Siga-me no Twitter RSS FEED

Tarot - Métodos de Tiragem - Parte 1

MÉTODOS E EXEMPLOS DE LEITURA

Em todos os Tarots, seja o clássico de Marselha, ou as diversas modalidades (Egípcio, Arturiano, Celta, etc.), existe um grande número de métodos para leitura. De qualquer maneira, é preciso sempre ressaltar que as leituras possuem caráter simbólico, na medida em que trabalham com categorias abstratas de valores universais.

A boa leitura é aquela feita com um leitor e um consulente, no entanto não é descartável que o próprio consulente faça a leitura. Neste Tarot aqui apresentado, o Tarot dos Deuses, apresentaremos três tradicionais esquemas de leitura: cinco, sete e dez cartas.


TARÔ DOS DEUSES

 
Origem e Simbologia

O tarot é um jogo esotérico que incorpora, de forma simbólica, valores que caracterizam a história das diversas civilizações, tais como: poder, esperança, autoridade, perseverança, etc.

Prática adivinhatória das mais difundidas e pesquisadas em todo o mundo, o tarot,enquanto oráculo definido pelos valores acima descritos, é e foi motivo de adaptações e releituras que desde o século passado intriga e fascina a leigos e iniciados.

Figuras notórias do campo teosóficos como, Eliphas Levi e Papus, que aprofundaram o estudo do tarot em suas relações com a Árvore da Vida da Cabala, destacaram esta peculiaridade do jogo, na qual cada carta encerra aspectos marcantes no que se refere aos já citados valores, que a grosso modo, aparecem em todas as civilizações e culturas conhecidas.

A concepção de um Tarot greco-romano, parte do princípio no qual as cartas tradicionais, que se inspiram na cultura medieval, corresponderiam à figuras da mitologia grega. Neste sentido, as cartas do Tarot dos Deuses, incorporam a simbologia e os valores místicos das divindades do Olimpo, de forma que os desígnios e caminhos dos 22 Arcanos Maiores passam a ser definidos pelos aspectos valorativos das divindades gregas.

A concepção de 22 cartas é, segundo a tradição taróloga de Papus e Levi, uma definição com base nos 22 caminhos da árvore da vida da Cabala, o centro básico da mística judaica e que de certa forma traduz os imperativos esotéricos contidos nas mitologias conhecidas.

Neste tarot, trabalharemos não só com figuras da mitologia grega como Zeus, Hera, Apolo e outros, mas também com situações e locais, tais como A Ira de Possêidon, O Olimpo, etc.

Em suma, buscamos realizar um trabalho cujo objetivo é possibilitar leituras e reflexões com base na cultura e mitologia greco-romana, sem contudo descaracterizar os princípios históricos e metafísicos da tradição medieval do Tarot de Marselha.
 

MÉTODOS PARA LER A SORTE COM OS ARCANOS MAIORES DO TARÔT

Existem diversos métodos de ler o Tarot. Alguns usam apenas os 22 arcanos maiores (arcano é uma palavra que vem do latim arcana, que significa mistério), enquanto outros utilizam as 78 cartas que compõem o maço.

Esta variedade de técnicas não é fortuita ou seja, cada método tem uma razão de ser e um porque, pois o Tarot não pode responder da mesma maneira aos diferentes tipos de perguntas formuladas.

Isto é, a uma questão complexa, que abrange dúvidas sobre vários setores da vida do consulente, ele vai responder com uma complexidade similar, tentando atingir os diferentes níveis de influência; porém de forma contrária, quando uma pergunta é simples, as cartas darão o seu recado com a mesma simplicidade, sem entrar em detalhes ou em aspectos secundários.

Então, basicamente, se você quer uma resposta simples, deve trabalhar apenas com os 22 arcanos para que respostas sejam "sim","não" ou "talvez". Se a resposta a ser revelada for complexa, ou seja, trabalha com o passado, o presente e o futuro, como as emoções de outras pessoas, ou com algum segredo há muito esquecido, como outras vidas, as 78 cartas e outras formas de tiragem serão imprescindiveis. 
Para cada pergunta complexa a experiência do tarólogo é importantíssima. Cada tarólogo deve manter uma união mística e espiritual com cada arcano de seu baralho pessoal. Ele deve trilhar os 22 caminhos. Saber qual é o seu arcano protetor, qual o seu arcano de fraqueza. Ou seja, o tarólogo sério, deve ser um grande Iniciado neste mistério. E é por não encontrarmos esse tipo de comprometimento que existem muitos tarólogos que são tidos como charlatães.

Para se ler o Tarot, também é necessário que se observe bem o desenho, a sua expressão e suas cores, porque para cada pessoa o arcano passa uma imagem diferente.

Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior