Siga-me no Twitter RSS FEED

Tarot - Arcanos Maiores - Parte 6

XIII - A Morte

Um esqueleto armado de uma foice, limpa o terreno ao seu redor, no qual aparecem as cabeças (o sol e a lua) e mãos de vítimas. Em geral, esta é a carta do tarot que provoca mais temor, no entanto, sua simbologia não é necessariamente negativa e, em muitos casos, pode trazer mensagens bastante positivas.

Esta representação da morte tem origem na Idade Média, época em que a morte era tida como figura niveladora, pois ela se apresenta da mesma maneira a todas as pessoas, ceifando a vida de reis, rainhas, bispos, senhores, camponeses e servos sem fazer distinções.

Assim, a Morte se tornou o símbolo que evidenciava a inutilidade de toda a riqueza, poder ou vaidade. Por isso, esta carta simboliza a transformação que destrói as coisas, para que possam ser reconstruídas depois. É uma transformação inevitável ou mesmo um rejuvenescimento.

Como o nome não está no pé da carta e sim em cima, esse arcano não representa a morte, mas sim a superação e a transformação para algo novo.

Como é predominantemente bege, aponta para mudanças no campo material.
E como as folhas caídas no chão do desenho, nós também temos que derrubar algo de nossas vidas para dar espaço ao novo, assim como fazem as árvores no outono.

A Morte é o símbolo de toda transformação imediata e radical e não significa a morte física, no plano mental, anuncia o caráter renovador que transforma tudo por meio do renascimento, ela indica ao consulente que será obrigado a reorganizar seu modo de pensar, pois novos fatores ou novas circunstâncias intervirão em sua vida. No campo afetivo, ela indica a destruição de um amor ou uma afeição, o fim definitivo de uma ilusão, ou a radical ruptura de uma relação amorosa. No plano físico, pode anunciar mudança de casa, de cidade, de país, ou mesmo de estado civil.

É também o fim necessário de um ciclo, ou a certeza de que algo está para terminar, é chegada a hora de uma transformação de fato, no sentido de uma regeneração espiritual, após o reconhecimento da futilidade da realidade. É a “morte” material.

Planeta: Plutão.

Dia da Semana: Quinta-Feira.

Signo: Escorpião.
 
Elemento: O plasma, a substância astral que retém todas as almas.

Divindade: Hades. Representa uma mudança de regência de santo temporária, onde o consulente vai aprender alguma coisa em especial em sua vida.

Vela: Branca ou Preta. Pois é a totalidade.

Santo católico: São Judas.

Em pá – Transformação radical, renascimento, libertação dolorosa, mudança de país, casa ou cidade, desprendimento das coisas supérfluas, novas perspectivas, lucidez mental, ascetismo, insegurança financeira, início de nova fase produtiva, morte inevitável. Fim necessário de um ciclo, nossa evolução espiritual dentro do planeta.

É uma carta de ciclos, desprendimento, transcendência espiritual, antroposofia. Identifica uma pessoa fatalista. Favorável para o dinheiro, professor. Sua missão na vida é elevar-se espiritualmente. Não dê passos contrários a esse caminho. Aumente seus estudos religiosos e esotéricos e se for preciso, reformule as próprias idéias.

Invertida – Imobilidade, estagnação, abandono forçado, tristeza, ruína, fracasso, avareza, muito medo, medo da solidão, uma morte bem vinda – já cumpriu o carma, sempre traz dor, cirurgia, necromância (magia com os ossos).

Letra Hebraica – MEM ou MEN – Símbolo do mistério da transformação universal. Possuir a arte notória que dá a ciência universal. “A necromancia”.

Axioma – “A noite passou e chegou o novo dia, vista-se portanto com as cores da luz...”



XIV - A Temperança

Depois da Justiça, da Força e da prudência personificada pelo Enforcado, o Anjo da Temperança completa o ciclo das quatro virtudes cardeais no Tarot.

Ela está em pé, vestido com uma longa túnica onde as cores estão em equilíbrio, seu olhar se dirige para o passado, tem uma expressão suplicante e atormentada, sem que isso esconda a doçura de seus sentimentos.

As asas sempre abertas parecem colaborar para o equilíbrio, simbolizando a interação incessante que ocorre em todos os setores da natureza. A Temperança quer dizer mudança, alteração, no sentido de que deve ocorrer uma ativa transformação de forças.

A figura angelical é feminina, segura uma ânfora em cada uma das mãos, onde corre um líquido entre elas, é uma representação da essência da vida, fluindo do passado para o futuro.

É a virtude universal, que derrama a água do seu jarro azul (o espírito) para o jarro vermelho (a força). Mostra a importância do equilíbrio interior, da moderação. Tem a seriedade de quem trata de assuntos importantes com harmonia, sabendo conciliar os opostos.

A Temperança significa a mudança perene no ritmo da vida; no plano intelectual representa o conjunto de idéias que criam e orientam os padrões morais, para o consulente é uma mensagem positiva de progresso.

Indica também que seus interesses podem ser beneficiados por novas amizades sociais ou profissionais, pois ele passa a manifestar uma desenvolvida capacidade para se aproximar das pessoas certas, daquelas que tem afinidades e objetivos compatíveis com os seus.

No plano sentimental, este Arcano aconselha o consulente a mostrar-se mais flexível frente às circunstâncias do dia-a-dia e também mais acessível às oportunidades que surgirão. No sentido esotérico representa a união de opostos, ou ainda, as voltas da Roda da Fortuna.

Planeta: Vênus.

Dia da Semana: Sexta-feira.

Signo: Libra.

Elemento: Água e Ar.

Divindade: Representa Íris e também Ifá, que é o dono absoluto da adivinhação de qualquer oráculo utilizado. É o mensageiro dos deuses e de Deus. Também é representado como anjo-da-guarda, pois possui o cargo de mensageiro.

Vela: Branca e azul.

Santo Católico: Santa Brígida.

Em pá – Carta neutra. Indica nossa aura, movimento de vai e vem, diplomacia, alquimia demorada e calma, sem dor, gradativa, pessoas amigas, ótimos sócios, casamento por conveniência, equilíbrio, moderação, auto-controle, serenidade, harmonia, paciência, estabilidade, tranquilidade no amor, ajustamento, capacidade de dirigir, boa influência, união de opostos, disciplina, viagem bem sucedida, sociabilidade.

Voce deve esperar, pois ainda não é a hora de fazer nada, não gaste, não desperdice, se quiser apenas troque. Na saúde indica medicina alternativa, cromoterapia, psicologia, pedras, florais, astrologia, turismo.

Equilíbrio é sua palavra-chave. Concretize suas melhores idéias, libere as virtudes e não esqueça que você é forte. Assim terá segurança para vencer qualquer barreira.

Invertida – Discórdia, desunião, esterilidade, frustração, inabilidade, falta de personalidade, falta de controle, instabilidade, medos, desapontamento.

Letra Hebraica – NUM ou NOUN – Símbolo do mistério, da idéia e do Verbo. Falar sabiamente sobre todas as coisas, sem preparação e sem estudo. “As transmutações”.

Axioma – “Não sejas como palha diante do vento, e nem como o vento, diante da palha...”





XV - O Diabo

A figura com chifres, asas de morcego, e pés de animal, impunhando uma arma ou um forcado, é a imagem tradicional do diabo, ele está sobre um pedestal em forma de cálice invertido, na mão esquerda segura um objeto que pode ser um cetro, uma espada ou uma tocha. Ladeando o pedestal há dois diabos menores com expressão de indiferentes à situação em que se encontram, pois estes cativos, estão presos por cordas, significando as emoções.

O peito recoberto por uma espécie de armadura com seios exagerados, dá a imagem uma certa ambiguidade, pois a genitália visível do personagem é masculina.

Este Arcano simboliza as forças misteriosas que agem para destruir as ilusões e os projetos, provocando a paralisação e a regressão dos estímulos e da energia vital. É o ser humano dominado pelas suas paixões, vícios e emoções, dos quais somente se salvará, se tiver a necessária firmeza para provocar, conscientemente, uma mudança.

Embora a Carta não tenha uma força satânica, precisa-se de concentração e empenho para resistir aos seus fluídos perturbadores. Rege as grandes forças instintivas, a sexualidade, o vigor físico e o poder de atração. Ele também é o senhor do medo, pois para se viver bem é preciso superar esse medo, conseguindo isso, dominaremos os nossos instintos.

No plano físico o diabo mostra que o consulente possui um grande poder para seduzir e dominar as pessoas, além de uma especial faculdade para ser bem sucedido nos assuntos materiais e concretos, porém esse sucesso geralmente é obtido por meios censuráveis.

No plano afetivo indica violenta atração sexual, na qual as pessoas só pensam no próprio prazer, assim como paixões que fazem perder qualquer escrúpulo ou modéstia.

De modo geral, a presença do diabo no jogo, adverte o consulente de que o momento está dominado pelos instintos e, que a pessoa se sente totalmente aprisionada, num mundo reduzido apenas ao aspecto material, ou também, em todas as más intenções, como: crimes, meias-verdades, mentiras e frustrações do mundo material, aguardam a sua regeneração ou transformação por meio do sacrifício ou sofrimento. Rege a magia, Caim e Abel, e dependendo da pergunta, pode indicar magia negra contra o consulente.

Planeta: Plutão, Netuno e Júpiter.

Signo: Sagitário e Leão.


Dia da semana: Segunda-feira.

Elemento: fogo e terra.

Divindade: La Pasión, A Paixão. Representa Exu, que é dono das encruzilhadas, faz qualquer trabalho por algo em troca.

Vela: preta ou vermelha.

Santo Católico: Representa o próprio diabo.

Em pá – Carta de luz (lúcifer), inconsciente, toda magia branca e negra, equilíbrio cósmico, energia, luxo, conforto, alegria, vida, prazer, paixões, sexo, capricho, dinheiro. É o ato sexual, força misteriosa, egoísmo, sedução sem escrúpulos, sucesso por meios ilícitos, paixões desenfreadas, instintos irreprimíveis, influências ocultas, punição, falta de ética, tentação para o mal, período de estagnação, frustração, atração sexual, fracasso inesperado.

Controle a sua tendência natural de destruir seus projetos e relacionamentos, libere o bom senso, a alegria e o amor que existem dentro de você, assim, será mais fácil não cair em tentação.

Invertida – Luxúria, amores proibidos, intrigas, artimanhas, egoísmo inescrupuloso, violência, degeneração. Cuidado com os sentimentos mesquinhos e invejosos, a sombra - o medo de enfrentar nosso lado negro, orgulho, vaidade, ambição, demônios interiores, a sombra de Deus, bisbilhotice, possessão, está amarrado a alguma circunstância que tem que abrir mão. Na saúde indica gordura no sangue, fígado, hereditariedade.

Letra Hebraica – SAMECH ou SAMEKH – Símbolo do mistério da luz astral, (trabalhar o plano astral e intelectual). Conhecer a primeira vista o fundo da alma dos homens e os mistérios do coração das mulheres. “A magia negra”.

Axioma – “Fizeram-me guarda de vinhas e, a que era minha, eu não guardei...”

Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior