Siga-me no Twitter RSS FEED

Tarot - Arcanos Maiores - Parte 4

VII - O Carro

Um carro de guerra que parece estar em movimento é visto de frente e carrega um conquistador coroado. Sobre o condutor do carro ergue-se um dossel sustentado por quatro colunas, numa referência ao domínio do homem sobre os quatro elementos vitais: terra, ar, água e fogo.

Dois cavalos fogosos puxam o carro, numa alusão à dualidade homem–animal, puxando o carro para direções diferentes; eles obrigam o condutor a controlá-los. O carro representa as correntes materiais, que carregam o homem para o seu destino. O conquistador usa uma coroa de ouro, que significa a posse da luz intelectual, o equilíbrio do bem e do poder pela inteligência e sabedoria.

Para alguns, este carro seria de Osíris, para outros, o que conduziu o profeta Elias aos céus. O Carro significa o ser humano equilibrado e portanto bem sucedido, que foi capaz de decidir corretamente.

O Carro é uma das cartas mais felizes do Tarô, pois promete realização e sucesso em todos os sentidos. No plano físico, representa a submissão dos elementos da natureza e da matéria ao talento e à inteligência do homem. Portanto, para o consulente, a influência do carro é positiva.

Assim como o carro em sua trajetória, o consulente poderá encontrar toda a sorte de obstáculos, contrariedades e, mesmo, retrocesso em sua marcha. Mas este Arcano é uma mensagem indiscutível de sucesso. Assim está escrito que o consulente está fadado a vitória final para seus empreendimentos, desejos e aspirações. Indica também possível viagem.

Enfim, ele significa a capacidade humana de, através da mente, controlar o corpo (carro) num rumo certo e definido, apesar das emoções.

Elemento: terra e ar.

Planeta: Marte e Vênus.
 
Signo: Gêmeos.

Divindade: Ogum. É o arcano que mede a nossa aura, fala muito do nosso corpo físico. Representa Ares. Representa Ogum, senhor da guerra e do combate, do puro ferro e das artes marciais.

Dia: terça-feira.

Vela: vermelho púrpuro ou vinho.

Santo católico: São Jorge, o Guerreiro.

Em pá – Equilíbrio, segurança, amparo material e moral. Domínio, realização, sucesso, discernimento, triunfo, aproximação amorosa, possível viagem, merecido triunfo sobre os obstáculos. Trabalhos bem executados, racional, praticidade, iniciativa, vitórias com lutas, usar a razão, coragem, vigor, eficácia, corpo físico e astral. 

Se viajar possibilidade de conhecer um amor, viagens, comércio, carros, trabalhos livres, audácia, não é tímido. O carro mostra que é necessário tomar as rédeas e controlar as forças psíquicas para conduzir a vida ao caminho que nós escolhemos. Tem grande preocupação e interesse pelo futuro e pelos mistérios da vida. Deve prestar mais atenção nas coisas e pessoas que estão à sua volta. A auto-consciência o ajuda a ter sucesso.

Invertida – Fraqueza, egocentrismo, descontrole, irreflexão, orgulho, brutalidade, fracasso, desengano, doenças, prejuízos, perdas no último instante, tem que decidir e agir pela razão, agressividade, insensibilidade, desafio.

Letra Hebraica – ZHAIN, ZAYIN ou ZAIN – Símbolo do mistério, da luz astral com emanações luminosas, aura. Tem o segredo da ressurreição dos mortos e a chave da improbabilidade. “A espada flamejante”.

Axioma – “Quando a ciência entrar em teu coração e a sabedoria for doce em tua alma, pede, e te será dado...”


VIII - A Justiça

Uma mulher de idade indeterminada está sentada num trono entre dois pilares, que representam as forças positiva e negativa. Ela olha para frente mostrando-se disposta a ouvir quem a procura, empunha com a mão esquerda a balança (o símbolo do equilíbrio), sugerindo equidade e imparcialidade; com a direita, uma espada de dois gumes, que lhe dá a capacidade de decidir entre o certo e o errado e que está erguida em posição de ação.

Usa uma touca cerimonial que sugere uma aura de sabedoria. Este Arcano representa um ideal de conduta para o homem, sua capacidade para julgar os atos, tanto seus como dos outros. A justiça é capaz de uma administração imparcial de atitudes e de princípios morais, de acordo com o melhor interesse das pessoas envolvidas.

Representa também a força moral e a integridade, o equilíbrio entre o bem e o mal, que deve ser conseguido pelo homem. O broto verde que aparece no canto esquerdo simboliza a esperança de que a justiça seja feita.

Quando surgir a justiça num jogo, o consulente deve moderar seus ímpetos e desejos, ela representa o momentos de fazer justiça, especialmente a si mesmo. Mas o consulente deve levar em consideração que toda ação produz uma reação e que seu espírito deve estar preparado para esse choque de forças, onde a imparcialidade é a arma mais adequada.

Sua influência pode se referir a um fato do passado, pode estar no presente ou se estender ao futuro. No plano material ela significa uma disputa, um processo judicial; no aspecto amoroso refere-se a um relacionamento cuja a realização depende das outras cartas da consulta.

Indica virtude, integridade, recompensa; o nosso Eu, tentando deliberar sobre a ação a ser tomada.

Elemento: Ar.

Signo: Libra e Câncer.

Divindade: Têmis e Nêmesis. Representa Xangô, deus da justiça que sabe separar o certo do errado, senhor da chuva e do trovão.

Dia: Quarta-feira.

Vela: marrom ou branca.

Santo católico: São João Batista.

Em pá – Equilíbrio, austeridade, imparcialidade, integridade, disciplina, prontidão, decisão, resolução, satisfação com o ego, racionalidade, recompensa justa, disputa, ações bem intencionadas, honra, ordem, lei, virtude, razão, conservação, reajuste. Vai ser cobrado de alguma coisa, pessoa controlada, momento de reavaliação.

É um carma cíclico da natureza, cobrança, compromisso. Nada sairá fora do controle, terá que abrir mão de alguma coisa para ganhar outra. Você está sempre buscando equilíbrio e justiça em tudo o que faz, precisa dar mais ênfase a esses princípios quando o assunto é finanças. Tem verdadeira obsessão pela verdade.

Invertida – Intolerância, abuso, excesso de severidade, punição, prejuízo, falta de equilíbrio, complicação, fanatismo, timidez, desordem, injustiça, cobranças, críticas, sem criatividade, tem que abrir mão de alguma coisa para ganhar outra, na saúde indica regimes.

Letra Hebraica – Het, Heth, Cheth ou Cheath, Reth – Símbolo do mistério, do plasma mater, em cujo seio dorme a vida. Achar a pedra filosofal. A oitava letra do alfabeto hebraico representa “A Realização”.

Axioma – “Edifica um altar em teu coração, mas não faças do teu coração um altar (uma pedra)...”

 
IX - O Eremita

Um homem barbado, recurvado, de idade avançada, segura em sua mão direita uma lanterna parcialmente coberta por uma capa, onde representa o conhecimento da ciência oculta. Ele se apoia no bordão (bastão) da prudência, que o acompanha em sua busca.

O Ermitão mantém a lanterna bem perto dos olhos para se orientar melhor, mostrando a luz da inteligência e da sabedoria (esta lamparina também significa a luz da verdade). Significa também que a luz atinge o passado, o presente e o futuro. O tom escuro de seu manto simboliza a austeridade.

Ele segue sua viagem através do tempo como um solitário, tendo como único consolo a sabedoria que, às vezes, é um penoso fardo para ele. Este Arcano se refere à acumulação de conhecimentos e está disposto a ouvir e ajudar os que o procuram. Representa o valor do conhecimento adquirido à custa de trabalho ininterrupto, que apenas em mentes privilegiadas, conseguem desenvolver.

Numa consulta, o Ermitão pode ser uma referência a algo que estava perdido, e uma revelação importante ao consulente. A luz do Ermitão o envolve e o inclina à pesquisa paciente, aos estudos, ou faz com que o consulente se sinta incentivado a retornar um projeto abandonado há muito tempo.

Mas a carta não oferece nenhuma esperança de realização ou de progresso. Sua influência é neutra, recomenda-se a paciência e dedicação ao consulente e aconselha-o a observar o seu caminho antes de cada novo passo. Significa portanto, espírito de sacrifício, prudência, discrição, recuo, vigilância.

Pensamento – “a palavra é de prata e o silêncio é de ouro...” Não desperdice seu tempo, aproveite os seus minutos – momentos de solidão, sonoterapia. Rege a magia. “A lâmpada oculta”. 

Planeta: Saturno.

Elemento: Terra.

Signo: Capricórnio e Virgem.

Divindade: Cronos ou Saturno. Representa Iroko, que é a velhice de Oxôssi, quando próxima de cartas que representem juventude, ela passa a ser então a representação de Oxôssi, que é o senhor das matas e do alimento.

Dia: Quinta-feira.

Vela: branca ou verde.

Santo Católico: São Sebastião.

Em pá – Informação, prudência, circunspecção, conhecimento, discrição, estudo, sabedoria, paciência, dedicação, espírito de sacrifício, recuo, silêncio, “morte” social. Meditação, retirada da vida, a prudência é a arma do sábio. Sempre é afirmativa a longo prazo. Conquista, guru, medicina, teologia, filosofia, mestre, tempo, introspecção. Metas a longo prazo, é necessário haver circunspecção, a fim de evitar os perigos e pressentir as traições.

O Eremita é bom e nos remete à busca do que há de mais sincero dentro de nós. Seu principal objetivo na vida é acumular conhecimento. Manter-se informado e exercitar sua sabedoria lhe proporcionam muitos momentos felizes. Cultive mais a prudência e a paciência.

Invertida – Tristeza, misantropia, ceticismo, esterilidade, atos de imprudência, maus conselhos, desconfiança, solidão, avareza, falta de sinceridade, procura de proteção, imaturidade, destruição, vazio. Na saúde indica problemas nos ossos, coração, atrasos e demoras.

Letra Hebraica – Tet, Teth – Símbolo do mistério, da iluminação interior. Ter a medicina universal. A nona letra do alfabeto hebraico representa “A Iniciação”.

Axioma – “Sobe a montanha e contempla a terra prometida, mas não digo que entrarás nela...”


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior