Siga-me no Twitter RSS FEED

Runas - Parte 1

Invocando o Poder das Runas

Existem duas lendas que explicam como o deus Odin obteve a sabedoria das Runas. Mas antes de relatar isso, devemos fazer algumas “invocações” iniciais:

“Odin,
protetor do sol e do oceano,
defensor da lua e pai de tudo.
Possuidor da sabedoria oculta, senhor das hostes das fadas,
caçador selvagem do céu, regente do inferno e encruzilhadas,
eu (diga seu nome) o invoco e peço sua ajuda na grande obra.
Hoje busco (diga sua intenção) com seu auxílio
e a sabedoria das runas mágicas
que estão sob sua proteção.”


“Grande Odin,
Mestre das Runas secretas,
guie minhas mãos e pensamentos
para que minhas perguntas sejam respondidas
com verdade e correção.
Em nome de Thor, Freya e Baldur,
e pelo poder mágico do vento,
do fogo e da água.”


Edda ou Canto Rúnico de Odin

“Encontrarás as runas,
símbolos mágicos,
bons, fortes e poderosos,
como assim os quis o senhor da magia,
como os fizeram os deuses propícios,
como os gravou o príncipe dos sábios.”


“Oh! Nornas,
vós que teceis os destinos dos homens em seus teares
e que atendeis pelos nomes de Urd, Verdanki e Skuld,
guiai-me em busca da sabedoria e da paz espiritual.
Vós que guardais a Árvore do Mundo,
dai a mim também a sabedoria secreta das Runas.
Odin, grande senhor,
peço ajuda e o poder de ler as Runas mágicas
que estão sob vossa proteção.”


Odin e as Runas

As runas foram idealizadas por Odin, o deus nórdico, deus dos Vikings. Nas cartas de tarô ele representa o Ermitão ou o Arcano de número 9. Odin tinha apenas um olho.“OD” significa espírito, vento. Odin é associado a Hermes, Thot, Mercúrio, deus da escrita, da agilidade mental, das mil facetas.

Mágicas e proféticas, as Runas fazem parte da tradição cultural dos vikings.
As Runas são um Oráculo Nórdico. Seu criador foi Odin, o pai de todos os deuses do panteão nórdico, o deus guerreiro, o deus dos ventos do norte, o deus da poesia, da antiga Escandinávia e Germânia.

Segundo uma das lendas vikings ele ficou dependurado de cabeça para baixo na Árvore Sagrada, Yggdrasil (seu tronco ligava o céu com a Terra), a Árvore da Vida ou do conhecimento, para obter sabedoria. Nela, Odin se flagelou com a própria lança, durante nove dias e nove noites, e permaneceu sangrando com fome e com sede. Ao término desse período, avistou no chão as Runas e adquiriu o conhecimento secreto.

O número 9 é um número lunar que quer dizer a nona esfera, a casa da espiritualidade, onde no mapa astral está Netuno, é a nossa missão de perdão e humildade.

O lema das Runas deveria ser: “Conhece-te a ti mesmo”. Pois elas permitem um auto-conhecimento, estabelecem um elo entre o Eu e o Divino. Num breve período de interação com as Runas, nos fez estabelecer uma zona livre onde nossa vida se torna maleável, vulnerável e aberta às mudanças.

Odin as divulgou entre seu povo como símbolos de sabedoria e do conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens. Convém lembrar que Odin era um deus e era imortal, como Zeus do Olimpo, mas também trazia as fraquezas mortais, tinha a necessidade de fazer sexo, sentia todas as dores dos humanos, passou fome e sede, foi até açoitado pela fúria dos ventos para poder desvendar este mistério.


Magia Rúnica

As Runas são uma forma de escrita usada pelos iniciados de tradições ocultas-pagãs, para transmitir informações mágicas. A magia rúnica era amplamente usada por: sacerdotes, ocultistas, sacerdotisas da velha religião pagã ou por um xamã (mago) que seria aquele que operava fora do sacerdócio oficial.

A magia das Runas tem poderes em todas as áreas. Eram transmitidas pelos mestres aos iniciados por via oral. Os iniciados aceitos, recebiam um anel de prata gravado com caracteres rúnicos, esculpidos em dias, horas e na fase da lua apropriados.

As Runas são símbolos que contém a sabedoria do deus nórdico Odin, são benéficas e tolerantes; elas nunca o prejudicarão.

Aprenda a sua linguagem e deixe que elas lhe falem. Elas o ajudarão a conhecer melhor a si próprio, mostrando caminhos e advertindo-o de perigos, levando-o a escolha de uma melhor posição perante as situações.

Você pode comprar suas runas em casas especializadas, ou se preferir você mesmo pode confeccioná-las usando pedras, sementes, madeira, ou o que preferir. Elas devem ficar guardadas em um saquinho de pano, de preferência que não seja muito pequeno, pois você vai precisar colocar sua mão dentro dele.

Continua...

1 comentários :

Rainy disse...

You have a nice, informative blog :)

http://www.wiccantogether.com/ might be a good place to find readers, if you're not there already.

//R

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior