carreira.

Elemento: Fogo e Terra.

Cor: Mescladas e cinza.

Tarot: 2 – 13 – 19.

Santo: Nanã. Obaluaiê.

Astro: Mercúrio ativo.

Dia da semana: Quarta-feira (06/01 à 20/01).

Divindade Protetora: Valquírias.

Mitologia: Hera e Hades.

Personificação: Pessoa inquieta, gosta de movimento e detesta a solidão, sempre alcança o objetivo que determina. Adora festa e no amor é volúvel e inconstante.

Árvore: faia negra.

Flor: verbena.

Comidas: massas.



MAN – MANNAZ

“O povo em sua felicidade é caro aos seus parentes, mas todos hão de separar-se uns dos outros, porque os deuses entregarão os seus corpos à Terra.”

Nomes: Man, Mann, Mannaz

Letra: M

Chave: homem; o “eu”; humanidade; interdependência; pensamento coletivo; Homem - Esta runa refere-se à raça humana ou a um membro da tribo, refere-se ao inquiridor. Tempo de lapidar-se. Fortaleça seu amor com influências externas. Pede que se conheça mais interiormente. Seus atos e falas moldam você. O princípio é você, o centro do seu universo. Confiança. Tudo começa com você. Seja sincero consigo mesmo. Nenhum indivíduo pode ser inteiramente autosuficiente. Runa de ajuda altruísta.

Significado: O Eu. Conserto do ego e do interior. Ponto de partida. Começo. Ação. único. Direitos humanos. Liberdade civil. Ajuda ou boa intenção de outras pessoas. Bom para trabalhos em equipe, sociedades, atividades que venham contribuir para a evolução da humanidade. Capacidade mental para idealizar e criar. Ponto de partida. Vontade de mudar. Modéstia. Inteligência. Habilidade.

Torne a rotina da sua vida agradável, não se apresse e faça as coisas bem feitas. Contatos com o mundo exterior aumentarão as perspectivas. Esta runa é o ponto de partida, indica o Eu e a necessidade de consertá-lo antes de alcançar a perfeição em suas relações com o mundo.

Seja modesto, mesmo que mereça todos os méritos, só assim encontrará seu verdadeiro caminho. É hora de repensar a vida para crescer e esperar, não exija resultados imediatos.

Sugere que o cordão umbilical que prende o buscador à família e aos amigos deve ser cortado tão logo sejam dados os primeiros passos no caminho espiritual. Seja devotado para uma direção verdadeira em sua vida. Se entregue a realizar cada tarefa, não esperando nada em troca. O segredo de viver o presente verdadeiramente é não fixar-se no objetivo final. O contato social enriquecerá você. Parentes.

Conflitos com o mundo oficial ou com o mundo exterior que amplia a perspectiva na vida do buscador. Deve estar receptivo às influências exteriores, separando as boas e as más influências. As experiências servem para o nosso crescimento.

É uma runa da Humanidade, em alemão significa “Mensch” que significa o homem e a mulher, ou seja a raça humana, o Ser Humano. Ela representa a identidade verdadeira do Ego não o Falso Ego, ou seja, é a runa do Eu Superior.

Quando sai numa tirada é uma chamada para consultar o mundo interior, para não deixar-se levar por distrações externas, para atuar com decisão seguindo o conhecimento profundo que emana do Ser Interior. É a runa das realizações espirituais e dos grandes contratos humanos.

No amor: indica que chegou a hora de você reavaliar seu relacionamento, talvez você está sendo muito exigente com a pessoa amada. O relacionamento sincero e puro fortalecem ainda mais o romance.

Invertida: Período de auto-isolamento. Isolamento da família auto-imposto, visando a reflexão. Sabotagem dos planos. Impedimentos. Egoísmo. Perigo de inimigos ocultos. Desligamento da vida até que surjam novas ideias. Procure as falhas dentro de você, antes de culpar o próximo. Participe socialmente. Falta de fé. Inimigos ocultos. Sentir-se bloqueado.

Não olhe para os outros mas para dentro de você mesmo, onde estão seus verdadeiro inimigos, o desafio é romper com os velhos hábitos. Você criou seus próprios problemas, e para resolvê-los utilize seus erros do passado, pois a solução de seus problemas está dentro de você mesmo.

Utilize os erros do passado para a vitória futura. Você está tomando a atitude errada, tente ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa”. Deixe os ressentimentos de lado. Evite fazer comentários com os outros.

No Amor:  Depende de você, embora terceiros possam influenciá-los, aprendam com estas influências para o amadurecimento de ambos. A viagem final que fizermos até as portas da morte, estaremos sós, mas, quando atravessarmos essas portas para o rumo do outro mundo, teremos a certeza de ser acolhidos pelos espíritos dos que partiram antes de nós.

Na Astrologia:  Representa a comunicação com níveis muito altos e também as reencarnações, as viagens astrais, as capacidades mediúnicas. É uma runa positiva e quando se associa com Berkana ambas formam as runas de Piscis.

Profissões: Esoterismo. Ciências/Marciais. Relações Públicas. Relacionadas com a Medicina. Trabalhos investigativos. Habilidade literária, comércio e negociações. Engenhosidade mental e capacidade inventiva. Cargo público. Você comanda a sua vida, abra-se para o mundo.

Saúde: Problemas de ordem espiritual. Físico nada muito grave. Para os homens, isolamento, internamento. Doença entre os parentes do sexo masculino.

Elemento: Água e Ar

Cor: Verde azulada e negra

Tarot: 1 – 15

Orixá: Oxaguiã e Exu.

Astro: Saturno, Netuno e Nódo Sul.

Dia da semana: Sábado (21/01 à 04/02).

Divindade protetora: Thor e Homens.

Mitologia: Hermes e Pam.

Personificação: Pessoa bondosa e honesta, gosta de viver em comunidade, está sempre pronta para recomeçar e no amor é decidida e exigente com a pessoa amada.

Árvore: videira

Flor: lírio


Continua...

Pedras Rúnicas - Parte 4

SOWELU – SIGEL

“O Sol é sempre confiança para os marinheiros quando eles atravessam a banheira de peixes, até o cavalo do mar levá-los para a Terra.”

Nomes: Sigel, Sowelu, Sigil, Sowilo

Letra: S

Chave: Sol - Sigel significava o Sol, que era um importante objeto de adoração nas culturas das Idades do Ferro e do Bronze. Em esculturas de pedras pré-históricas, o sol é frequentemente simbolizado pelo signo mágico da suástica. Vitória clara na obtenção de resultados. É o símbolo da energia vital, solar e importância da luz. O sol é a esperança e a qualidade espiritual de abnegação que resiste através da morte. 

Significado: É a runa da saúde. A runa de vitória incondicional. Significa saúde, força física, pensamento claro, autoconfiança, realização, plenitudes, orientação na vida, saber receber a força vital.

Runa muito positiva, indica que você poderá resolver de forma correta os problemas do coração.

Se estiver enfrentando dificuldades, saberá dizer não de maneira franca e direta. E se estiver só, em breve irá conhecer alguém muito especial e iniciar um novo relacionamento.

Sucesso. Sol. Sonhos realizados. Força da vida. Vitalidade. Razão. Felicidade terrena. Presságios favoráveis. Criatividade. Amizades leais. Contentamento no amor. Ligação com Deus. Força de pensamento.

Habilidade de aceitar a vida como ela é, e assim viver contente. Novo impulso para autorrealização, autoexpressão, reconhecimento e valorização pessoal. Notícias de um amigo do passado. Soluço de um assunto pendente.

Invertida: Retorno de antigos conflitos e situações que podem prejudicar o presente. Orgulho. Vaidade. Observar suas qualidades interiores. É vitória e sucesso.
Porém para alguns, indica um recuo, uma viagem para dentro de si mesmo apenas para equilibrar-se; para outros, pode aconselhar uma abertura para que a luz ilumine todos os cantos escuros que a tanto tempo estão fechados.

Talvez seja a hora de admitir para si mesmo algo que nega há muito tempo. O esforço excessivo pode ser perigoso para o bem estar, cuide de sua saúde. 

Profissões: Ensino de modo geral. Cargos de comando. Favorável para as grandes descobertas. Gênio. Inteligência. Química. Física. Medicina. Setor financeiro. Lazer. 

Saúde: Perfeita e ótima.

Elemento: Fogo e Ar, Masculino.

Cor: Amarela e laranja

Tarot: 17 – 19

Santo: Obaluaiê e Oxalá

Dia da semana: Domingo (15/04 à 12/05 – encantamento) e (23/11 à 07/12) 

Signo: Leão

Astro: Sol

Mitologia: As Plêiades e Apolo

Divindade protetora: Baldur

Personificação: Pessoa trabalhadora, honesta, reflete pura energia positiva, leal, apaixonada, curte o presente sem se preocupar com o amanhã e é muito dedicada à família.

Árvore: salgueiro

Flor: girassol.



TIW

“Tyr é um símbolo em que os nobres confiam, está sempre em movimento e na escuridão da noite nunca descansa.”

Nomes: Tiw, Tyr, Tyw, Tir, Tiwaz, Teiwaz.

Letra: T

Chave: deus Tyr; guerreiro; masculino - Energia do guerreiro, sempre pronto para emergências. Runa de coragem. Vitória mediante esforços. É a vontade de viver, progredir e vencer. “Ele nunca descansa”. Determinação. Resistência física e força moral. Felicidade emocional.

Tyr ou Tiw era o deus escandinavo da guerra, qualquer guerreiro que usasse este signo no campo de batalha tornava-se incrivelmente forte e corajoso, era desenhado na espada ou em amuletos especiais pendurados no pescoço. 

Significado: Sentido obrigatório. Direção. Coragem. Comando. Poder. Vitórias através de lutas. Guerreiro. Capacidade de recuperação. Entusiasmo para todas as situações que envolvem competições. Perseverança. Dedicação. Aço. Vitória. Conquista. Amor apaixonado, forte e duradouro. Construção de uma vida a dois. Discernimento. Bom casamento. Boa sociedade. Vitória em qualquer situação de competição se tiver paciência.

Quando sai em resposta a um problema amoroso, significa que os ventos sopram a favor, mas que há muito trabalho para vocês desenvolverem juntos. Para as mulheres indica um amor fiel e amigo. Para os homens o amigo fiel é ele mesmo. Saber viver cada dia. Afinidade sexual. Crescimento interior.

No amor: o relacionamento atual exige muito de você, lute, pois tem tudo para dar certo. Ou um relacionamento surgindo repentinamente que será forte e duradouro. 

Invertida: Evitar gostar muito de alguém, pois terá desgosto profundo. Talvez um término ou uma separação seja o melhor para evitar sofrimentos futuros. Cuidado com intrigas. Aja com iniciativa. Final de um casamento ou de uma sociedade.

A pressa é inimiga da perfeição, examine seus motivos, você está procurando crescer ou apenas dominar alguém. Amor frustrado. Infelicidade conjugal. Problemas emocionais. Impaciência. Pense antes de agir. Negação das qualidades. Infelicidade.

O verdadeiro guerreiro encontra suas respostas dentro de si mesmo. Uma luta interior, não se precipite, não se prenda ao passado, dê um tempo a pessoa amada para que você não sufoque e ela possa reavaliar toda a situação. 

Profissões: Engenharia. Informática. Computação. Administração. Esportes. Carreira militar. Policial. Ecologia. Mineração. Derivados de petróleo. Derivados de alimentos.

Saúde: Fígado. Articulações. Artrite. Nervosismo. Problemas emocionais. Consulta médica. Sugere um check-up. Cirurgia. Esterilidade. Infertilidade. Acidentes. Impotência.

Elemento: Fogo e Terra

Cor: Vermelha e escarlate

Tarot: 4 – 7 – 11

Orixá: Ogum. Oxalá

Dia da semana: Terça-feira (08/07 à 04/08 – heroísmo) e (08/12 à 22/12)

Astro: Marte ativo

Divindade protetora: Tyw ou Tyr

Mitologia: Dionisio, Ares, Atena

Personificação: Pessoa de espírito batalhador, corajosa, determinada, ambiciosa, gosta da carreira militar, no amor é ciumenta e adora ditar normas.

Árvore: azevim

Flor: gerânio



BEORC – BERKANA

“A Bétula não dá frutos, mas tem brotos que não crescem; é bela com seus ramos, carregada de folhas e pesada no ar.”

Nomes: Beorc, Berkana, Berkano

Letra: B

Chave: nascimento; renascimento; a trepadeira; uma bétula - Crescimento. O Abedul. É uma referência aos rituais de fertilidade da antiga religião pagã, no folclore, o açoite com ramos de bétula tinha significado tanto sexual como mágico e dizia-se que trazia sorte. O corpo nu da sacerdotisa deitada em uma cama de bétulas e flores silvestres, era tradicionalmente flagelado para promover a fertilidade.

Crescimento, mire-se. Nascimento. Crescimento material e espiritual. Runa de fecundidade. Gestação. Do interior vem o crescimento.

Significado: Nascimento. Renascimento. Crescimento. Aumento. Casamento. Batizados. Noivados. Lar. Desabrochar. Novidades. Pessoas novas. Fertilidade. Assuntos domésticos como marido, esposa e filhos. Amamentação.

Indica fertilidade, o nascimento de uma idéia ou de uma pessoa, porque está associado ao conceito de maternidade. Ao sondar qualquer questão, anuncia sucesso, mas é preciso prestar atenção aos primeiros passo de cada nova atividade, como se estivesse cuidando de um bebê.

No amor indica namoro, noivado, casamento bem sucedido, gravidez e nascimento. Esta runa nos ensina que, não se deve deixar enganar pelas aparências exteriores, a realidade interior quase sempre é muito diferente.

Existe uma lenda céltica na qual um herói se depara com uma bruxa velha que insiste em fazer amor com ele, esta, vencendo sua repugnância, o herói aquiesce e a velha se transforma numa rapariga núbil, que naturalmente é a deusa da fertilidade.

Um aspecto pouco conhecido dessa runa está ligado ao uso do cogumelo vermelho - Amanita Muscaria, ou agárico, que era empregado pelos xamãs do norte da Europa quando buscavam entrar em contato com o mundo espiritual. Esse fungo narcótico cresce especialmente bem nas florestas de bétulas.
Esta Runa indica floração e amadurecimento, e está relacionada com as novas formas. O crescimento pode ocorrer em assuntos mundanos, na família ou nos relacionamentos interpessoais. O processo do autoconhecimento está em movimento e se verá beneficiado.

Para que o crescimento ocorra livremente, Berkana aconselha eliminar as resistências por meio de uma profunda limpeza. Se necessário, solicite ajuda externa para levar ao fim. Uma vez que qualquer resistência tem sido dissipada através da constância e de uma atitude apropriada, então poderá ocorrer a floração. 

Invertida: Malogro. Aborto. Problemas na gravidez. Imaturidade. Separação. Problemas familiares. Desânimo. Carências. Aspectos do seu caráter podem estar impedindo o seu progresso, mas, tenha força e examine o que aconteceu, preste tanta atenção nas necessidades dos outros quanto nas suas e irá descobrir o caminho a seguir.

No amor: Anuncia interferências externas e contratempos em sua vida afetiva. Briga, separação do casal, ou um aborto. Prenuncia afastamento amoroso. Interferências num projeto. Divórcio. Estagnação. Inibição. Fobia. Repressão sexual. Talvez seja o momento de fertilizar o solo novamente com o preparo certo. 

Profissão: Cuidar; nutrir; abastecimento ou administração de hotel; cuidar de outras pessoas. 

Saúde: Atenção para problemas que surgirão. É necessário jogar as runas mágicas novamente para indicar o verdadeiro problema. Aborto acidental, natural ou provocado. Parto difícil. 

Elemento: Fogo, Água e Terra

Cor: Azul, violeta, púrpura, branco e prateado

Tarot: 2 – 3

Orixá: Ibeji

Dia da semana: Segunda-feira e quinta-feira. (23/12 à 20/01 – início) e (22/12 à 05/01)

Astro: Júpiter e a Lua

Divindade protetora: Frigg

Mitologia: Hera e Deméter

Personificação: Pessoa protetora, criativa e que se dá bem com todo mundo, gosta do lar e no amor espera muito da pessoa amada. É sincera, franca e aberta, objetiva e decidida. A família, a mãe, os filhos, o cônjuge.

Árvore: bétula.

Flor: rosa, lírio e copo de leite.



JERA – GER

“A estação é a esperança de todos, quando os deuses permitem à Terra, dar seu brilhante fruto ao rico e ao pobre.”

Nomes: Ger, Jara, Jera, Ger, Yer

Letra: J

Chave: a colheita; a terra - Cautela, bons frutos. “Colher o que plantar”. Runa de justiça. Justiça Universal. Remoção de obstáculos. A palavra Jara significa “parte do ano”. Não há como interferir no curso de um rio. Final de um ciclo e o princípio de outro. Deve estar sempre receptivo para as lições da vida. Esta runa significa fertilidade, a boa colheita, indica final de um ciclo e o começo de uma nova vida.

Significado: Período de espera. Problemas com a lei. Proteção. Balança. Equilíbrio. Resultados reais em troca de gastos monetários. Consumo de tempo ou problemas. Casamento. Contratos favoráveis. Ajuda jurídica. Colheita. Uma melhor chance. Não tenha pressa em querer o resultado antes da época, pois tudo tem o seu ciclo. Não julgue os outros precipitadamente. Otimismo. Desquite. Separação. Viuvez.

Convida ao otimismo, mas nenhum resultado rápido deve ser esperado, cada acontecimento tem um ciclo próprio, é preciso confiar e continuar perseverando.

Advertência no sentido de não falar mal dos outros nem julgá-los antes que se conheçam todos os fatos.

O resultado pode não ser financeiro, pode assumir a forma de fama, honrarias ou promoção.

Ajuda em assuntos legais. Colher o resultado de seus próprios esforços. Estação fértil. Cuidar de plantas para que elas cresçam fortes e dêem bons frutos. Plantar boas sementes. Preparar a terra para que as sementes germinem.

No amor:  Pede que você invista no relacionamento, seja paciente, não queira resultados rápidos, pois é necessário tempo para que vocês possam se conhecer melhor, e se estiver plantando ternura e carinho, certamente vai colher a mesma coisa.

Acompanhada de runas negativas pode indicar que de uma briga à toa poderá gerar uma tremenda confusão, não dê importância às coisas mínimas e falatórios inúteis.

Invertida: Palavras ásperas ditas impensadamente podem terminar uma boa amizade.

É a runa da colheita, a que indica que aquilo que tem, sido semeado se recolherá. Quem tem estado semeando ódio isso é o que obterá, os que semearam amor recolhem amor.

É a runa do pagamento cármico, ou seja, a que retribui segundo a lei da causa e efeito. Também indica que se aproxima a prosperidade porque há colheitas que serão positivas ou as outras runas é que indicarão também a natureza das mesmas segundo a interpretação intuitiva de consultor.

Profissões: Áreas de direito, advocacia. Economia. Procurador. Administração. Professor de geografia ou história. Política. Militar.

Saúde: Pede atenção com a pressão, com o sistema nervoso e regimes. Pode indicar uma operação.

Elemento: Terra

Cor: Mescladas e cinza

Tarot: 8

Santo: Xangô

Dia da semana: Quarta-feira. O fim do verão é a época da colheita. Final de setembro ou início de outubro, nesta época do ano celebra-se o festival da colheita, na Europa. (23/09 à 07/10)

Astro: Mercúrio neutro

Divindade Protetora: Esta runa é consagrada a Nerthus, a grande deusa mãe Terra, que era largamente adorada na Europa setentrional durante as Idades do Bronze e do Ferro.

Mitologia: Têmis e Nêmesis

Personificação: O martelo de Thor. O advogado, o procurador. Pessoa lutadora, briguenta, impõe suas vontades e gosta de tudo certinho. Adora a verdade e quer logo se casar. Pode ser gordo e calvo.

Vegetal: Os grãos em geral, o trigo e o milho.

Continua...

Aranel Ithil Dior