Siga-me no Twitter RSS FEED

Tarot - Arcanos Maiores - Parte 5

X - A Roda da Fortuna

Colocada à beira de um precipício, esta carta representa o eterno movimento da vida e do destino no Tarot; o mundo da ilusão e da mudança, ascensão e queda; o bem e o mal.

As três figuras animalescas representam: 

Direita: a infância, o passado, o Hermanubis (Espírito de Deus), o bem, as forças construtivas, tentando atingir o ponto mais elevado da roda;

Esquerda: a velhice, o futuro, o Tifão (espírito do mal) “parece estar caindo nas profundezas”;

Em cima: a figura coroada e alada, representando o homem que conseguiu sucesso, a maturidade, o presente, aquele que controla o equilíbrio da roda e que está pronto para usar a espada.

A Roda gira como uma dispensadora de alegrias e tristezas, de vida e de morte, do bem e do mal, significando que nos elementos da vida existem o negativo e o positivo.

Numa consulta a carta é uma influência fatídica e irreversível, mas o seu curso não poderá ser conhecida com antecedência. Como o carro, este Arcano é uma força superior que desencadeará acontecimentos inevitáveis na vida do consulente, embora seus efeitos não se façam sentir de imediato.

Apesar de neutra a primeira vista, esta carta deve ser recebida com muito otimismo, pois, num sentido mais amplo, ela significa que a alternância da sorte será positiva para todos os planos e aspirações do consulente.

O círculo representa a necessidade de as forças malignas se apossarem do ser humano a fim de, neste, se auto-purificarem. Rege a Cabala; Adão e Eva – procriação; reajuste. Rege o Sabat que é o ritual, do hebraico, e a Árvore da Vida.

Planeta: Saturno.

Dia da semana: Sábado.

Signo: Virgem.

Elemento: Fogo.

Divindade: A Esfinge – que significa a elevação dos humildes e a queda dos orgulhosos, ela perguntava para os passantes: "qual animal, que de manhã tem quatro pés, ao meio dia tem dois, e três ao entardecer?" As três parcas (donas do tempo). Representa Euá, que é a dona da adivinhação, também da beleza e imponência.

Vela: branca ou amarela.

Santo católico: Santa Luzia.

Em pá – Destino, mudança, ascensão, supremacia, iniciativa, êxito, fortuna, progresso, inevitabilidade, término de um problema, acontecimento afortunado. Carta neutra e carmática. Enigma, relacionamentos com altos e baixos, sexualidade, bom para amizades, negócios e dinheiro.

Você faz da Roda um carma ou um darma, é a ação e reação; você faz, você paga; o que você manda você recebe. Não tenha pressa, tenha paciência para resolver.

Quer dizer que o mundo gira e que as coisas mudam; o que hoje parece ser uma coisa, amanhã pode ser outra. Representa mudança, ou aponta para um sucesso inesperado. Você vive passando por períodos instáveis, difíceis, mas que lhe trazem ensinamentos. Pare de querer ser o primeiro em tudo, dê mais valor à humildade.

Invertida – Fracasso, má sorte, inconstância, interrupção, período de instabilidade, falsidade, ilusão, ruim para o amor, sentimentos,
relacionamentos com altos e baixos, doenças, pressão, circulação, reumatismo, artrite – pois segura e controla muito a emoção.

Letra Hebraica – IOD, YOD ou IUD – Símbolo do mistério, da lei, da compensação. Conhecer as leis do movimento perpétuo e poder demonstrar a quadratura do círculo. “A Cabala”. 

Axioma – “Custoso é saber o que compras com a experiência e mais custoso ainda é saber o que falta para comprar...”



XI - A Força

O Arcano representa a permanente luta da inteligência contra as forças bestiais da natureza. Traz a imagem de uma jovem que, sem aparentar esforço, controla e domina o leão, mantendo separada suas mandíbulas. A mulher usa um chapéu com o mesmo oito horizontal (lemniscata) que se vê sobre a cabeça do mago, indicando força eterna e constante (infinito).

O leão representa forças influentes do exterior que põe a mulher em perigo e serve como aviso de cautela com palavras e ações dos outros, também representa as tentações, exigindo controle firme e determinação.

Esta é uma das melhores cartas do Tarô, pois tem uma mensagem clara e plena de alegria. Indica a vitória da inteligência sobre os instintos brutais e irracionais, embora este triunfo só possa ser obtido por meio da vigilância.

Representa a atuação de uma força superior (no caso, a vontade do ser humano) sobre a força bruta – os instintos, a parte animal do ser humano.

Domínio do espírito pela ação de uma força superior, a força da proteção, e defende contra a dispersão, além de indicar um enorme magnetismo sexual do consulente. No plano físico, revela o invencível poder de ação e mostra que é possível chegar onde se quer quando há clareza sobre as metas a serem atingidas.

No plano afetivo, promete um encontro importante, marcado por grande atração sexual, que dará nova direção a vida sentimental do consulente. Avisa também que ele precisará de coragem e decisão para enfrentar uma situação futura.

Sugere ainda cautela em relação ao próprio poder, pois dominar os outros, física ou espiritualmente, usando a força da inteligência, é tão condenável quanto o uso da força bruta.

Mostra a luta entre o bem e o mal das forças espirituais contra a matéria. Indica uma pessoa que tem que aprender a se controlar e não abrir a boca. Uma pessoa forte que ninguém pode com ela.

Planeta: Marte.

Dia: Sábado.

Signo: Áries e Escorpião.

Elemento: Fogo e água.

Vela: branca ou vermelha.

Santo católico: Santa Bárbara.

Em pá – Coragem, sabedoria, a força feminina – a mulher com seu poder de sedução e sentimentos consegue mudar a selvajaria masculina, engenhosidade.

Talento, tudo é intenso e rápido. Em resposta, sempre é positiva. Inteligência, sucesso, magnetismo sexual, poder invencível, nova situação sentimental, maturidade, domínio do Eu, harmonia, valentia, solução de contratempos, visão e compreensão do mundo, energia, trabalho, utilização racional da força, veterinário, psicólogo, dentista, domador, professor de judô.

Ela mostra que precisamos dominar o lado instintivo, os impulsos, para que atuemos com mais suavidade e beleza interior, diante dos problemas. Para você, a inteligência está à frente dos instintos. Sua força está no poder da mente, basta acreditar em si para chegar lá. Demonstre diplomacia e espírito comunitário.

Invertida – Ira, impaciência, presunção, natureza fraca, insensibilidade, repressão, domínio pelas coisas materiais, uso da força pelo seu emprego, desprezo, agressividade, desumanidade. Possível ponte-de-safena. Cirurgia, perda de sangue, tudo o que for ligado ao sangue. Tensão, stress, mas indica cura, para a vida.

Letra Hebraica – KHAPH, KAPH OU CAPH – Símbolo do mistério da força operante. Mudar em ouro, não só todos os metais, mas também a própria terra e até as imundices da terra. “A cadeia mágica.”

Axioma – “Prazeroso na esperança, sofrido na atribulação, seja constante na oração...”



XII - O Enforcado

Esta carta contém um dos simbolismos mais complexos do Tarô. Ela mostra a imagem de um homem suspenso por um pé, amarrado em uma viga de madeira, a qual esta apoiada entre duas árvores ou pilares, cada uma com seis ramos cortados, onde significa o mundo material (a forma do quadrado).

O Enforcado representa a sujeição e o sacrifício aos quais são submetidos todos aqueles que perseguem um ideal. Também está relacionado com o tema da levitação, do vôo durante os sonhos e do isolamento dos místicos. Neste sentido, os doze ramos cortados, expressariam a extinção da vida, por isso, este Arcano representaria aquele que não vive a vida terrena, mas que está num mundo de sonhos idealizados.

Ele anuncia grande expectativa em consequência de um período no qual a pessoa deve penetrar no interior do Eu, ou seja, dedicar-se à reflexão. É um desconhecimento completo do caos interior ou exterior que cerca a existência do ser humano.

As pernas cruzadas denotam a predominância do mundo material sobre o espiritual. O pé não amarrado indica que a situação não é incorrigível. Ele tem uma expressão serena com as mãos nos bolsos, como se estivesse observando. Isso quer dizer que às vezes, temos que olhar as coisas por um outro ângulo para que possamos compreendê-las.

No plano material, esta carta indica que o consulente tomou uma direção errada ou tomará, se não refletir muito sobre sua situação. No plano mental o enforcado indica excitação, incapacidade para enxergar o verdadeiro caminho ou para procurar outro novo.

Para os assuntos de amor, ele anuncia traição, adultério ou abandono, assim como cegueira em relação a pessoa amada. Nos negócios e questões financeiras, adverte sobre eminentes fraudes, mentiras e ação inescrupulosa de alguém muito próximo. Mas nem tudo é negativo nas suas mensagens, também representa não só o sacrifício voluntário, como caminho para se conseguir algo melhor, mudanças e melhorias.

Enfim o homem deve primeiro “morrer” para a matéria a fim de poder ingressar no mundo espiritual. O 12 é parado, não faz nada, pois o 2 bloqueia o 1 que é a criatividade e a ação. 

Planeta: Netuno e Vênus.
Dia da Semana: Sexta-feira.

Signo: Libra e a 7ª Casa.

Elemento: O equilíbrio dos quatro elementos.

Divindade: Jesus Cristo, Buda, carta dos missionários, Madre Teresa de Calcutá, Xico Xavier. Representa os Eguns na vida da pessoa.

Santo Católico: não há correlação, mas a analogia seria com a interpretação no qual os católicos percebem as almas penadas.

Em pá – Idealismo exagerado, abnegação, sacrifício voluntário, perfeição moral, superação do Eu. Hesitação, escolha errada, falta de vontade, traição, abandono, passividade, crise interna que pede a imediata resolução. Melhoria, auto-correção, liberalismo extremo. Busque outra visão sobre o que você estiver passando, repense e busque a auto-estima e a espiritualidade, abra mão de alguma coisa.

É necessário dar uma parada para ver se não estamos esquecendo de levar algo em consideração. Você terá que fazer muitos sacrifícios na vida. Seja forte, não deixe nada abater você. Entenda o sofrimento como uma lição, reaja e não espere reconhecimento ou qualquer recompensa.

Invertida – Total falta de praticidade, projetos irrealizáveis, impotência, excesso de confiança, fuga da realidade, desestrutura. Quando representa uma resposta de tempo pode indicar algum tempo transcorrido do acontecimento em questão ou seis meses às vezes. Vem acontecendo coisas ruins, é necessário tomar decisões rápidas. Pode ser pessoas que precisam sofrer, fingimento, fraude, maus políticos, traição, terroristas. Na saúde, desgaste, esgotamento, cansaço físico e mental, depressão, diagnósticos confusos.

Letra Hebraica – LAMED – Símbolo do mistério da tentativa para libertar-se. Dominar os animais mais ferozes e saber dizer palavras que adormecem e encantam as serpentes. “A grande obra”.

Axioma – “Ainda que o sol te fatigue de dia e, a lua te entristeça a noite, não te desesperes, nem durmas quando montar guarda...”


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior