Siga-me no Twitter RSS FEED

Técnicas de Interpretações para Mapas Astrológicos


Há várias abordagens, sistemas, métodos ou técnicas de análise ou interpretação de mapas astrológicos, são eles entre outros:
  1. Visão geral, através da qual obtemos uma caracterização geral do mapa, levantando e analisando as evidências do mapa.
  2. Análise do mapa seguindo a sequência das casas terrestres, partindo da ascendente e primeira casa, até atingirmos a décima segunda casa.
  3. Análise do ascendente e dos luminares (Sol e Lua).
  4. Análise do plano mental da pessoa.
  5. Análise das condições de saúde.
  6. Análise das casas terrestres, de acordo com os triângulos e com os quadriláteros.
Lembrando ainda que exaltação é uma qualidade essencial para se entender um signo; e também que qualquer planeta em tal casa, impõe condições do mesmo naquela casa, o planeta define uma ação àquela casa.
A caracterização geral do mapa astrológico serve de base preliminar para a interpretação ou análise do mapa astrológico. Tal caracterização segue as seguintes etapas:
  1. Verificação de quantos planetas estão acima do horizonte (planetas diurnos) e de quantos planetas estão abaixo do horizonte (planetas noturnos).
  2. Verificação de quantos planetas estão à esquerda no mapa (planetas orientais) e de quantos planetas estão à direita no mapa (planetas ocidentais).
  3. Verificação da distribuição dos planetas em signos cardeais, fixos ou mutáveis (os quadriláteros).
  4. Verificação da distribuição dos planetas em signos de fogo, terra, ar e água (os triângulos).
  5. Verificação dos planetas que estão em dignidade e em debilidade.
  6. Verificação de quantos e quais planetas estão angulares, ou seja, em casas angulares do mapa (I, IV, VII e X casas).
  7. Verificação do signo ascendente e de seu regente. Neste primeiro contexto é muito importante levar em consideração as características do signo ascendente: se é passivo ou ativo, calmo ou violento, expansivo ou restrito, etc.
Agora, a análise do mapa seguindo a sequência das casas terrestres:

a) O Ascendente e a primeira casa, a característica do signo que contém o ascendente indica o contexto da personalidade do analisado. Planetas com aspectos com o ascendente, devemos primeiramente analisar os planetas que estão em conjunção com o ascendente, levando em consideração ao mesmo tempo sua posição no signo e lembrando bem que o aspecto de conjunção sempre é um aspecto forte. E é importante a verificação da posição ou localização do regente do ascendente, pois tal localização, principalmente por casa terrestre, indica o enfoque, objetivo ou interesse da pessoa.

b) A segunda casa, o signo que ocupa esta casa, a posição do regente desta casa e os aspectos que planetas nesta casa formam com outros planetas e ou pontos sensíveis (Asc e MC). Seguindo-se a sequência de planetas em conjunção, planetas em “maus” aspectos e planetas com “bons” aspectos.

Os Quatro Elementos - Parte 2


AR – “O pensamento tanto pode te defender, como pode te matar...”

O ar representa o mundo do pensamento, do intelecto, da razão e simboliza o mundo das ideias e das palavras. Do lado positivo é extremamente simpático, totalmente adaptável e social e tem muito “jogo de cintura”, agora, do lado negativo não é prático e não tem direcionamento.

Astrologicamente, o ar é também um elemento positivo e masculino, do tipo sanguíneo, expansivo, quente e úmido, cuja função é estimular as trocas com o meio ambiente, a comunicação e a expressão. Os signos de ar são os mais sociáveis e tem a habilidade para se afastar da experiência mais concreta, o que lhes dá a visão de perspectiva sobre o mundo e as pessoas. São por isso ótimos companheiros e amigos. Necessitam partilhar as experiências da vida e são ávidos por todo estímulo intelectual ou cultural, adaptando-se rapidamente as novas situações.

A nível pessoal raramente demonstram seus sentimentos mais íntimos, são vistos como pessoas frias ou indiferentes, que racionalizam seus sentimentos e não gostam de excessos emocionais. Precisam entender e questionar tudo, esquivam-se de formas de pensamentos toscas, ou primitivas.

Na vida social e profissional, os tipos aéreos são atraídos por atividades na área da comunicação, pois são versáteis, curiosos e originais. Sua grande identificação é com a informação rápida. Essas características lhe possibilitam uma eterna jovialidade.

Dentre todos os elementos, o ar é o mais civilizado, curiosamente são os únicos cujos símbolos gráficos não são representados por animais e sim por figuras humanas, ou objetos criados pela mão humana.

O elemento ar é a ponte entre a matéria e o espírito. E este elemento confere aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário: ideias, fala, comunicação, capacidade intelectual, inteligência, entender os conceitos abstratos.

Na magia, quando se quer maior capacidade de raciocínio e eloquência, é usual acender um incenso para os silfos, senhores do ar, pois, estes ajudam a desenvolver os pensamentos.

O excesso de ar confere ao nativo muitas ideias, comunicação estimulada, mas pouca ação. Relaxe mais seu lado racional e estimule mais as energias interiores.

A falta de ar implica em: faculdades mentais e sensoriais prejudiciais, e as emoções prevalecendo. Confere solidão, falta de liberdade, sempre quer ficar sozinho e não conversa muito. Pode provocar falta de ar e bronquite.

Representação: O ar, silfos, fúrias, furacões, o assopro, as espadas, a primavera, a cor amarela.
 
Casas zodiacais: III, VII e XI.
 
Plano de Vida: Mental, intelecto.


TERRA - "Seu coração é duro e forte como o diamante..."

A terra representa o mundo material e objetivo, com temperamento frio e seco e com característica coesiva. É comum aos indivíduos deste elemento um contato estreito com os sentidos físicos e com a realidade material. Seu universo precisa de direção e utilidade, pois tem um forte senso de dever.

A natureza construtiva dos signos de terra, é direcionada para a praticidade: ocupam-se com tudo aquilo que é tangível, pragmático e sólido. Seu enfoque básico é a funcionalidade das coisas. Gostam de física e matemática.

Norteado pelas sensações, deixa as considerações teóricas e intuições para segundo plano. Esta atitude acaba por restringi-los, pois lhes dá uma visão estreita, presa ao mundo das formas, o que anula qualquer outra maneira de compreensão da realidade. Por serem cautelosos tudo o que empreendem é minuciosamente calculado e organizado. São dignos de confiança, amantes da ordem e precisão.

O tipo terra sente-se a vontade com o seu corpo, sabendo expressar sem dificuldades seus desejos físicos. O difícil para estes signos é manter separados os sentimentos dos processos corporais, perdendo muito da sua intimidade psíquica. Esta é uma característica que só existe nestes signos, isto é, a inclusão do corpo em quase toda a experiência psíquica.

Sua medida de valor baseia-se no grau de rendimentos que se traduz materialmente, seja sobre a forma de posses ou da consideração geral. Com isso tornam-se muitas vezes escravo de uma rotina maçante, tendo medo de perder os pés do chão.

Este elemento confere aos signos de Touro, Virgem e Capricórnio: persistência, durabilidade, paciência, realismo, praticidade, materialização, dinheiro, o poupar e a realização.

Na magia, quando se busca acentuar o lado prático e explorar a prosperidade, é costume oferecer uma pedra ou uma maçã aos gnomos, os senhores da terra, ou duendes, pois eles estão neste elemento e ajudam a conseguir dinheiro e bens materiais.

O excesso de terra em um tema provoca materialismo, preguiça, rotina, rigidez, frieza, irritação, solidão, ambição; e o excesso de ordem atrapalham um pouco a sensibilidade e a criatividade. Se solte mais e desperte seus sentimentos profundos.

Representação: A Terra, o inverno, a cor marrom.
 

Casas zodiacais: II, VI e X.
 

Plano de Vida: Ação, densidade, eu faço, eu realizo, eu somatizo.


FOGO - "Seu calor dá a vida, sua chama oferece a morte..."

O fogo representa a luz da inteligência, da intuição, da espiritualidade, é energia radiante, fonte de calor, luz e expansão. Num plano positivista o elemento fogo confere ao nativo gosto por esportes, maior direcionamento, também tem “jogo de cintura”, é magnético, alegre, cheio de energia; e num nível negativista ele pode ser antipático, sofrer de solidão e possuir uma ambição desregrada.

É também um elemento do tipo quente e seco. Exatamente como sua expressão na natureza, os indivíduos que tem ênfase nesse elemento são exuberantes, ardentes, apaixonados, brilhantes e esquentados. Sua energia vital flui espontaneamente, surgindo de uma forma dinâmica, criativa e voluntariosa.

Esta auto-expressão de caráter é fundamental para as pessoas de fogo. Para estes indivíduos, a vida é um infinito mar de possibilidades a explorar sem fronteiras e sem limites. Na vontade e na consequente afirmação da vida, estes signos tendem a seguir em frente, libertados de cada momento do passado, seja ele qual for.

Capaz de inspirar, conduzir e apoiar os outros, é aí que se encontra todo o seu carisma. Possuem uma fé inabalável na generosidade do destino, jogando com a vida, dinheiro e emoções muitas vezes de uma forma irrefletida, sem avaliar as consequências dos seus atos.

Tem o hábito de exagerar em seu comportamento, dramatizando situações mesmo quando sozinhos, e que precisam deste colorido e das suas fantasias para se sentirem vivos. Se por ventura entram em contato com a monotonia da vida, são capazes de entrar em pânico.

No seu lado sombrio, o fogo é por demais auto-centrado, tornando-se insensível à condição do outro, o orgulho e a vaidade dificultam em muito o reconhecimento dos seus erros e frustrações. Sofrem com febres altas, doenças agudas e enfarte.

Esse elemento confere aos signos de Áries (luta), Leão (brilho) e Sagitário (filosofia): criatividade, brilho, vontade, energia, inspiração, iluminação interior, entusiasmo, impulsividade, atitudes menos pensadas, respeito, praticidade, ambição, inteligência, intelectualidade e ação.

Na magia, quando se quer atingir a elevação espiritual, acende-se uma vela para as salamandras, senhoras do fogo, pois são elas que levam o nosso recado ao reino angelical.

O excesso de fogo confere ao nativo capacidade de conseguir atingir tudo o que está à sua volta, mostra também uma pessoa muito afetiva, mas para poder tomar uma decisão, precisa se acalmar e colocar as ideias em ordem; procure ter mais tranquilidade.

A falta de fogo implica em carência de brilho e um desequilíbrio da identidade.

Representação: O fogo, as salamandras, o verão, a cor vermelha.
 

Casas zodiacais: I, V e IX. É o triângulo da Vida.
 

Plano de Vida: Espiritual, intuição.


ÁGUA - "Sacie minha sede mas não me afogue em tuas águas..."

A água representa o sentimento e o mundo das emoções, é fluente e tem temperamento linfático, e é do tipo frio e úmido. Num plano positivo a água confere intuição, profundidade, simpatia, adaptação, emotividade, sociabilidade, romantismo e num plano negativo timidez, introspecção e um exagero emocional.

No conhecimento astrológico a água representa também a vida instintiva, íntima e subjetiva. Pessoas cujos mapas tem ênfase nesse elemento falam a língua do coração e por isso são muitas vezes irracionais, permeáveis e mesmo imprevisíveis. Suas atitudes frequentemente infantis, são como crianças que esperam do mundo respostas sentimentais de aprovação e afeto.

Os signos de água são os mais enigmáticos do zodíaco. Receptivos, envolvem-se profundamente nos relacionamentos pessoais, pois sabem “mergulhar” na intimidade do outro. Sua noção da realidade dependem daquilo que podem sentir, o que os tornam aptos a grandes decepções amorosas.

Em nome da paixão e da entrega, os tipos de água absorvem tanto o parceiro que terminam por paralizá-lo, sendo notadamente o elemento que desconhece os limites na relação amorosa. De temperamento sensível e intuitivo, possuem uma imaginação criativa e deliciam-se com suas próprias fantasias.

Na vida social são afáveis e cordiais e não tem receio de expor suas fraquezas. Tornam-se cativantes porque, mais que ninguém, os signos de água captam as necessidades dos outros, sem fazer julgamentos ou discriminações.

Este elemento confere aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes: intuição, sentimentos, sensibilidade, emoção, mediunidade. Todos os signos de água são signos cármicos.

O excesso de água provoca sentimentos que fluem desordenadamente, a pessoa é muito emotiva, tem muita sensibilidade e sensações; tente equilibrar-se em suas energias interiores e em seus conflitos emocionais.

A ausência de água carece da capacidade de sentir profunda e intuitivamente, carece de sensibilidade, as emoções são controladas, não demonstram seu estado de espírito.

Na magia, quando se quer encontrar novos rumos para o amor ou atingir equilíbrio emocional, costuma-se oferecer uma vasilha com água para as ondinas, senhoras da água; as sereias e mantras também fazem parte deste elemento, elas ajudam no amor e na intuição.

Representação: A água, o outono, a cor azul.
 

Casas zodiacais: IV, VIII e XII. É o triângulo do Destino.
 

Plano de Vida: Desejo, psique, emoção, sentimento.

Os Quatro Elementos


A astrologia é baseada nos quatro elementos do universo: Ar, Terra, Fogo e Água, cada qual representando um aspecto da natureza humana.
 
Cada um dos quatro elementos é representado por três signos, formando assim quatro trígonos. Utilizar a magia dos quatro elementos é, simplesmente, seguir as leis e os acessórios fornecidos pela Mãe-Terra.

A astrologia é a leitura da linguagem simbólica da energia criadora que se manifesta na natureza. Os quatro elementos, representam diferentes formas de expressão dessa energia e são os construtores invisíveis das estruturas da vida.

Cada elemento é, portanto, um tipo básico de consciência ou atividade que opera em cada indivíduo. Cada pessoa responde a essa influência de um modo particular, conforme o modelo básico que corresponde ao seu mapa de nascimento.

O balanço dos elementos permite identificar se essas quatro forças do universo estão equilibradas ou desbalanceadas na psique das pessoas.

O elemento água traz a sensibilidade, a emotividade e a empatia. Elemento da natureza apontado como o princípio de todas as coisas. Representa a purificação, a regeneração, a profundeza e o infinito. Em quase todas as culturas, a água aparece como símbolo da força feminina e da emoção, associada à fertilidade e à vida. No aspecto negativo, a água simboliza a destruição.

– O elemento terra traz a estabilidade, a praticidade e o contato com a realidade. É o oposto do céu e está associada à força feminina e a tudo o que é misterioso. Representa o concreto, o real e em muitas culturas, relaciona-se à “Grande Mãe”, fonte dos alimentos e da vida. 

– O elemento fogo traz a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade. Elemento da natureza que simboliza o poder regenerador, a purificação, a destruição necessária para o renascimento. Fascina o homem desde a antiguidade, foi venerado por muitos povos e está presente em quase todas as cerimônias iniciáticas. Relaciona-se ao sol e à luz.

– O elemento ar traz o pensamento racional, a intelectualidade e a sociabilidade. Elemento da natureza que simboliza a instabilidade, a mutação constante e o movimento. Representa a força masculina, está relacionado ao pensamento e à comunicação. 

Para exemplificar um balanço de elementos vamos entender o que acontece com uma pessoa que possui muitos planetas em signos de fogo. Isso implica que essa pessoa possui um desequilíbrio dos elementos devido ao excesso de fogo. E isso traz consequências para a formação psíquica dessa pessoa, fazendo com que ela tenha um excesso de energia vital que traz exageros na auto-confiança, no entusiasmo e na individualidade, podendo ser uma pessoa egoísta, vaidosa, egocêntrica, sem tato, extravagante e auto-indulgente.

Nota: no pensamento taoísta chinês, os elementos da natureza podem ser classificados em 5 tipos: metal, madeira, terra, água e fogo. Esses cinco elementos não são somente os materiais aos quais os nomes se referem, mas correspondem à metáforas e símbolos para descrever como as coisas interagem e se relacionam umas com as outras.

Direção, cor e nota musical correspondentes aos 5 elementos (respectivamente): 1 Madeira (leste, verde, mi), 2 Fogo (sul, vermelho, sol), 3 Metal (oeste, branco, ré), 4 Água (norte, preto, lá) e 5 Terra (centro, amarelo, dó).
“O estímulo da vida é o equilíbrio dos quatro elementos...”

Descrição do Próprio Tema


Imagine um círculo cortado em quatro pedaços iguais, a linha horizontal que divide o círculo em duas metades, nós chamamos de eixo do espaço ou linha do livre arbítrio, ela proporciona duas partes, a superior que representa o diurno, o consciente, o extrovertido, a vida exterior, e a parte inferior que representa o noturno, o inconsciente, o introvertido, a vida interior.

Agora, uma linha vertical que divide o círculo em outras duas metades, chamamos de eixo do tempo ou linha do destino, ela proporciona também duas partes, a direita, o lado ocidental representa o alocêntrico, aquele que escuta pouco, e a parte da esquerda, o lado oriental representa o egocêntrico, aquele que sabe o que quer, que é determinado e que fala mais.

Uma vez determinado o Ascendente (Asc.), criou-se também o Descendente (Desc.), o MC e o FC, todos juntos formam os pontos que determinam ângulos de 90º, são os ângulos cardinais ou cardeais, quadraturas que tencionam, dimensionam, colocam, definem o ego, representa o “crucifixo”, ou a imagem do homem na cruz, a do Cristo, é o simbolismo do homem assumindo uma totalidade sua individual diante, para e com uma totalidade maior na vida.

Esses ângulos determinam a cruz da vida que o homem carrega por 12 estações (signos), até o “calvário”, onde sua vida se consuma, se realiza (morrer e renascer). É o básico da existência, é a interseção entre tempo e espaço, onde o ser se define em correspondência com um dado momento, o seu nascimento.

A astrologia não usa a lógica que é dual, binária, mas a analogia como raciocínio, o qual percebe funções interagindo em uma dinâmica ternária, como simbolismo chinês da vida de um homem representado por um cocheiro conduzindo uma carruagem atrelada a um cavalo, onde o cocheiro representa a mente, o intelecto; a carruagem o material, o físico e o cavalo as emoções, os desejos.

O eixo Ascendente – Descendente determina a divisão do espaço em dia e noite. O Ascendente é o “eu”, o Descendente é o “tu” ou o “outro”. O movimento do eu em busca do tu, do outro, pode se dar pelo caminho que passa pelo MC ou pelo FC.

O eixo MC – FC determina o tempo, o passado (FC) e o futuro (MC). O FC (Fundo do Céu) está associado a família, a hereditariedade, aos condicionamentos, aos hábitos. O MC (Meio do Céu) está associado ao status, a imagem social, ao trabalho no mundo.

Os quatro pontos cardinais, determinam as casas terrestres angulares: Ascendente – casa I, Descendente – casa VII, MC – casa X e FC – casa IV.
Quando o eu busca o tu, pode fazei-lo conquistando uma posição social, ou buscando afinidades com a sua própria formação no seio da família.

Nas casas de água, ou seja, no triângulo de água:

Quando o passado (casa IV) busca o futuro (casa X) passando pelo tu (casa VII), há uma morte (separar-se do passado), uma transformação, uma iniciação, pois é necessário passar pela (casa VIII).

Quando o passado (casa IV) busca o futuro (casa X) passando pelo eu (casa I), há um reconhecimento da própria essência, do projeto de vida e consequentemente, uma iluminação, um resgate do que jazia oculto no inconsciente, um maior conhecimento de si mesmo, pois é necessário passar pela (casa XII).

Nas casas de terra, ou seja no trígono de terra:

Quando o futuro (casa X) se realiza passando pelo eu (casa I), o que se obtém é o senso de valor que se atribui às coisas e a si mesmo, nesse caminho se adquire auto-estima, que é a capacidade que se tem de estimar, avaliar quanto se vale, pois foi necessário passar pela (casa II).

Quando o futuro (casa X) se realiza passando pelo filtro do tu (casa VII), o que se obtém é trabalho, disciplina, método, pois foi necessário passar pela (casa VI).

O signo onde está o Sol significa que a consciência está sintonizada e portanto, é um canal aberto de passagem de uma dada natureza de energia representado pelo signo.

Não há bons ou maus signos, assim como não há bons ou maus aspectos e ainda mapas bons ou maus. Nascemos em perfeita harmonia e sintonia com a natureza, de um dado momento no tempo e espaço. Somos como uma célula que nasce com uma determinada função dentro de um tecido orgânico.

Nossos sofrimentos e frustrações não são devidos ao nosso mapa, mas a nossa pouca ou nenhuma compreensão do que somos e a de que iremos ser e de como podemos realizar nosso ser em plenitude.

O horóscopo não diz em que nível uma pessoa está, o tema mostra potencialidades, mas só por ele não podemos saber como e em que nível alguém está atualizando estas potencialidades. Qualquer pessoa é sempre mais importante que seu horóscopo. 

Horóscopos semelhantes poderão indicar uma essencialidade comum, mas não uma mesma realidade. Um exemplo disto é sem dúvida os temas de Chaplin e Hitler.

O Rítmo


Existem três modalidades de signos no zodíaco: Cardinal, Fixo e Mutável. Cada uma das modalidades agrupa quatro signos de elementos diferentes, sendo um de fogo, um de terra, um de água e um de ar.

As manifestações rítmicas determinam as seguintes características:
 
SIGNOS CARDINAIS (angular)

O início, a cruz cardinal (RELACIONAMENTO e INDEPENDÊNCIA) e a disponibilidade.

Os signos cardinais se caracterizam pela ação, a impressão de uma nova atitude e de um novo movimento, buscando um desafio. São signos com mais iniciativa que os demais. O Asc., Desc., MC e FC são pontos cardinais e signos cardinais são aqueles que dão impulso, começo, iniciativa, criatividade, projeto, ideia, origem às coisas, conferem atividade, energia, coragem, audácia, rapidez, espírito de pioneirismo, ambição, ardor, autenticidade, senso de direção e de prioridade. Mas também conferem irreflexão, despotismo, dispersão e orgulho. São eles um signo de cada elemento: Áries (fogo), Câncer (água), Libra (ar) e Capricórnio (terra).

SIGNOS FIXOS (sucedente)

O meio, a cruz fixa (POSSE e PODER) e a entrega.

Os signos fixos se caracterizam pela preservação de sua atitude e de seu movimento inicial. São signos com mais convicção que os demais. São aqueles que são estáveis, que dão maior densidade à matéria, que conseguem as coisas devagar, que vão até o fim, que tem os pés no chão, conferem afirmação, lealdade, confiabilidade, prestígio, posição, bens, resolução, concretização, realização, concentração, reflexão e constância; mas também frieza, obstinação, teimosia, egoísmo, lentidão e apatia. São eles: Touro (terra), Leão (fogo), Escorpião (água) e Aquário (ar).

SIGNOS MUTÁVEIS (cadente)

O fim, a cruz mutável (CONHECIMENTO e FINALIDADE) e o significado.
Já os signos mutáveis se caracterizam pela adaptabilidade. São signos mais flexíveis que os demais. São os signos elementos de transformação, transmutação, alteração, mudanças, sabedoria, entendimento, que dão ritmo as coisas, que tem um envolvimento com o próximo, confere também sensibilidade, flexibilidade, versatilidade, mutabilidade, percepção e adaptação. São os signos do doar-se, submeter-se, do ser usado e servir ao próximo. Mas também inconstância, inércia e depressão. São eles: Gêmeos (ar), Virgem (terra), Sagitário (fogo) e Peixes (água). 

Através do balanço das modalidades, na leitura de seu mapa, podemos saber se temos um equilíbrio entre atitude, convicção e flexibilidade, ou se você possui algum desses atributos em maior evidência que os demais.

Regras de Morin


As regras citadas a seguir são baseadas em aforismos do grande astrólogo do século XVII, Jean-Baptiste Morin de Villefranche, um dos fundadores da astrologia moderna.
Selecionamos aqui, aquelas que consideramos as mais importantes dentre as regras gerais para a interpretação do tema celeste, regras que permanecem imutáveis em sua validade e universalmente aceitas por sua perfeição e eficiência.
  1. Deve-se considerar em primeiro lugar o estado celeste (signos) de um planeta como regulador da qualidade de seus efeitos, em seguida seu estado terrestre (casas) para decidir sobre a categoria desses efeitos.
  2. A presença física de um planeta constitui a determinação mais poderosa, olhar todos os planetas domiciliados, em seguida vem a regência e os aspectos.
  3. Quando uma casa astrológica não é ocupada por nenhum planeta, julga-se sobre a realização ou não das coisas significadas essencialmente por essa casa segundo a natureza e o estado de seu regente ou regentes, se há mais de um.
  4. O horóscopo (ascendente) tem uma significação mais forte com relação à vida e à constituição da pessoa do que seu regente, se este não está presente na primeira casa, os aspectos que o ascendente recebe são, neste caso, mais importantes que os que seu regente recebe. A mesma observação se aplica ao MC.
  5. Toda casa astrológica possui uma significação essencial e também uma significação acidental, que se refere na verdade à casa que lhe é oposta, um planeta benéfico por natureza, em estado celeste favorável e numa casa desafortunada (VI, VIII e XII, às vezes a VII) diminui por si mesmo aquilo que essa casa significa essencialmente de mau, enquanto favorece o que ela significa acidentalmente de bom. Por outro lado, um planeta maléfico, qualquer que seja seu estado celeste, anuncia sempre impedimento quanto às significações acidentais, quando elas são benéficas, e realizarão, quando elas são maléficas.
  6. Quando um planeta é regente da casa na qual está fisicamente presente, seus efeitos adquirem maior intensidade.
  7. Quando um planeta rege uma casa astrológica diferente daquela que ele ocupa fisicamente, as significações dessas duas casas se combinam, no entanto, segundo a regra número 2, o resultado dessa combinação pende mais para as significações ligadas à casa ocupada pelo planeta.
  8. Os aspectos que um planeta recebe podem exercer sobre ele uma determinação complementar, segundo as significações pertinentes ao planeta do qual esses aspectos procedem, em virtude de sua posição ou de suas regências no tema.
  9. Um planeta está sob uma dependência mais estreita de seu regente ou dispositor (diz-se do planeta que governa ou rege a casa que ele ocupa), quando está em conjunção ou em aspecto com ele. Quando um planeta está em mau estado celeste ou terrestre em uma casa, mas o regente dessa casa está em estado favorável, as coisas significadas por esses planetas (e caberia acrescentar as coisas significadas por essa casa) irão mal no início, mas tomarão um rumo favorável mais tarde, sobretudo se o planeta em questão se aproxima (ou se aplica) a um aspecto favorável com seu dispositor. Pelo contrário, se ele está em estado favorável, mas seu governante em estado desfavorável, o êxito ou benefício do início se transformarão em infortúnio.
  10. Quanto mais planetas estão fisicamente presentes numa casa, mais essa reunião pressagia alguma coisa de extraordinário com relação às coisas significadas por essa casa. Eles atuam cada um conforme sua natureza própria, o planeta mais poderoso nesse caso será aquele que apresentar maior analogia com os assuntos da casa em questão.
  11. Quando numa casa há um amás de planetas, uns positivos e outros negativos, estabelece-se uma resultante de seu valor, considerando o poderio do regente, se ele não ocupa a casa, e os aspectos que ele pode enviar à cúspide da casa.
  12. Quando, numa casa afortunada, um planeta positivo está próximo à ponta, e mais um planeta positivo se encontra igualmente na casa considerada, isso significa que o benefício relativo às coisas significadas pela casa será estável; se é um planeta negativo que ocupa igualmente a casa, o benefício adquirido pode ser perdido. Numa casa desafortunada, dois planetas positivos assim colocados indicam que o mal significado por essa casa não se realizará, ou pelo menos se realizará de maneira extremamente limitada. Se o planeta positivo da ponta da casa e seguido, na mesma casa, de um negativo, o mal significado pela casa se realizará com certeza, mas o nato escapará. Mas se são dois planetas negativos, os males produzidos terão um caráter muito grave, e o nato não escapará.
  13. Quando há um amás de planetas numa casa, e seu regente não a ocupa, são as coisas significadas pela casa que ele ocupa que formam o ponto de partida daquilo que esse grupo de planetas produzirá de bom ou de mau.
  14. O regente de uma casa situado fisicamente numa outra indica que as coisas significadas pela primeira serão a causa ou o ponto de partida da realização das coisas significadas pela segunda.
  15. Quando o regente da casa I está situado numa outra casa, ou o regente de uma casa qualquer ocupa a casa I, haverá sempre combinação das significações ligadas às casas em questão.
  16. O regente da casa I numa outra casa indica que as inclinações e tendências intelectuais do nato se dirigirão para as coisas significadas por esta casa.
  17. Um planeta situado em sua própria casa terá uma ação funesta sobre as significações da casa oposta, em certa medida.
  18. O regente da casa I ou da X em exílio ou queda constitui uma circunstância particular, mente nefasta. (Isto será mais válido para os nativos do Hemisfério Norte que para os do Hemisfério Sul, onde os benefícios de um planeta domiciliado ou exaltado são mais reduzidos, e os malefícios de um planeta exilado ou em queda igualmente são mais amenos, devido à inversão das estações do ano no sul).
  19. Quando o regente de uma casa qualquer está situado na VIII casa, ele indica que a morte do nato será causada diretamente pelos seres ou pelas coisas significadas pela casa que ele domina. O regente da casa VIII situado numa outra casa qualquer indica que a morte do nato se dará por causa dos seres ou coisas significadas por esta outra casa.
  20. Quando um planeta governa várias casas sem ocupar fisicamente nenhuma delas, ele pressagia a combinação das diferentes significações ligadas a essas casas. No entanto, são as significações da casa com as quais o planeta possui maior analogia que prevalecerão.
  21. Se o governante de uma casa está domiciliado significa a estabilidade das coisas, ou coisas estáveis; por sua exaltação, o planeta significa mudanças súbitas e marcantes.
  22. Se os planetas se encontram distribuídos entre as várias triplicidades (fogo, terra, ar e água), conferem múltiplas aptidões; concentrados em uma mesma triplicidade, facultam aptidões limitadas em número, mas muito marcantes em uma dada direção.
  23. Um planeta negativo é especialmente determinante quando está em mau aspecto com os planetas que ocupam a casa que ele governa.
  24. Todo planeta que forma ao mesmo tempo aspectos benéficos e maléficos exerce simultaneamente uma ação benéfica e uma ação maléfica.
  25. Os aspectos harmônicos que vêm de um planeta naturalmente benéfico produzem benefício com facilidade e abundância; eles realizam as coisas boas significadas pelas casas em que se situam e impedem que as más se verifiquem.
  26. Os aspectos maléficos que vêm de um planeta naturalmente benéfico fazem surgir dificuldades, impedimentos e privações. (É importante acrescentar que tais aspectos, ainda que maléficos, diminuem a intensidade do mal ao ligarem um planeta benéfico a outro maléfico).
  27. Os aspectos maléficos vindos de um planeta naturalmente maléfico produzem um dano considerável com relação às coisas significadas pelas casas em que se situam.
  28. Um mesmo aspecto formado por dois planetas pode ser ao mesmo tempo benéfico para uma coisa e maléfico para outra.
  29. Dois planetas em aspecto entre si se determinam mutuamente na direção das significações das casas que eles ocupam.
  30. Quando um planeta está fora de seu domicílio, seus aspectos operam de uma maneira marcante mais no sentido das significações da casa astrológica que ele ocupa do que no das significações das casas que ele domina.
  31. Na ação comum de dois planetas em aspecto mútuo o Sol precede a Lua; a Lua precede os demais planetas, e os planetas superiores precedem os inferiores; e prevalece o planeta cujo estado celeste é melhor ou que é mais poderoso por seu estado.
  32. Entre os aspectos, o aplicativo é mais eficaz que o separativo; portanto, de dois planetas que estão a ponto de formar um aspecto entre eles, é aquele que se aproxima do outro por seu movimento aparente no zodíaco que age mais poderosamente sobre as significações do outro.
  33. Quando um planeta recebe simultaneamente dois ou mais aspetos, o aspecto mais exato tem precedência sobre os demais.
  34. Quando vários planetas enviam aspectos sobre uma mesma casa, é aquele cuja natureza e ou determinações mais estão em harmonia com as significações desta casa, ou cujas determinações são, sob este ponto de vista, mais poderosas, que tem precedência sobre os demais, para a consideração de seu aspecto.
  35. Um planeta solitário (denomina-se também “agreste ou feral”), ou seja, sem conexão com um outro por aspeto ou conjunção, pressagia alguma coisa de insólito ou de extraordinário com relação às significações da casa que ele ocupa.

Progressões Secundárias


São movimentos de mais ou menos 1º por dia que o Asc, o MC, o Sol, a Lua e os outros planetas se deslocam no mapa. Exemplo: Se quisermos saber o que aconteceu com uma pessoa quando ela tinha 10 anos, pega-se o dia em que ela nasceu 01/08, acrescenta-se mais 9, onde teremos a data 10/08 (10 anos), pega-se esta data (10/08 do ano corrente), a hora de nascimento da pessoa em questão e levanta-se um novo mapa, onde se verifica os acontecimentos.

As progressões indicam onde está concentrada a ação e as janelas para oportunidades ou crises emergirão certamente.

Se progredir o Asc e o MC no sentido zodiacal, isto é, no sentido anti-horário, andando para frente no mapa, teremos os chamados aspectos de Progressão Diretas. Este movimento é exercido com 70% da participação do indivíduo.

Se progredir o Asc e o MC no sentido anti-zodiacal, isto é, no sentido horário, andando para trás no mapa, teremos os chamados aspectos de Progressão Indiretas ou Pré-Natal.

O movimento Pré-Natal significa que nós não temos um livre arbítrio, isto é, não temos participação, pois são acontecimentos que vem do mundo exterior para nós, existem 75% de circunstâncias externas.

Aspectos do Asc: São ligados ao corpo físico (saúde e viagens).

Aspectos do MC: A vida social, formaturas, entradas em faculdade e profissão.

Aspectos usados para progressões: Conjunção, sêxtil, quadratura, trígono e oposição.

Casamento pode ocorrer partindo de uma indicação do Asc ou do MC, direto ou indireto.

Favorável para o casamento em tema radical: Regente da casa I bem com o regente da casa VII, Marte que é o regente natural da casa I bem com o regente da casa VII.

O casamento em tema feminino pode ser indicado pelo Asc ou o MC, se foi favorável temos que encontrar um aspecto favorável de Sol, Marte, Júpiter, planetas na casa VII, regente da casa VII ou com Vênus pois é o regente natural da sétima casa.

O casamento em tema masculino pode ser indicado pelo Asc ou Mc, com aspecto favorável de Lua, Vênus, Júpiter, planetas na sétima casa e regente da sétima casa.

Separação matrimonial é indicada pelo Asc ou MC em mal aspecto com Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, com planetas na sétima casa e regente de sétima.

Formatura ou ingresso em faculdades. (Data da entrada ou da formatura, e ver em que faculdade a pessoa se formou). Aspectos do Asc e do MC progredido, com o Sol, Mercúrio, Júpiter, regente da nona casa, planetas na nona casa, ou qualquer planeta. Cirurgião: Marte ou Plutão. Agricultor: Saturno. Veterinário: Júpiter. Engenheiro Eletrônico: Urano. Físico Atômico: Plutão. Psicólogo: Netuno.

Viagens de negócios, aspectos com o MC progredido e viagens de lazer e prazer aspectos com o Asc progredido. Viagens favoráveis são indicadas com bons aspectos com Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Júpiter, regente da quinta casa, planetas da nona e terceira casa. Viagem marítima aspectos com Netuno. Viagem aérea ou férrea aspectos com Urano.

Acidentes aspectos com o Asc progredido, e acidentes de trabalho (profissional) aspectos com o MC progredido. Mal aspecto com Marte: carro, queimadura, armas, imprudência. Mal aspecto com Saturno, Urano e Plutão, regente do Asc. e planetas na primeira casa. Mal aspecto com Netuno, envenenamento, distração. Acidentes com Saturno: fraturas, lesões ou queimaduras.

Cirurgias, Asc com aspecto com Marte e Urano. Cirurgias de urgência necessária: Urano. Problemas com a anestesia: Netuno. Estética: Vênus, Saturno e Plutão. Cirurgia à laser: Plutão. Visão: Sol e Lua. Não recomendar cirurgias quando Marte estiver retrógrado. Cirurgia em tema feminino: Lua e Vênus (cesariana).

Nascimento de filhos, Asc em aspecto com Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, regente da casa V ou planetas na casa V. Abortos Lua progredida em mal aspecto com Urano ou Plutão.

Mudanças profissionais, aspectos com o MC. Imóvel: Saturno. Status: Júpiter. Mudanças favoráveis: Lua, Mercúrio, Vênus, regente da casa III, planetas na casa III. Mudanças repentinas: Urano. Mudanças de ordem judicial: Júpiter e regente da casa IX. Mudança de local de trabalho: Mercúrio, planetas na casa VI ou regente da casa VI.

Doenças: Asc em aspectos negativos ao regente da casa VI e da casa XII, planetas nestas casas e regentes naturais destas casas. Doença inflamatória: Marte. Contagiosa: Netuno. Tumores: Lua, Júpiter e Plutão. Doenças mentais e nervosas: Urano.

Imigração ou emigração, Asc ou MC em bom ou mal aspectos com Lua ou Plutão, casa IX, planetas na casa IX e regente da casa IX.

Promoção, bons aspectos entre o MC com o Sol, Júpiter, planetas na casa X ou regente da casa X.

Falecimento do pai: é indicado pelo Asc ou MC em mal aspecto com o Sol, Saturno, Urano, oitava casa, décima ou quarta casa, planetas nestas casas, regentes destas casas e em último caso em quincúncio.

Falecimento da mãe: é indicado pelo Asc ou MC em mal aspecto com a Lua, Vênus, Saturno, Urano, regente de oitava, quarta e décima casa.

Marte: acidente. 

Saturno: desabamento. 

Netuno: drogas, afogamento, anestesia, epidemia, doenças contagiosas. 

Plutão: coletivo

Falecimento de irmãos: Asc em mal aspecto com Mercúrio. Quando irmã: Vênus e Lua. Regente natural da oitava casa.

Falecimento do marido: MC progredido em mal aspecto com o Sol, Marte, Saturno, regente da VII e da VIII e os planetas nestas casas.

Falecimento da esposa: Asc ou MC mal com Lua, Vênus, regente da VII e da VIII e planetas nestas casas.

Aranel Ithil Dior