Siga-me no Twitter RSS FEED

Revolução Solar - RS


A Revolução Solar é um método previsivo anual que calcula-se para o momento em que o Sol chega à posição exata que ocupava no seu mapa natal. Esse encontro se produz todos os anos por volta de seu aniversário, há uma hora diferente a cada ano, sobre a qual se levanta este prognóstico que assinala os principais acontecimentos no ano compreendido entre seu aniversário atual e o seguinte.

Nesta previsão também influi a cidade onde você se encontra no dia de seu aniversário, e por isso se deduz que há cidades mais favoráveis que outras.Você pode previamente decidir em que cidade passar seu aniversário, solicitando o estudo de duas ou mais cidades onde possivelmente possa estar esse dia, e agir assim de forma mais consciente e feliz sobre determinados interesses seus.

O signo e a casa em que se encontram os luminares em um tema de RS nos dão a indicação dos assuntos de maior importância no transcurso do ano que se inicia para o aniversariante.

No caso do Sol, este não mudará de signo, mas emprestará a sua presença em casas diferentes a cada ano.

A Lua, deverá ser analisada por signo e por casa. Para maior praticidade enfocaremos apenas a presença dos luminares nas casas, cabendo ao astrólogo o bom senso de interpretar, de forma mais “afinada”, os conceitos que se seguem, os quais foram extraídos do livro As Revoluções Solares, de Sara Cavallé da Editora Obelisco (Espanha) e A Técnica das Revoluções Solares, de Alexandre Volguine da Editora Pensamento.

Outro fato que jamais deverá ser negligenciado é o lugar onde estará ou esteve a pessoa no momento do retorno solar, pois a domificação do tema da RS estará subordinado ao referido local.

Da mesma forma, jamais poderemos nos esquecer de que a “pedra de toque” é o tema natal e nunca analisaremos a RS isoladamente do referido tema, o que poderá nos levar a conclusões errôneas.

Os temas da RS nada mais são do que cartas astrológicas levantadas para o local onde se encontrar a pessoa quando o Sol retorna aos graus, minutos e segundos que ele se encontrava quando do nascimento desta pessoa.

Sol na casa I: O indivíduo fica muito voltado a ele mesmo, a aparência, ao físico e ao sucesso pessoal. Identificação da personalidade, desejo de sobressair-se, favorecimento das atividades pessoais. (reparar a casa governada pelo Sol).

Sol na casa II: Muito sucesso nos valores morais e materiais. Questões de ordem material com grande conotação de força e poder. Sorte nos negócios, ganhos fáceis e aumento da ambição.

Sol na casa III: Mente e intelecto, intensificação da comunicação do indivíduo, sucesso nos estudos, poderá haver o favorecimento dos irmãos, tios, etc. do nativo.

Sol na casa IV: As emoções (Câncer) e a família, o lar, sem aflições, existe a possibilidade de facilidades nas ações imobiliárias.

Sol na casa V: Criatividade, necessidade de expressão, ano propício à individualidade, os filhos.

Sol na casa VI: Os objetivos próprios são deixados para trás em virtude do próximo, sacrifício e saúde. O Sol com maus aspectos nesta casa indica enfermidades ou diminuição da vitalidade.

Sol na casa VII: Relações conjugais ou sociais, risco de ser eclipsado pelo cônjuge ou ter um oponente muito fortalecido, esclarecimento de uma situação matrimonial ou de sociedade.

Sol na casa VIII: Ganhos de dinheiro, herança, judiciário, crescimento financeiro do cônjuge, não é bom para a saúde masculina. Experiências profundas que operam mudanças e regeneração. Riscos de perdas masculinas no seio familiar. Aumento de rendas e diminuição de dívidas.

Sol na casa IX: O mental tende a ampliar suas fronteiras e empreender estudos, pré disposição às viagens. Libertação pelo conhecimento.

Sol na casa X: Muitas ambições, os objetivos serão perseguidos com mais força do que o habitual. Posição muito favorável para se obter o que se deseja, honras, prêmios, gratificações, aumento do prestígio.

Sol na casa XI: Os amigos, projetos, associações, etc. terão muita importância durante o ano. Com bons aspectos indica a possibilidade de facilitações, caso contrário poderão ocorrer enganos por parte das pessoas a quem depositamos confiança.

Sol na casa XII: Tendência a solidão e ao retiro. Obstáculos para estabelecer contato com as pessoas e sensibilidade muito acentuada principalmente nas questões mais trágicas. O Sol nesta casa pode “iluminar” alguns problemas de saúde no tocante à eliminação de toxinas por exemplo.

Lua na casa I: O indivíduo fica muito voltado a ele mesmo, a aparência, ao físico e ao sucesso. Aumento da sensibilidade, a pessoa consegue captar melhor as vibrações do meio onde se encontra, principalmente quando é necessária a sua intervenção. Etapa de trocas, mudanças e viagens. Forte relação com a mãe. Início de vida pública.
 
Lua na casa II: Muito sucesso nos valores morais e materiais. Ganhos relacionados com o público, variações de natureza econômica (ver os aspectos).

 
Lua na casa III: Se acentua a imaginação, a sensibilidade e a receptividade. Viagens e muito movimento. Não será fácil a concentração em assuntos concretos ou rotineiros. Parentes e irmãos ocuparão grande parte do tempo durante o ano.

 
Lua na casa IV: Possível troca de residência ou modificações no lar e na família. As mulheres e notadamente a mãe estarão muito presentes, podendo até influir nos bens patrimoniais ou mesmo no trabalho ou profissão do pessoa. 

 
Lua na casa V: Principalmente em temas femininos a Lua nesta casa acentua a fertilidade e pode anunciar o nascimento de filhos. Sobretudo se a Lua tem relação direta com o Asc., a quinta casa, a Lua do radical ou o regente do tema radical. Poderá haver ainda algum benefício através de especulação financeira, mas com algum risco.

 
Lua na casa VI: Predispõe a preocupações com a saúde, com dietas e higiene no geral. no trabalho, será subordinado, porém bem remunerado (ver os aspectos). Preocupação demasiada com os detalhes.

 
Lua na casa VII: Inclina ao estabelecimento de relações sentimentais. Uma modificação na vida conjugal ou social. Com oposição ao Asc. flutuações na saúde. Em temas femininos favorece a concepção.

 
Lua na casa VIII: Transformação emocional e feminina, ganhos da família, herança, não é bom para a saúde feminina. Entrada de dinheiro independente dos seus afazeres (legal, herança, doação, divórcio). Risco para com as mulheres de sua relação. Acentua a capacidade psíquica, intuição e percepção.

 
Lua na casa IX: Os sentimentos se expandem a uma maior consciência, assim como tudo quanto não seja material. Preocupações com o religioso, filosófico e metafísico. Viagens ao exterior e aberturas. 

 
Lua na casa X: Se muito próxima do MC, popularidade. Atividades relacionadas com o público. Período em que será difícil viver para satisfazer seus próprios interesses. Notar os aspectos para descrédito ou perda de prestígio.

 
Lua na casa XI: As amizades, principalmente as femininas, terão grande importância e influência durante o ano. A mesma coisa poderá ocorrer com seus filhos adotivos ou do cônjuge. Atividades socio-políticas também estarão em alta.

 
Lua na casa XII: Tendência à solidão e ao isolamento do mundo externo. Pode marcar um ano de grandes transformações internas, assim como o de incremento da percepção extrasensorial, bem como poderá ser indicação da ação de inimigos ocultos.

Os Signos nas Casas Solares


Ao ler sobre cada Casa você estará sabendo dos dons que você tem para viver as diversas experiências da vida humana. O signo que está na cúspide de uma Casa é o signo que rege essa Casa, e por isso ele determina a forma inicial que você aborda as experiências de uma Casa.

Quando você tem uma Casa sem planeta, você não tem nenhuma energia vibrando nessa área de experiência da vida, o que não significa que você não vive as experiências dessa Casa, mas que as experiências dessa Casa estão sendo complementadas pelas experiências da Casa na qual está o planeta regente do signo que rege a Casa vazia.

Áries na casa VIII: Sexo para você envolve paixão e domínio, e nele você usa seus instintos mais básicos e se entrega de verdade. Deixe seu parceiro mais à vontade... Relaxe e peça a ele para beijar seu rosto, seus olhos, sua boca. Se mostre mais dócil e não tão impulsivo, use tons vermelhos.
 
Áries na casa X: Todos esperam que eu tenha iniciativa e competitividade.

 
Áries na casa XI: Indica ambição em projetos, bem como amigos dinâmicos e ativos.

 
Touro na casa VIII: Adora ser seduzido e quando se seduz sente dificuldade para falar sobre suas fantasias sexuais. Faça isso através do olhar, demonstrando sem medo o que sente. Toque e se deixe tocar, principalmente nas áreas do pescoço. Prepare um jantar a luz de velas antes e use tons de verde.

 
Touro na casa XII: Sendo esta casa correlacionada a dificuldades e entraves, pode indicar, neste caso, uma certa preocupação com relação a assuntos financeiros.

 
Gêmeos na casa VIII: Se precisar fingir você finge, se precisar ser direto você é. A versatilidade é sua aliada na hora da conquista, pois você impressiona por sua inteligência e psique, para se abrir a experiências novas e excitantes. Não fale tanto, use principalmente as mãos e tons amarelos.

 
Câncer na casa II: Significa que as finanças ou ganhos financeiros estão relacionados com fantasias, inconstância, oscilações, flutuações e um consenso financeiro muito ligado aos assuntos do lar. Indica também a possibilidade de ganhos financeiros por trabalhos relacionados com líquidos, com funções públicas ou junto ao público.

 
Câncer na casa VIII: Apesar de sua sexualidade ser extremamente romântica, falta a você aquele toque instintivo quando vai se entregar, fantasias você tem, mas na prática os desejos da parceria acabam prevalecendo, o que o faz um tanto submisso. Se solte mais fisicamente e aprenda a dizer o que o satisfaz. Valorize a região peitoral e use tons brancos e rosa.

 
Câncer na casa X: Todos esperam que eu seja uma mãe, que dê carinho e nutrição.

 
Leão na casa III: Indica nobreza a altivez em questões de relacionamento franco, generoso e entusiasta.

 
Leão na casa VIII: É exigente em relação a sexo, quer ser o melhor na relação e gosta que o desempenho do parceiro seja excepcional. Grande capacidade para seduzir e muita eficiência. Cuide bem dos cabelos e use o dourado.

 
Virgem na casa IV: É indicação de um lar de nascimento crítico, analítico e de pais muito inclinados ao trabalho e racionais.

 
Virgem na casa VIII: Os detalhes são importantíssimos quando o assunto é sexo e isto, pode tirar sua espontaneidade. Você precisa ser menos radical no seu comportamento e deixar de lado esta aparente frieza nas práticas da sedução. Relaxe e utilize toda esta mania de perfeição quando for cuidar do corpo. Dê uma atenção especial a área do abdômen e use tons creme e pastel.

 
Libra na casa V: Pode indicar criatividade e sentimentos equilibrados e harmoniosos, é uma sobreposição (a casa em relação ao signo) que favorece os filhos da pessoa, pois libra é regido por Vênus (planeta benéfico), e os filhos e os demais assuntos da casa V influenciam muito a pessoa.

 
Libra na casa VIII: O sexo é sempre um ato estético, é um grande sedutor, pois para agradar o parceiro é capaz de tudo, desde que a beleza esteja presente. Sua sexualidade é delicada e os tons claros de azul realçam o seu jeito clássico de ser. Abra uma champanhe e use a meia luz.

 
Escorpião na casa VI: Constitui indicação de possibilidade de problemas de saúde, em conformidade com a região do corpo governada por este signo. Dentro do prisma de trabalho, pode indicar trabalho ou ocupação relacionados com cirurgia, atividades policiais e ou militares, medicina, psiquiatria, além de atividades que dependam de investigações profundas, estratégia ou objetividade.

 
Escorpião na casa VIII: A profundidade, a realização e a transformação é vivida no sexo. Ser sex é simples, a insinuação é até sem querer, o olhar fatal, roupas provocantes, discretas, pretas, justas, transparentes vão te valorizar.

 
Sagitário na casa VII: O casamento é a busca de um ideal. Há indicação de associações favoráveis, benevolência e sentido de otimismo bem como facilidade de relacionamento com o cônjuge, os sócios e na eventual contingência de processos e litígios, a pessoa será favorecida. 


Sagitário na casa VIII: A sexualidade envolve: conquista, aventura, perigo, alto astral, otimismo e espontaneidade. Tome cuidado para não parecer infantil demais para o parceiro. Valorize suas pernas e use tons escuros e vermelhos.
 
Capricórnio na casa VIII: Sua eficiência em matéria de sexo é indiscutível. O problema é que você tem medo da intimidade que o parceiro lhe proporciona e se assusta com seus próprios desejos. Seja mais natural e deixe seu instinto guiar você, use tons terra. Pode indicar também possibilidades de recebimento de heranças constituídas de bens imóveis.

 
Aquário na casa VIII: O inesperado e a variedade de opções são os ingredientes que mais a seduzem quando você vai transar. Sem preconceitos, curte o sexo a qualquer hora e em qualquer lugar. Se precisar, tome mais iniciativas, destaque suas pernas e seus tornozelos e use tons azuis ou cores vivas.

 
Aquário na casa IX: Sendo a casa IX a que indica a filosofia, os ideais e as metas, e aquário o signo dos ideais, projetos, fraternidade e humanismo, esta sobreposição indica um ideal de liberdade e cooperação bem como de estudos científicos ligados ao humanismo e estudos de problemas sociais.

 
Peixes na casa VIII: Esta é uma sexualidade das mais complicadas, mas ao mesmo tempo, uma das mais fascinantes. Vive o sexo de forma mística e sabe seduzir de diversas formas. Explore seu olhar de sonhos e mistérios, que lhe é particular, e seus pés (existe um fascínio por salto alto). A cor violeta expande sua aura de sensualidade e te deixa muito charmoso.

 
Peixes na casa X: A indicação dos propósitos sociais e ou profissionais, fará com que a pessoa atue nestes setores segundo o contexto do signo de Peixes. Existe um idealismo no campo profissional, como também uma indecisão, ou por vezes, uma falta de objetividade profissional.

A Regência


Regente da primeira casa na oitava casa: A pessoa geralmente é responsável pela sua própria morte, suicidas.

Regente da primeira casa na décima segunda casa: Perda da liberdade, esconde a personalidade e existe a possibilidade de prisão para o indivíduo.

Regente da terceira casa na décima segunda casa: É uma indicação de que os assuntos relacionados com viagens, comunicações, relacionamentos com irmãos e parentes poderão trazer problemas à pessoa ou serem objeto de dificuldades e ou preocupações.

Regente da quarta casa na primeira casa: Isto indica uma forte influência das condições do lar em que a pessoa nasceu, sobre a vida e a personalidade da mesma.

Regente da sexta casa na terceira casa: É uma indicação de trabalho relacionado com viagens, comunicações, papéis, etc. Se estiver em virgem, indica também atividades relacionadas com computação e análise de sistemas.

Regente da sexta casa na décima casa: Indica a possibilidade de uma elevação pelo trabalho, como também um trabalho relacionado com o significado de Marte.

Regente da sétima casa na nona casa: Indica solução favorável em casos de a pessoa vir a sofrer processos; é uma indicação positiva para associações referentes a assuntos ligados ao exterior ou com estrangeiros.

Regente da oitava casa na primeira casa: A pessoa geralmente é responsável pela sua própria morte, suicidas.

Regente da oitava casa na décima casa: Glória póstuma.

Regente da nona casa na terceira casa: As viagens aéreas e ferroviárias são desfavoráveis para a pessoa, ou podem trazer apreensão e intranquilidade quando de sua eventual realização.

Regente da nona casa na oitava casa: Ideal de vida de transformação e uma filosofia de vida aprofundada. É uma indicação para estudos superiores ligados à área de humanidades (filosofia, psicologia, etc.) ou ligados aos assuntos de posteridade, vida póstuma, indicando também a possibilidade de uma viagem ao exterior relacionada com heranças ou falecimentos.

Regente da décima casa em qualquer casa: É a área onde o indivíduo vai trabalhar.

Regente da décima casa na quinta casa: Indica uma dedicação a assuntos educacionais e ou pedagógicos, bem como atividades relacionadas com diversões, especulações e criatividade.

Regente da décima casa na oitava casa: Glória póstuma.

Regente da décima casa na nona casa: É uma indicação de profissão liberal, talvez ligada ao ensino superior ou a todos os assuntos correlatos à casa IX.

Regente na décima primeira casa na décima casa: É uma indicação de projetos referentes à profissão, bem como apoio e estímulo de amigos para o êxito profissional.

Regente na décima segunda casa na primeira casa: É uma indicação de que os inimigos secretos ou ocultos tendem a prejudicar a pessoa, indica também dificuldades e obstáculos às ações da pessoa.

Nódo Norte em Câncer


Quem tem o Nodo Norte em Câncer há de aprender a desenvolver as qualidades cancerianas. E isso para você é um desafio, porque você tende a se acomodar no Nodo Sul em Capricórnio, e quando você se acomoda em Capricórnio você não evolui nem no campo espiritual, nem no campo pessoal.
Você é uma pessoa muito propensa aos defeitos capricornianos, muito severa, fria e preocupada com o status, com o reconhecimento do seu esforço e com as questões profissionais, esquecendo-se de dar e receber nutrição emocional, de trocar afeto e carinho.

Você não vai conseguir se desprender totalmente do seu Nodo Sul capricorniano para viver somente o Nodo Norte canceriano porque você precisa deste Sul capricorniano para liberar energia. Mas é seguindo em direção ao Norte, em Câncer, que você ganhará energia e se desenvolverá em todos os aspectos de sua vida...
Portanto você deve transcender e caminhar do Sul para a direção Norte, esforçando-se para desenvolver sua sensibilidade, para trocar emoções com as pessoas e conhecer os sentimentos dos outros. Isso sem perder a capacidade capricorniana de assumir responsabilidades. Aprenda que você pode trocar emoções e sentimentos com os outros. Desenvolva a capacidade de estabelecer laços de intimidade, vá ao encontro de sua emotividade.

Seja uma pessoa um pouco mais tolerante e menos exigente consigo e com os outros. Não se dedique somente a obter sucesso na vida, às conquistas sociais e profissionais. Seja uma pessoa menos preocupada com os assuntos de poder e não queira administrar tudo ao seu redor. Desenvolva seu lado mais familiar e romântico. Crie laços de afetividade e intimidade.

Não se considere superior aos outros e aprenda a se desculpar quando errar. Não reclame da dureza da vida, reclame da falta de acolhimento, de romantismo, de amor materno e paterno, e da falta de calor humano.

De acordo com a interpretação dos astrólogos kármicos, que acreditam em vidas passadas, em outras vidas você se preocupava muito com o sucesso e o reconhecimento de seu esforço. Você foi uma pessoa muito ambiciosa, com desprezo pelos outros, fria e sem compaixão. Mas nesta encarnação você deve aprender a doar, a nutrir física e emocionalmente. Você deve se relacionar com pessoas que ajudem você a expressar sua emotividade. Você deve desenvolver qualidades como sensibilidade, romantismo, amabilidade, intimidade e humildade.

Nodo Norte na Casa 12: Seu desafio é transcender das experiências vividas na Casa 6 para as experiências vividas na Casa 12. Você vai viver as qualidades do signo do seu Nodo Norte na área de experiência da vida na qual você busca se integrar ao Universo. Exatamente na área oposta à área de experiência na qual você realiza os acontecimentos do seu dia-a-dia. Você deve viver as experiências de comunhão universal e de espiritualização que a crença nas forças cósmicas propiciam. Você tende a viver em função do seu cotidiano e da sua necessidade de ser útil. Desenvolva seu sistema de fé. Cuide da sua saúde sem exageros.

Os Nódos Lunares

NODO LUNAR NORTE E NODO LUNAR SUL


 Os “kármicos” acreditam que a vida é uma etapa do processo de transmutação do espírito, que evolui através de sucessivas reencarnações até sua união ao infinito.

Do ponto de vista da astrologia kármica o Nodo Lunar Sul representa a porta de entrada na vida atual, onde estão as experiências vividas em excesso na vida passada; e o Nodo Lunar Norte representa as experiências que deve-se aprender a viver na vida atual.

O Norte, também chamado de Nó Lunar Capital ou ainda Cabeça do Dragão, representa o individual coletivo, o eu em relação a humanidade. A ponte onde nós devemos desenvolver os contatos; e o Sul, o Nó Lunar Caudal ou Cauda do Dragão, representa os carmas passados.

Nodo norte em Áries e Nodo sul em Libra – Em vidas passadas, a pessoa se submeteu aos outros, a ponto de esquecer de si mesma. Nesta vida, sua tarefa é afirmar a própria identidade e acreditar em seu potencial para se tornar um autêntico líder.

Nodo norte em Touro e Nodo sul em Escorpião – Em vidas anteriores, a pessoa não desenvolveu interesses próprios. Seu desafio agora é realizar-se em algo que considere significativo. E não culpar os outros ou a sociedade pelos seus fracassos.

Nodo norte em Gêmeos e Nodo sul em Sagitário – A pessoa traz de vidas passadas conhecimentos que devem ser postos em prática na vida atual. Precisa portanto, difundir toda a sua sabedoria acumulada e ser humilde para aceitar novos ensinamentos.

Nodo norte em Câncer e Nodo sul em Capricórnio* (maiores explicações na próxima edição) – Em vidas passadas, a pessoa foi superprotetora e muita gente submeteu-se voluntariamente ao seu domínio. Assim, nesta vida, ela deve aprender a não se sentir o centro de todas as situações, pois, a pessoa se considera muito especial.

Nodo norte em Leão e Nodo sul em Aquário – No passado a pessoa teve grandes ideais não concretizados. Agora, sua missão é transformar os sonhos em planos bem elaborados, antes de colocá-los em prática. Para isso, deve desenvolver a auto-disciplina.

Nodo norte em Virgem e Nodo sul em Peixes – Em vidas passadas, a pessoa sofreu muito. Por isso tende a ser introspectiva e negativista. Nesta vida, pode ser levada a exercer atividades que exijam espírito de sacrifício, para combater sua auto-piedade.

Nodo norte em Libra e Nodo sul em Áries – Em vidas anteriores, a pessoa foi muito independente e tinha uma personalidade forte. Na vida atual sua tarefa é abrir mão do individualismo e ser mais compreensivo e companheiro com a pessoa amada.

Nodo norte em Escorpião e Nodo sul em Touro – Em vidas anteriores, a pessoa foi excessivamente apegada aos bens materiais. Agora precisa entender que o dinheiro existe para servi-la e não o contrário. E fazer uma revisão de seus valores.

Nodo norte em Sagitário e Nodo sul em Gêmeos – Em outras vidas, a pessoa foi muito curiosa e teve a mente agitada. Na vida atual, está sempre com a cabeça ocupada com mil ideias. Precisa aprender a ter um pensamento de cada vez e aprofundá-los.

Nodo norte em Capricórnio e Nodo sul em Câncer – Em vidas passadas, a pessoa dependeu de sua família, financeira e emocionalmente e não amadureceu. Seu carma nesta vida é atender as necessidades e exigências dos familiares para adquirir maturidade.

Nodo norte em Aquário e Nodo sul em Leão – Em vidas anteriores, a pessoa teve muito orgulho dos próprios talentos, a ponto de se sentir superior aos outros. Sua missão agora é aprender a desenvolver atitudes mais fraternas em relação aos outros.

Nodo norte em Peixes e Nodo sul em Virgem – Em encarnações anteriores, a pessoa foi muito crítica. Por isso, nesta vida, tende a se sentir não valorizada, sobretudo no trabalho. Precisa saber que a solução de seus problemas está em seu eu interior.

Astrologia Cármica - As Vidas Passadas


É preciso esclarecer que toda astrologia é cármica, desde que se admita que os positivos ou negativos mostrados no mapa astral natal, não são heranças genéticas; que deve haver algum motivo para que alguns sejam tão bem aquinhoados pela sorte, enquanto outros deserdados por ela tanto materialmente quanto espiritualmente. Este motivo chama-se Karman.

No Oriente, a prática astrológica sempre esteve ligada às ideias da reencarnação e do karman. Temos que abrir um parênteses aqui para explicar a noção de karman. A ideia que os ocidentais tem do karma é de algo negativo quando, na verdade, karma é equilíbrio, polaridade, a contrapartida de uma ação.

Tal como na lei mecânica de Newton – “a cada ação corresponde uma reação igual e em sentido contrário”. O karma é neutro!

Vai depender da natureza da ação: se boa ou má. A tradição astrológica ocidental, firmada a partir dos escritos de Ptolomeu, Kepler e Mrin de Villefranche, para citar os mais significativos, desenvolveu-se centrada nos acontecimentos, nos eventos exteriores da vida humana e não em suas causas.

Foi apenas no fim do século XIX, que os pioneiros ocidentais da astrologia esotérica – teósofos, antropósofos e rosacruzes – foram beber nas águas da tradição hindu e budista. Entre eles, estava o inglês Alan Leo.

Segundo Leo, a astrologia, sem os antigos ensinamentos referentes à reencarnação e ao karma, careceria de valor permanente, seria mesmo inútil em auxiliar o homem a lançar uma luz sobre os problemas das desigualdades da vida humana.

É claro que se pode estudar astrologia sem levar em conta essas ideias mas, é como estudar o corpo humano como se fosse apenas uma máquina, sem avaliar o quanto a parte emocional e psicológica influenciam esse maravilhoso mecanismo.

Os orientais procuram agir de modo a evitar criar o carma negativo e, consequentemente, reencarnações humilhantes e dolorosas. Alcançar um estágio elevado de evolução espiritual onde não seja mais preciso reencarnar-se, é o objetivo de suas vidas.

Paramahansa Yogananda, um dos primeiros mestres indianos a expor suas ideias no ocidente, diz acerca da astrologia que, uma criança nasce num dia e numa hora em que os raios celestes estão em harmonia matemática com o seu karma individual.

Seu horóscopo é um retrato desafiador que revela o seu passado inalterável e os seus prováveis resultados futuros. Diz ele ainda que: as sementes do karma passado não podem germinar se forem queimadas no divino fogo da sabedoria e quanto mais profunda for a compreensão do homem, mais ele influenciará o universo e menos será afetado pelo fluxo dos fenômenos.

O mapa natal portanto, mostra o uso devido ou indevido que fizemos de nossos talentos no passado, fruto de nossa liberdade, de nosso livre arbítrio.
Não podemos culpar as estrelas...

Para o astólogo de orientação esotérica, importa saber como utilizamos nossos recursos, não quem fomos em vidas anteriores. Vários fatores, entre outros, os planetas posicionados nas casas de água, ou em signos tidos como kármicos, as retrogradações e interceptações, aspectos entre planetas pessoais e superiores, os nodos lunares, etc., fornecem algumas pistas.

Que essa revelação não seja nunca desencorajadora mas, ao contrário, um sinal de que se começa a trilhar o caminho do auto conhecimento.

O Tarô

Posted in

AS CARTAS DOS OCULTISTAS



Em 1919, quando foi concebido pelo ocultista inglês Arthur Edward Waite, o Tarô de Rider, nome da primeira editora que o publicou, trouxe uma inovação: a estreia do arcano O Louco como número zero, colocado antes de O Mago, e não como 22. É que para Waite, que associava o Tarô à Cabala, O Louco corresponde à letra “aleph”, a primeira do alfabeto judaico.

Foi também o interesse pelo ocultismo que levou o nobre italiano Francesco Sforza, casado com a filha do déspota milanês Filippo Visconti, a contratar os serviços de um artesão para a criação do Tarô Visconti-Sforza, no século XV. Suas belíssimas cartas, de cores escuras e fortes, representam os membros das duas famílias e não tem autor definido. O baralho original está exposto na Biblioteca Pierpont Morgan-Bergamo, em Nova York.

O Tarô de Marselha é o mais antigo Tarô de que se tem registro histórico. Proveniente da França. Já no século XV e com esse nome, esse baralho era bastante popular na Europa. Com figuras que se destacam pela simplicidade, o Tarô de Marselha ganhou traços e cores novos no século XVIII, pelas mãos do ilustrador marselhês Fautrier.

A influência da cultura cristã nesse Tarô é facilmente observada, o arcano 5, por exemplo, que em outros baralhos tem o nome de O Hierofante, no Tarô de Marselha chama-se O Papa; e a carta 15, O Diabo, além de apocalíptica reproduz perfeitamente a ideia de sofrimento e de pecado. Este Tarô é o baralho mais usado no Brasil.

Todas as figuras das cartas têm algumas cores, sete, e cada uma delas têm um significado importante e é preciso dar atenção a elas durante a interpretação.
  • A cor azul é a cor do céu e do mar, parece não ter fundo nem fim e leva à emoção, à intuição e à fé;
  • o vermelho lembra sangue e fogo, representa energia e determinação, tanto física quanto espiritual;
  • o amarelo é a cor do verão e do sol, representa a inteligência e a intelectualidade;
  • o verde é fruto da união do sol e do céu, que fazem brotar a natureza, é a cor do renascimento, do crescimento e da esperança;
  • o bege é a cor da nossa pele, ela remete diretamente aos bens materiais;
  • o branco e o preto são cores absolutas, o branco contém todas as outras e é luz pura e o preto é a ausência de cor, lembrando a escuridão e o mistério, representa os aspectos insondáveis da natureza humana.
Retratando símbolos e figuras de seu país de origem, o Tarô Egípcio mantém a numeração proposta pelo Tarô de Marselha mas tem nomenclatura própria. O arcano 13, habitualmente chamado A Morte, aparece no Tarô Egípcio como A Imortalidade e O Diabo ganha o nome de A Paixão.
Não se sabe ao certo quando este baralho surgiu. Sua criação é atribuída a sacerdotes do antigo Egito, herdeiros da sabedoria da Atlântida. Conta a lenda que, um grupo de sacerdotes egípcios, percebeu que havia uma conspiração e que eles seriam mortos. Antes de suas mortes, resolveram registrar seus conhecimentos sobre o mundo e as pessoas, em desenhos e figuras que resumissem todas as emoções e experiências vividas pela humanidade...


Notas:

O Tarô consiste em 78 lâminas, sendo 22 arcanos maiores que funcionam como arquétipos do consciente coletivo, revela também a condição e o potencial espiritual das pessoas e 56 arcanos menores que lidam com realidades mais mundanas, atividades, posição social, situação doméstica, etc.
Os arcanos intermediários são as figuras: Rei, Rainha, Valete e Cavaleiro. Toda carta despida denota fragilidade principalmente emocional.
No Tarô geral as cartas mais fortes são: A Papisa o número 2 – que quer dizer o mais difícil e o Ermitão o número 9 – que é o guru.

No Tarô Egípcio a carta mais forte é o arcano 7 – O Carro. Na cabala a carta mais forte é o arcano 10 – A Roda da Fortuna.

A magia das cartas consiste justamente na manipulação das cartas, que são um conjunto de símbolos. Através desta manipulação os símbolos podem ser misturados (embaralhados) e distribuídos de forma “aleatória”.

Entretanto a arte mágica da adivinhação nos diz que a energia concentrada, daquele que procura respostas, passa para as cartas que se põem sobre a mesa, de modo a indicar as respostas procuradas através de suas simbologias.
Os naipes são cada um dos quatro símbolos com que se distinguem os quatro grupos das cartas de jogar: ouros e copas, paus e espadas.

Oração ao Criador


 
Divino Criador Pai, Mãe, Filho, todos em Um,
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados
Ofendemos tua família, parentes e antepassados
Em pensamentos, palavras, fatos ou ações
Desde o inicio de nossa criação até o presente;
 
Nós pedimos teu perdão
Deixe que isto se limpe, purifique, libere
E corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas
Transmuta essas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.
 
Para limpar meu subconsciente
De toda a carga emocional armazenado nele,
Digo uma e outra vez durante meu dia
As palavras chaves do Hooponopono
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Me declaro em paz com todas as pessoas da Terra
E com quem tenho dívidas pendentes
Por esse instante em seu tempo
Por tudo o que não me agrada de minha presente vida
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Eu libero todos aqueles de quem acredito
Estar recebendo danos e mal tratos
Porque simplesmente me devolvem
O que eu os fiz antes
Em alguma vida passada
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Ainda que me seja difícil perdoar alguém
Eu sou quem pede perdão a esse alguém agora
Por esse instante em todo tempo
Por tudo o que não me agrada de minha vida presente
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Por este espaço sagrado que habito dia a dia
E com o qual não me sinto confortável com isto
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente
De minha vida passada, de meu trabalho
Ou o que está ao meu redor
Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
 
Se meu corpo físico experimenta
Ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor...
Pronuncio e penso: minhas memórias, eu te amo
Estou agradecida pela oportunidade de libertá-los a voces e a mim
Eu sinto muito, me perdoa, obrigado, eu te amo.
Neste momento afirmo que ...eu te amo.
 
Penso em minha saúde emocional
E na de todos os meus seres amados...te amo
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo
Reconheço as memórias aqui.....sinto muito, te amo.
 
Minha contribuição para a cura da Terra
Amada Mãe Terra, que és quem Eu sou
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados
Te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações
Desde o inicio de nossa Criação até o presente
Eu peço teu perdão
 
Deixa que isto se limpe, purifique, libere e corte todas
as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmuta estas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.
 
Para concluir, faço de teu conhecimento
Que este áudio é minha contribuição
À tua saúde emocional
Que é a mesma minha
 
Então esteja bem.
E na medida que tu vais te curando, eu te digo que
Eu sinto muito pelas memórias de dor que comparto contigo.
 
Te peço perdão por unir meu caminho a ti para curar
Te dou as graças porque estás aqui por mim
E eu te amo por ser quem és.

Vertex




Matematicamente falando, um vertex é um ponto angular dentro de qualquer corpo angular, ou melhor, é um ponto dentro de um ângulo, ou, o ponto do meio entre dois pontos devidamente pré-determinados. 
 
Astrologicamente falando, o Vertex tem a função de encontrar um ponto entre o horizonte e o Zênite no lado oeste do mapa natal, ou seja, se em um mapa natal, o Ascendente - AC é o signo que está ascendendo no céu na parte leste, o Vertex é o signo que está perpendicular a estes dois pontos, mas no oeste.


Por ser conhecido como um segundo AC, ele nos informa mais sobre as partes obscuras de nosso ego, nossos recalques e nossa psiquê que muitas vezes relutamos em perceber ou até mesmo enfrentar. Este ponto concentra os fantasmas a serem exorcizados na vida de um nativo. Por outro lado, este ponto também concentra grande vitalidade e dependendo da Casa Solar, nos informa o ponto central da personalidade da pessoa e onde ela poderá melhor se desenvolver ou gastar muita energia durante sua vida.


Como o AC de um nativo nos informa sobre as características pessoais, ou melhor, as ferramentas que essa pessoa utilizará durante sua vida, o Vertex nos informa a maneira como ela se desenvolverá. Da mesma forma como o AC nos informa também sobre os resquícios de outras vidas, o Vertex nos informa onde, exatamente, estes resquícios se concentram na vida atual do nativo.

Por causa da inclinação da Terra, este ponto também é conhecido como o AC Equatorial.


Fala-se que na Sinastria, a relação do Vertex de um parceiro, com planetas do outro, indica conexões profundas segundo a natureza do planeta.


Vertex em Áries - Esta pessoa tem grande necessidade de encontrar sua independência pessoal, entretanto para isso ela deve aprender a ser egoísta. Provavelmente em vidas passadas esta pessoa não utilizou bem sua liberdade de expressão e de vontade e, nesta vida, ela precisa encontrar o ponto entre sua individualidade e o espaço do próximo.


Vertex em Touro - O trabalho tomará grande parte de sua vida. Encontrar o ponto de equilíbrio entre família e realização profissional será sua missão nesta vida.


Vertex em Gêmeos - Este nativo tem grande necessidade de se expressar. Pode ser que em vidas passadas, este indivíduo possuiu problemas na fala ou até mesmo no aprendizado e, portanto, na maneira de melhor expressar suas idéias. Nesta vida, deverá encontrar o equilíbrio entre suas idéias e a demanda cultural que o cerca.


Vertex em Câncer - A vontade de se calar ou até mesmo de se isolar diante de algum acontecimento que feriu este indivíduo, é seu grande desafio. Este nativo deve buscar verbalizar suas opiniões e não se esconder atrás da melancolia e do ressentimento.


Vertex em Leão - Resistir a grande vontade de sempre protagonizar todos os papéis, acabará sendo a grande demanda deste nativo. Equilibrar o ego e a vontade quase inconsciente de sempre estar representando alguém que sempre é maior que a própria pessoa, é sua missão.


Vertex em Virgem - Controlar as compulsões que acompanham este nativo, é sua demanda. Este é um dos vertex mais complicados do zodíaco, pois leva o nativo a encontrar, na obssessão de suas compulsões interiores, a melhor forma de se relacionar energiticamente com qualquer acontecimento que lhe acometeu. Saber equilibrar estas energias é seu desafio.


Vertex em Libra - Saber ser justo e viver a justiça é a única maneira de enfrentar os revéses deste Vertex. Por isso, situações injustas e na qual o nativo deverá se impôr, são esperados.


Vertex em Escorpião - Lidar com as descepções do amor e a vontade de se vingar do parceiro para cobrar o sentimento liberado, é o desafio deste nativo. Aprender a dar uma resposta à vida que não seja a vingança é sua missão.


Vertex em Sagitário - Aprender a perceber que tanto você quanto seu próximo necessitam de liberdade e de espaço é a demanda deste nativo. Aprender a respeitar as crenças, os sentimentos e os "horizontes" alheios e os próprios é a missão para esta pessoa.


Vertex em Capricórnio - Aprender e não sentir medo e a perceber a oscilação natural da vida entre o perder e o ganhar, o partir e o chegar, e entre estar aqui e estar só, é o desafio deste nativo. Momentos de solidão e grandes temores são esperados. Vencer cada obstáculo trará grande libertação a esta pessoa.


Vertex em Aquário - Saber compreender que nem todas as pessoas nasceram para participarem de uma grande multidão é a essência deste vertex. Por isso, este nativo, sempre será impelido a estar com pessoas que não compreendem a sua grande vontade de ser uma resposta aos amigos e suas necessidades, encontrando por isso, mais egoísmo do que gostaria.


Vertex em Peixes - Saber lidar com a falta de amizade, incompatibilidade e até um extremo individualismo é a missão deste nativo. Por isso a melhor maneira para isto é começar olhando para si mesmo e perceber o quanto desses sentimentos habitam o seu interior.


O Vertex é o desafio de todos nós. Saber vencer o que ele representa ou até mesmo, melhor utilizar esta energia, é a maneira mais inteligente para alcançarmos nossa evolução espiritual.



As Casas Zodiacais



Casa I – IDENTIDADE BÁSICA: Eu, personalidade, saúde geral, é o ascendente, indica as características externas de comportamento, temperamento, habilidades naturais. A Casa 1 delimita nossa identidade básica, nossa auto-imagem e nossa imagem exterior. Ela guarda as experiências da projeção da nossa personalidade, da nossa busca de autonomia, da nossa abordagem inicial à vida e da nossa visão de mundo. O Ascendente é a cúspide da Casa 1. O signo do Ascendente rege a nossa Casa 1, é ele que define a conformação da nossa incorporação, a forma e aparência do nosso corpo, e é ele que delineia nossa auto-imagem, nossa identidade básica e nossa visão de mundo.

Casa II – VALORES PESSOAIS: Dinheiro, bens, segurança pessoal ligada às finanças, como você lida com o dinheiro, orientando as realizações econômicas, capacidade de ganhos, carinho do casal. Depois de definir nossa identidade básica na Casa 1, devemos formar nossos valores na Casa 2, onde vivemos a experiência do aprovisionamento. A Casa 2 define nossos valores pessoais, sejam estes palpáveis ou não. Ela guarda as experiências da geração dos nossos próprios recursos, das coisas da vida que nós valorizamos, de como ganhamos dinheiro, de como lidamos com nossos valores e nossas aquisições. O signo regente da Casa 2, delineia a primeira abordagem dessas experiências de valorização e aquisição.

Casa III – INTERAÇÃO E INTERCÂMBIOS: Comunicações, papo, flertes, amigos, cartas, telefonemas, pequenas viagens, irmãos, irmãs, primos, vizinhos, determina como você se relaciona com as pessoas mais chegadas, a forma que se conduz nos primeiros estudos e primeiros conhecimentos. Depois de formar nossos valores e nos provermos de recursos na Casa 2, é hora de trocar e intercambiar na Casa 3, onde vivemos a experiência de interagir, trocar e comunicar. A Casa 3 delimita nossa forma de interação com o mundo ao nosso redor. Ela guarda as experiências do nosso aprendizado básico, da nossa forma de fazer trocas, de comercializar, de comunicar e interagir com o espaço próximo, e também da nossa interação primária: com irmãos, vizinhos, colegas e outros. O signo regente da Casa 3, delineia a primeira abordagem dessas experiências de interatuação e intercâmbio básico.

Casa IV – RAÍZES E VIDA PRIVADA: Lar, mãe, estrutura familiar, seu meio e suas coisas. Raízes raciais e culturais. Abrange as características emocionais mais profundas e diz respeito à atitude em relação à família, ao lar, à pátria e às raízes, conforto pessoal, propriedades, reputação. Depois de interagir, trocar, comunicar, ir ali e aqui na Casa 3, é hora de plantar nossas raízes na Casa 4, onde vivemos a experiência de fundamentar nossa existência. A Casa 4 delimita nossa intimidade, o fundo de nossa alma e os alicerces de nossa psique. Ela guarda as experiências da nossa vida privada, das coisas que não são facilmente reveladas, do nosso lar, da nossa vida doméstica, do nosso convívio familiar e também da herança psicológica de nossa infância. O signo regente da Casa 4, delineia a primeira abordagem dessas experiências de construção da base de nossa alma.

Casa V – EXALTAÇÃO E CRIATIVIDADE: Prazeres e diversões, talento, filhos e relacionamento com estes, jogos de azar, passeios, esportes, artes, namorados, casos amorosos, gravidez, memória, inteligência. O momento de criação é aquele em que nos soltamos e mostramos a criança que há dentro de nós. Comportamento sexual. Depois de fundamentar e construir as raízes de nossa alma na Casa 4, é hora de enaltecer a vida na Casa 5, onde vivemos a experiência de expressar nossa identidade com criatividade. A Casa 5 delimita a exaltação de nossa identidade. Ela guarda as experiências da nossa criatividade, da nossa expressão artística, das coisas que fazemos para divertir; dos nossos "hobbies", dos nossos namoros, dos nossos filhos, de tudo que a alma humana pode criar para se enaltecer. O signo regente da Casa 5, delineia a primeira abordagem dessas experiências de criatividade e exaltação da vida.

Casa VI – ORGANIZAÇÃO E DIA-A-DIA: Rotina, trabalho, estudo, tios, empregados, animais, saúde, suas obrigações e dedicações. Rege a organização e o esforço. A saúde que tantas vezes é prejudicada por um excesso de sacrifício na profissão. Depois de exaltar com criatividade nossa identidade e divertirmos bastante na Casa 5, é hora de mostrar nossa capacidade de fazer algo prático na Casa 6, onde vivemos a experiência de operar e sistematizar nossa vida. A Casa 6 delimita a vivência diária de nossas rotinas de vida. Ela guarda as experiências da nossa organização do dia-a-dia, dos nossos hábitos, das coisas que fazemos rotineiramente, do cuidado diário com a higiene e com a saúde, dos nossos animais de estimação, dos nossos empregados, do nosso ambiente de trabalho, de tudo que podemos realizar de maneira prática, sistemática e rotineira. O signo regente da Casa 6, delineia a primeira abordagem dessas experiências de organização do nosso dia-a-dia.

Casa VII – RELACIONAMENTOS E PARCERIAS: Tu, o outro, marido, noivo, namorado, parceiro, amante fixo, casamento, associações, sociedades, divórcios, inimigos declarados, ligações sérias que podem se dar tanto no plano espiritual, por meio de um grande afeto, como no plano profissional ou financeiro. Depois de construir nossa rotina diária e por ordem em nossa vida na Casa 6, podemos viver as experiências dos relacionamentos na Casa 7, onde temos que confrontar nossa identidade com a das outras pessoas. A Casa 7 é a primeira Casa do hemisfério coletivo, ela está oposta a Casa 1, onde no começo da nossa história nós nos posicionamos como pessoa, mas aqui não estamos sós, estamos compondo relacionamentos. Por isso a Casa 7 guarda as experiências das nossas parcerias, dos nossos casamentos e sociedades que compomos em nossa vida. É nesse setor que nos deparamos com o ponto de vista e com a vontade das outras pessoas, onde somos obrigados a reconhecer que as pessoas com quem nos relacionamos possuem uma identidade diferente das nossa. O signo regente da Casa 7, delineia a primeira abordagem dessas experiências de relacionamentos com comprometimento. Nós não possuímos as qualidades do signo regente dessa Casa, cuja cúspide é oposta ao Ascendente e por isso chamamos de Descendente. As qualidades e vibrações deste signo nos são trazidas por outras pessoas quando nos relacionamos.

Casa VIII – RECICLAGEM E INVESTIMENTOS: Sexo, oculto, astral, magia, morte física, doenças, ganhos possíveis de heranças ou testamento, grandes transformação, magia, metamorfose; o momento que temos de destruir, abandonar ou matar algo dentro de nós para que o novo possa brotar, séria angústia mental. Depois de fazermos as parcerias na Casa 7, podemos compartilhar nossos valores e nossos excessos na Casa 8, onde vivemos a experiência da transformação e regeneração. A Casa 8 está oposta a Casa 2, que insere nossos valores pessoais, portanto ela guarda os valores coletivos, é nela que nós confrontamos e juntamos nossos valores com os dos outros. Ela guarda as experiências da liberação dos nossos excessos e de como compartilhamos com os outros tudo que nos sobra. Nesta Casa estão o mercado financeiro, os créditos, as heranças, os recursos e os valores que nos são concedidos por outros; está a sexualidade, que nada mais é do que a liberação dos nossos excessos de desejo libidinoso. Aqui estão também as crises que nos levam a transformação e a regeneração; está também a morte, que nada mais é o desprendimento de tudo que acumulamos na vida, e por isso mesma é a mais profunda transformação. O signo regente da Casa 8, delineia a primeira abordagem dessas experiências de transformação através da liberação dos nossos excessos, dos nossos valores e de nossas angústias.

Casa IX – FILOSOFIA E METAS DE VIDA: Espiritualidade, religião, o sentimento religioso, aspirações filosóficas, idéias, encontros importantes, assuntos legais, parentes não sangüíneos - cunhados e sogros, viagem longa - ao exterior, convicções religiosas, aprendizado através do auto-conhecimento. É a casa dos conhecimentos profundos, dos estudos filosóficos, éticos e metafísicos. Depois de passar pelos dramas da Casa 8, chegamos à Casa 9, regenerados e prontos para viver a experiência do sublime. A Casa 9 está oposta a casa 3, que congrega nosso espaço próximo, portanto ela delimita nossa forma de interação com o espaço distante, além das fronteiras conhecidas e do mundo que nos rodeia. Se na Casa 3 está nosso conhecimento pessoal, na Casa 9 está o saber coletivo, que normalmente chamamos de sabedoria. Ela guarda as vivências de tudo que eleva e enaltece a humanidade, como as universidades, as experiências do nosso aprendizado superior, dos assuntos filosóficos e acadêmicos, da moral e da religião; da sabedoria humana que é impressa nos livros, das viagens ao estrangeiro e às novas fronteiras, dos torneios esportivos e das metas de vida mais elevadas. O signo regente da Casa 9, delineia a primeira abordagem dessas experiências de interação com o espaço distante e de elevação da alma.

Casa X – STATUS E PROFISSÃO: Social, como se é visto socialmente, patrimônio, pai, carreiras, realização pessoal e profissional, seu lugar na sociedade, regimes, sucesso, fama. Determina a maneira como reagimos diante de uma autoridade ou qualquer pessoa que esteja em uma posição superior à nossa. O comportamento em relação ao pai, ao chefe, ao governante. Depois de estabelecer as metas elevadas de vida na Casa 9, chegamos à Casa 10, com uma nova moral, e com algum novo conhecimento que nos permite estabelecer nossa posição na sociedade. A Casa 10 está oposta a casa 4, que delimita a nossa vida privada e familiar, portanto na Casa 10 está nossa vida pública e nossa carreira profissional. A Casa 10 insere a hierarquia, as autoridades, a administração das corporações e das estruturas sociais. Ela guarda as vivências de tudo que está em evidência, como as experiências que nos projetam na sociedade, nosso status, nossa reputação, nossos sucessos e as conquistas que obtemos em nossa carreira social e profissional. A Casa 10 é a Casa mais alta do zodíaco, e, conseqüentemente, a mais difícil de se alcançar, ela representa o sucesso social, por isso ela é estruturada como uma meta de longo prazo, que pensamos em conquistar ao longo da vida. O signo regente da Casa 10, delineia a primeira abordagem dessas experiências de estruturação e afirmação da nossa posição social e da nossa profissão.

Casa XI – AMIGOS E TRIBOS: Projetos futuros, amigos no geral, sonhos e desejos íntimos, esperanças, aspirações, metas e objetivos de vida, consciência política, atuação revolucionária. Associações, clubes, organizações de caridade e sindicatos. Ela também orienta a nossa capacidade de adaptarmos as exigências de cada grupo em favor do bem comum, lucros e perdas. Depois de estruturar nossa vida e estabelecer nossa posição social na Casa 10, chegamos à Casa 11, com uma sensação de liberdade e com uma sensação de dever cumprido. A Casa 11 está oposta a casa 5, que delimita a nossa exaltação pessoal, portanto ela insere nossa exaltação social e coletiva. Aqui não estamos exaltando o indivíduo, estamos exaltando um grupo, uma classe ou uma congregação de pessoas. A Casa 11 contém as associações, as tribos, os clubes e os nossos amigos. Ela guarda as vivências de tudo que afirma a identidade da coletividade, como as associações de classe, as organizações não governamentais e qualquer grupamento de pessoas que se reúnem por afinidade. A Casa 11 guarda as experiências em que os indivíduos contribuem para o progresso e a evolução da sociedade, procurando redesenhar o futuro e tornar as pessoas mais livres, fraternas e humanitárias. O signo regente da Casa 11, delineia a primeira abordagem dessas experiências de formação de grupos, aglomeração de classes, projetos de evolução social e exaltação da coletividade.

Casa XII – SISTEMA DE FÉ: Área de sacrifício, hospitais, inimigos e situações ocultas, prisões reais e psíquicas, o inconsciente, os amores ocultos. As nossas avaliações mais profundas, é o lado adulto e nebuloso de nós mesmos, auto-anulação, tristezas, impedimentos à satisfação sexual. Depois de abraçar a humanidade na Casa 11, chegamos à Casa 12, com uma sensação de que já não podemos abraçar mais nada, e que aqui só podemos ser abraçados. A Casa 12 está oposta a casa 6, que insere a ordem do nosso dia-a-dia, portanto ela insere uma ordem coletiva, motivada pelo inconsciente coletivo e pela força dos acontecimentos, aquilo que chamamos de ordem natural das coisas, e que dificilmente conseguimos mudar. Por isso a Casa 12 guarda a experiência da fé, a experiência de se deixar levar pela ordem natural e imutável dos fatos ocorridos. A Casa 12 guarda as experiências dos lugares onde não vamos por vontade própria, mas somos levados pela força dos acontecimentos para esses lugares como hospitais, asilos, prisões, sanatórios e outros. Ela é a última Casa do zodíaco e traz um sentido de dimensão oceânica, significando que como tudo tende a correr para os oceanos, tudo que fazemos na vida tende a levar inevitavelmente a algum lugar. A Internet tem sido colocada nessa área de experiência da vida por causa de sua dimensão oceânica, por ela conter tudo que o Ser da nova era faz desaguar. É por isso que aqui também vivemos nossos medos das forças e dos inimigos ocultos. Aqui temos nossa entrega espiritual, motivada pela fé de que às vezes é nos deixando levar pela ordem natural da vida que chegamos a algum lugar. O signo regente da Casa 12, delineia a primeira abordagem dessas experiências de fé e abnegação.

Aranel Ithil Dior