Siga-me no Twitter RSS FEED

Tarot - Arcanos Maiores - Parte 3

V - O Hierofonte

O quinto Arcano é representado por um homem idoso, que tem na cabeça a tríplice coroa papal, onde predomina o amarelo (a intelectualidade). Na mão esquerda a cruz tríplice do papado no cetro é o emblema da penetração de Deus nos três mundos possíveis: divino, intelectual e físico.

As extremidades da cruz indicam as sete virtudes necessárias para vencer os sete pecados capitais: orgulho, preguiça, inveja, ira, luxúria, gula e avareza.

Sobre seu peito, a mão direita com o indicador erguido faz o sinal de silêncio. Atrás dele há duas colunas que simbolizam, de um lado a lei e do outro o direito de obedecer ou desobedecer essa lei (asas em potencial), os dois pilares também significam sabedoria.

B (Bohas, sangue venoso) e J (Jakin, sangue arterial), são os nomes de duas colunas simbólicas que estavam diante da porta principal do templo cabalístico de Salomão.

Os dois homens ajoelhados em frente ao Papa representam o gênio da luz e o gênio das trevas, que se prostram diante do Senhor dos Arcanos em sinal de obediência.

Assim a figura do Papa simboliza o mestre supremo da ciência e dos mistérios sagrados, representante divino de boas inspirações do espírito e da consciência, a fertilização do espírito, o uso e o abuso do conhecimento esotérico ou ocultista.

Este Arcano reafirma ao consulente que, no momento, o poder espiritual se sobrepõe ao poder material, indica a intervenção de uma autoridade superior (pai, advogado, juiz etc.), cuja ação irá beneficiá-lo.

Quando o Papa está representando uma pessoa mostra alguém que tem dificuldade em se adaptar as novas circunstâncias ou a situações de mudança.

No plano físico, é uma carta de legalidade, que anuncia proteção ao consulente nos assuntos que requeiram justiça. Significa também novos aprendizados, aliança, timidez, condescendência, indecisão quanto a moralidade de uma situação, do certo e do errado.

Elemento: Fogo.

Signo: Áries.

Planeta: Júpiter.

Divindade: Representa Quíron – o rei dos centauros. Carta neutra, ele orienta e lava as mãos, como Pilatos. Rege o pentáculo – a estrela de cinco pontas.

Representa também o sumo sacerdote de qualquer religião. Representa Ossâin, senhor das plantas que vive em liberdade e das ervas medicinais.

Dia: Quinta-feira.

Vela: verde ou branca.

Santo católico correspondente: São Benedito.

Em pá – Poder espiritual, autoridade, novos aprendizados, justiça, inteligência analítica, benevolência, equilíbrio, dever moral, convencionalismo, compaixão, bondade, consciência, disposição para vida religiosa, conselheiro, generosidade, perdão, doação de conhecimento, ensinamento, consciência.

Rege a família, ritual, moralismo, onipotência, grandeza, poder, corporificação da autoridade e da lei, advogado, papéis, leis, contratos, bibliotecário, professor, médico, farmacêutico, comerciante, político, trabalho burocrático.É o grande pai da espiritualidade, ele parece estar orientando as duas figuras que estão na parte inferior da carta.

Seja mais racional, assim você conseguirá dissipar as incertezas e as instabilidades que sempre rodeiam a sua vida. Deve cultuar sua autoridade natural e preservar seu senso de justiça.

Invertida – Vulnerabilidade, fragilidade, irracionalidade, bondade excessiva, anticonvencionalismo, revolta, projetos retardados, calúnias, moralismo estreito, superstição, conselheiro pedante e incompetente, ressentimento, autoridade, corrupção, problemas com a família, sofre pelo peso do social, conceitos, moralismos, o social sempre cobra da pessoa, vive de aparências, pode representar traição, na saúde é neutra, procure um médico.

Letra Hebraica – He, Hé, Hê ou Hei – Símbolo do mistério do princípio da luz divina, filosofias. Não pode ser surpreendido pelo infortúnio, nem atormentado pelos desastres, nem vencido pelos inimigos. A quinta letra do alfabeto hebraico representa Deus e os cinco livros do Torá, também “O Pentagrama”.

Axioma – “De ouvido, te havia escutado, mas agora, meus olhos te vêem e o meu coração te sente...”


VI - O Enamorado

Os amantes tem origem polêmica, para alguns especialistas, esta carta representa um jovem entre duas mulheres, que representa uma encruzilhada: de um lado, a virtude e, de outro, o vício, cujas as alternativas se apresentam ao jovem e o obrigam a uma decisão.

Acima do grupo, há uma nuvem com um Cupido, que aponta sua flecha em direção a uma das mulheres. Para outros estudiosos, o arcano mostra um casal (flechado por cupido) trocando juramentos de amor diante de um sacerdote, esta versão garante, que a carta simboliza aquilo de mais importante, o essencial nas relações de amor e de amizade.

Ou então, à esquerda está a mãe (ou o vício) que aponta para as partes genitais e que tem predominância da cor vermelha nas vestes; à direita, a amada (a virtude), apontando para o coração e que tem predominância da cor azul; no meio, o cupido arma sua flecha e aponta para a direita, tendo ao fundo o fogo lunar.

O jovem em si, veste uma roupa listrada, que indica indecisão, pois não há dominante. De qualquer maneira, os amantes tem como tema central o amor que só se realiza verdadeiramente com a liberdade de escolha. É a indecisão do ser humano, frente às decisões difíceis, porém inevitáveis.

Sem dúvida alguma, ela representa o momento de escolha entre dois caminhos em todos os aspectos da vida. No plano intelectual, indica a inquietação vivida por alguém que busca algo mas não encontra.

No físico, mostra que o consulente passa por um momento de dupla solicitação, por um lado, recomenda que, ele não deve se deixar perturbar pelos desejos ou impulsos descontrolados, por outro, indica que qualquer indecisão trará mais problemas do que uma má escolha.

Mostra ainda o início de uma nova paixão, enfim, representa uma luta interior para chegar a uma decisão sobre os aspectos físico e espiritual.

Elemento: água.

Planeta: Vênus.

Signo: touro, gêmeos.

Divindade: Oxumaré, crianças. A Escolha de Hércules. The Lovers. Representa Oxumarê, o orixá que é seis meses cobra e seis meses arco-íris, é o equilíbrio entre o positivo e o negativo.

Dia: sábado.

Vela: vela de sete cores que representem o arco-íris, ou sete velas individuais.

Santo católico correspondente: São Bartolomeu.

Em pá – Momento de escolha, liberdade, livre arbítrio, amor, união, casamento, beleza, perfeição, visão para resolver problemas, confiança, necessidade de enfrentar provas, renúncia aos prazeres, otimismo, cautela, coletividade, inquietação, liberdade de emoção, nosso lado emocional, adolescência, dúvidas, enamorado, energia, força, profissão – artes no geral, doces, estética.

O seu corpo está voltado para a direita, mas sua cabeça para a esquerda. Ele representa um momento de decisão entre o novo e o velho ou entre o arriscado e o seguro. Recomenda reflexão. A solidão não é sua companheira, para ser feliz, precisa estar plenamente apaixonado.

A harmonia em sua vida só acontece quando liberdade e responsabilidade estão bem dosadas.

Invertida – Dispersão, falta de energia, dependência, insatisfação, separação, tentações perigosas, imprudência, inquietação, irresponsabilidade, vícios, hipocrisia, a pessoa “morre de amor” com esta carta. Na saúde indica todos os problemas emocionais, alergias, somatização e cirurgia plástica.

Letra Hebraica – VAW, VAU, VAV ou VÔ – Símbolo do mistério, do momento em que é exigido uma escolha. Sabe a razão do passado, do presente e do futuro. “O equilíbrio mágico”.

Axioma – “Trabalhos me dás Senhor e, com eles, forças...”


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior